BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como montar uma área gourmet? Confira nossas dicas

Estar em família sempre envolve aquela comida gostosa, não é mesmo? Por isso, espaços diferenciados que unem a preparação dos alimentos com a convivência estão em destaque. Se você também quer ter em casa, está na hora de pensar em como montar uma área gourmet para o seu lar.

Entre diversos aspectos, um projeto que atenda às necessidades de quem usa é prático e funcional sem deixar de ser bonito, certo? Portanto, os detalhes fazem toda a diferença. “Mas como não esquecer de nada?” Confira este conteúdo e veja os principais pontos pra que esse ambiente fique nota mil!

O que é uma área gourmet?

Antes de falarmos sobre como montar uma área gourmet, vamos explicar direitinho do que se trata essa ideia, pra ninguém criar expectativas incorretas, ok? Afinal de contas, o conceito se confunde com outros modelos de organização na mesma linha.

Esse é um espaço de refeições diferenciado, que proporciona um ambiente de convivência enquanto os pratos são preparados. Não é apenas uma versão chique da sua cozinha, mas uma mistura desse cômodo com os de lazer, estar e jantar.

Caracterizado pela ampla integração, criando um local aberto, pode ser tanto externo quanto interno, funcionando como uma extensão da casa pra momentos de descontração ou de comemoração. Tem até como fazer um espaço gourmet no quintal pequeno, por exemplo!

Por que vale a pena montar uma área gourmet?

Proporcionar pra sua família um ambiente em que todos possam conviver e trazer amigos já é uma grande vantagem. Mas, diante do que está envolvido em montar uma área gourmet, você deve estar querendo saber outros diferenciais pra fazer valer a pena, não é? Que tal conferir alguns?

Pra começar, é um investimento que valoriza seu imóvel. Até apartamentos ou quintais pequenos conseguem comportar esse tipo de espaço e ganham com isso. Assim, os custos se pagam.

Já quem gosta de festejar não precisa ficar exposto ao clima, aos olhares dos vizinhos ou se incomodar na área de festas do condomínio ou de um restaurante com reclamações que vão do barulho às confusões de agenda. Ou seja, essa é uma opção que garante seu conforto e privacidade.

Além disso, para aqueles que amam cozinhar, esse é um complemento da cozinha, permitindo experimentar mais receitas e refeições com amigos e familiares. Outro benefício nesse sentido é que a sujeira fica fora de casa, diminuindo o trabalho pra manter tudo organizado e limpo.

como montar área gourmet

Então, como montar uma área gourmet?

Se você tem vontade de saber como montar uma área gourmet, já notou que ela depende de bem mais do que apenas uma boa decoração. Alguns dos itens estruturais podem até ter passado pela sua cabeça, mas será que você incluiu todos os elementos? Anote o que precisa ser visto:

  • local: o limite de espaço, as facilidades pra ligar a água, esgoto ou gás, a proximidade de outros cômodos etc., influenciam nessa decisão;
  • coberturas e divisórias: quer seja uma varanda integrada ou um espaço externo, vai ser necessário escolher um teto, persianas ou cortinas, toldos e paredes pra proteger os móveis de diferentes condições do clima; ☀️ ️
  • pisos e revestimentos: nesse aspecto, a praticidade vem em primeiro lugar, com opções em impermeáveis, antiderrapantes e adesivas pra facilitar a higienização;
  • iluminação: se for uma área interna ou de uso noturno, lâmpadas, fitas de LED, lustres e luzes embutidas facilitam executar as tarefas.

Quais móveis e equipamentos não podem faltar?

Com a estrutura definida, o próximo passo de como montar área gourmet é pensar nos móveis e equipamentos. Você já deve ter deduzido que alguns deles não podem ficar de fora. Os mais importantes pra esse tipo de ambiente incluem:

  • bancada: servindo tanto pra dar suporte a preparação de alimentos quanto de mesa pra acomodar um número maior de pessoas, ela ainda ajuda a integrar o estar com a cozinha e permite guardar objetos. Formatos em ilha ou península são muito usados;
  • churrasqueira: o principal item pra fazer o prato que é a preferência nacional nas festas, conta com opções que fazem parte da construção ou com modelos desmontáveis, atendendo à sua disponibilidade de espaço e a sua necessidade;
  • mesas e cadeiras confortáveis: no âmbito da convivência, esses móveis possibilitam conversas e interações, criando pequenos nichos pra grupos. Por isso, a ideia é espalhar esses itens pra aproveitar melhor a área;
  • produtos funcionaisrefrigerador, pia, fogão, balcões e forno são elementos que garantem a total funcionalidade do lugar.

Como decorar esse espaço?

O último ponto do planejamento de como montar uma área gourmet é a decoração. Mais que estética, esse elemento faz parte da praticidade. Bem como, os itens decorativos dão o tom do estilo. 

Desde o industrial até o rústico tem vez. Em ambos os casos, panelas, talheres e pratos podem ser expostos pra compor. Basta você definir o que quer e o que combina com o restante dos móveis, equipamentos e materiais selecionados.

Já imaginou servir o que você cultivou? Saiba que ter temperos frescos não é só privilégio de quem mora em casas ou possui grandes pátios. As plantações verticais oportunizam isso para aqueles que não têm esse acesso a tanto espaço.

Além de que, ter uma horta ou utilizar plantas em ambientes internos é outro meio de decorar de maneira funcional. Não só cheiro verde, alho e ervas; legumes e vegetais são bem-vindos nessa hora.

Quanto custa montar uma área gourmet?

Os valores pra montar uma área gourmet variam conforme o projeto. Se é necessário construir a estrutura do zero, cobrir e envidraçar, os custos são mais altos do que criar um espaço integrado em uma varanda já edificada, por exemplo. Os revestimentos são outro item que podem encarecer sem necessariamente adicionar funcionalidade.

Quanto a móveis e equipamentos, uma ideia é priorizar objetos com maior utilidade pra sua família no momento. Pois, não adianta ter um forno a lenha se você não faz pão ou pizza, não é mesmo? Com o tempo é viável adicionar novos elementos e ampliar a utilização.

Agora, pra comprar o que você precisa a fim de organizar esse tipo de ambiente em seu lar com qualidade e bom preço, é só procurar as Lojas Edmil. Assim, o churrasco e a festinha ficam garantidas.

Com estas informações sobre como montar uma área gourmet, você já deve ter tido mil ideias, certo? Planeje suas necessidades, demandas e desejos pra realizar mais esse sonho com a ajuda da Lojas Edmil.

Veja em nossa loja virtual sugestões que vão da geladeira ao fogão para o seu novo espaço gourmet!

Como montar uma área gourmet? Confira nossas dicas

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você