Quando a gente precisa de uma graninha extra, logo começa a procurar informações sobre como fazer empréstimo, se isso vale mesmo a pena ou não. Mas você não precisa assumir mais uma conta, afinal, o calendário de saque do FGTS 2022 já começou a valer.
Essa é a sua oportunidade de resgatar parte do seu Fundo de Garantia de contas ativas e inativas pra aplicar esse dinheiro em algo que você queira ou esteja precisando. E como um dinheiro extra sempre cai bem, a gente preparou este post pra contar tudo pra você!
Continue lendo pra entender o que é o saque do FGTS, como vai funcionar o calendário, quem pode sacar, como fazer isso e outras informações. Vem com a gente e fique por dentro de tudo!
O que é saque de FGTS?
O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele foi criado com objetivo de proteger os direitos do trabalhador com carteira assinada. Funciona como um tipo de poupança automática.
A empresa fica responsável por recolher o FGTS e depositar nessa conta poupança. O valor fica guardado para que o trabalhador possa resgatá-lo caso seja demitido, por exemplo. Enquanto ele estiver vinculado à empresa, o FGTS vai aumentando e rendendo um pouquinho por ano.
O saque do FGTS acontece quando o trabalhador faz o resgate desse valor guardado. Desde abril de 2022, o governo federal começou a liberar mais uma rodada de saques para as contas ativas e inativas do Fundo de Garantia. Ou seja, se você trabalhou com carteira assinada pode ter direito a fazer a retirada de um montante de até R$ 1.000.
Quais são as modalidades para este ano?
O trabalhador consegue solicitar o saque do FGTS em diferentes situações, como em caso de doença grave ou de morte, se houver alguma necessidade urgente, como desastres naturais, pra comprar um imóvel, construir, e em outros casos.
Há também a modalidade de saque rescisão. Nesse caso, o FGTS é resgatado integralmente quando o trabalhador é demitido sem justa causa ou devido a outros tipos de finalização do contrato de trabalho. No saque aniversário, é possível resgatar parte do saldo de FGTS todos os anos no mês do seu nascimento.
Agora em 2022, o governo está liberando uma modalidade extraordinária, que se encaixa como um saque emergencial. Essa liberação está acontecendo por causa do cenário econômico que o Brasil está vivendo. O objetivo é estimular um pouco mais a economia.
Como ficou o calendário de saque do FGTS?
O calendário de saque do FGTS foi organizado de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Como explicamos, os valores começaram a ser liberados no dia 20 de abril e seguem até o dia 15 de junho de 2022.
O calendário ficou assim para pessoas com:
- nascimento em janeiro — 20 de abril;
- nascimento em fevereiro — 30 de abril;
- nascimento em março — 4 de maio;
- nascimento em abril — 11 de maio;
- nascimento em maio — 14 de maio;
- nascimento em junho — 18 de maio;
- nascimento em julho — 21 de maio;
- nascimento em agosto — 25 de maio;
- nascimento em setembro — 28 de maio;
- nascimento em outubro — 1º de junho;
- nascimento em novembro — 8 de junho;
- nascimento em dezembro — 15 de junho.
Se perder a data do calendário, não se preocupe porque não perdeu a vez. O valor ficará disponível na conta poupança digital da Caixa, aquela utilizada pra receber benefícios como o Auxílio Brasil e o auxílio emergencial.
O calendário indica quando o valor fica disponível para as pessoas nascidas em cada mês, mas todos os trabalhadores podem movimentar o dinheiro até o dia 15 de dezembro de 2022. Caso você não mexa nele, automaticamente vai voltar pra conta vinculada ao FGTS. Então, não precisa se desesperar, porque o que é seu tá guardado!
Quem deve optar pelo saque?
Essa rodada emergencial de saques do FGTS é válida pra todos os trabalhadores que têm contas ativas ou inativas, inclusive os desempregados e os que trabalham por conta própria. Assim, todos os trabalhadores com saldo na conta podem fazer esse resgate, agora, quem define se ele deve ser efetuado ou não é cada pessoa.
Se você estiver com o orçamento apertado, com uma conta atrasada ou quase atrasando, e até mesmo se estiver planejando adquirir algum item pra sua casa ou pra você, pode ser interessante fazer o saque. Afinal, o intuito é justamente movimentar a economia.
Vale ressaltar que esse é um evento atípico, por isso, mesmo que você faça o saque emergencial não vai comprometer outras modalidades de saque, como o de rescisão ou de aniversário. Não haverá prejuízos pra você.
Como fazer o saque?
Pra saber se você tem algum valor disponível pra sacar basta fazer a consulta do saldo no aplicativo do FGTS, no site do Fundo de Garantia, ou procurar uma agência da Caixa Econômica Federal. Dá até pra solicitar essa informação via SMS. Caso você escolha realizar a consulta pelo site da Caixa, não se esqueça de ter em mãos o NIS, que está na sua carteira de trabalho.
Como dito, o dinheiro ficará disponível na poupança social digital da Caixa, que é acessada pelo aplicativo Caixa Tem. Na maioria dos casos, a quantia está sendo disponibilizada automaticamente, porém, se houver algum impedimento para abertura da conta, é preciso pedir a liberação dos recursos.
Essa solicitação é feita pelo aplicativo do FGTS, no menu Saque Extraordinário e, em seguida, Solicitar Saque. Com o valor disponível na sua conta, você pode movimentar pelo aplicativo Caixa Tem da mesma maneira como movimenta outros benefícios recebidos por ali.
Quais são as vantagens de fazer o saque?
A grande vantagem de fazer o saque extraordinário do FGTS é que você terá um valor a mais pra utilizar como desejar. Mas não se esqueça de aplicar esse dinheiro de uma forma inteligente, já que ele não está sendo dado pra você.
Lembra que a gente explicou que o FGTS é um direito garantido para todo trabalhador CLT? Ou seja, você precisou colocar a mão na massa pra que esse dinheiro ficasse à sua disposição. Agora que pode utilizá-lo, procure pensar bem de que modo vai aplicá-lo para que ele renda na sua mão.
Outra vantagem é que você vai ter acesso a esse valor sem prejudicar outras modalidades de saque, como a gente também explicou. Por isso, não se preocupe em recorrer a esse valor se estiver precisando dele, porque não vai tirar os seus direitos no futuro.
O que fazer com o dinheiro?
O saque do FGTS é a sua oportunidade de dar uma organizada na vida financeira. Muita gente vai optar por usar o valor pra pagar algumas contas pendentes. Dá até pra quitar de uma vez algum crediário aberto.
Se você estiver com tudo em dia, pode aproveitar tal quantia extra pra realizar sonhos, como comprar aquele eletrodoméstico que você tanto quer, investir em um colchão mais confortável, ou quem sabe até trocar de celular.
Dá pra equipar bem a cozinha investindo em um liquidificador novo, uma fritadeira elétrica, uma batedeira, uma sanduicheira e outros itens que facilitam muito o dia a dia.
Viu quanta coisa é possível fazer com o seu saque do FGTS? Você só precisa planejar como vai usar esse dinheiro pra fazer valer a pena. Fique de olho no calendário e, enquanto espera sua vez, vá se planejando e fazendo pesquisas. Assim pode encontrar as melhores oportunidades pra usar bem esse valor sem se arrepender depois.
Gostou dessas dicas? A gente tem mais um monte de conteúdos interessantes como este pra deixar sua vida financeira em ordem. Assine nossa newsletter que enviamos pro seu e-mail!