Pesquisar
Pesquisar

7 dicas para montar uma horta em casa

Já bateu aquela vontade de tomar um suco de abacaxi fresquinho em um dia quente? Para deixar a bebida ainda mais saborosa, nada como umas folhas de hortelã que acabaram de sair do pé. Só de imaginar deu água na boca? Saiba que essa é só uma das vantagens de ter uma horta em casa.

Além de ser um ótimo passatempo para as horas livres, cultivar algumas plantas em casa, como hortaliças, legumes e temperos, é uma forma de manter a alimentação saudável e garantir mais bem-estar para a sua família

Só que, para isso, é importante saber os cuidados essenciais ao montar uma horta em casa. Quer ficar por dentro do assunto? Então, vem com a gente, pois separamos 7 dicas perfeitas para você!

Por que ter uma horta em casa?

Imagina só ter o privilégio de comer um alimento natural, sabendo que está livre de agrotóxicos? Ainda mais, pense na satisfação de se alimentar com produtos que você plantou, regou, cultivou e colheu.

Só esse motivo já faz valer a pena ter uma horta em casa, não é? Assim, é possível garantir alimentos mais saudáveis pra mesa e, consequentemente, ter muito mais qualidade de vida. Não é à toa que cada vez mais pessoas estão adotando esse hobby.

Acontece que não para aí! Os benefícios de ter uma horta em casa vão muito além. Afinal, o cantinho reservado para plantar o que você planejou também pode se tornar uma ótima decoração de ambiente.

Sem contar que o cultivo de alimentos é uma excelente atividade pra ensinar aos filhos, sobrinhos e qualquer outra criança. Com isso, dá para passar tempo de qualidade com os pequenos e garantir lindos momentos em família.

Manter uma horta dentro da própria casa ainda é uma prática interessante para se desconectar um pouco das telas do computador, celular e televisão. Aos poucos, você vai perceber como essa atividade pode trazer ótimos impactos na saúde mental e no relaxamento no dia a dia, só de ter um pouco mais de contato com a natureza. ❤️

Como montar uma horta em casa?

7 dicas para montar uma horta em casa

Gostou da ideia de aproveitar todas essas vantagens? Então, prepare-se para colocar a mão na massa. Ou melhor, na terra! A seguir, veja 7 dicas para começar a sua horta.

1. Determine o local

O primeiro passo é definir onde vai ficar a horta da sua casa. O ideal é que seja em um lugar bastante arejado, que receba muita luz solar. Assim, as plantas podem crescer mais saudáveis e bonitas. Pense também na circulação de pessoas e pets do seu lar. Evite os lugares que alguém possa pisar ou atrapalhar o cultivo sem querer.

2. Escolha o tipo de horta

Inclusive, se não tiver muito espaço disponível no chão, experimente criar uma horta vertical. Já pensou? Além de moderna, é uma opção que deixa a decoração do ambiente ainda mais incrível.

Mas, se o seu sonho sempre foi ter uma horta tradicional, é só reservar um espaço maior no chão. Caso não seja possível plantar diretamente no solo, aposte em vasos grandes o suficiente para as plantas crescerem livremente.

3. Reúna o material necessário

Terra, vasos, adubo, pás, caixas de madeira, regador: tudo isso pode ser preciso para que a sua hortinha ganhe vida. O material essencial vai depender do que você planejou criar. No entanto, tais itens são os mais comuns na hora de cultivar plantas dentro de casa.

4. Escolha as espécies de plantas

Agora, está tudo pronto para a próxima etapa. Já parou para pensar no que vai plantar? A boa notícia é que não existe regra. Só que também é importante ter em mente que não são todas as espécies que vão nascer dentro de casa.

Afinal, o que define se uma planta consegue se desenvolver ou não em um lugar é o tipo de solo, clima, época do ano, entre vários outros fatores do ambiente. Ou seja, não é só o cuidado que importa na hora de pensar nas espécies para a sua horta.

Sabe os alimentos que a gente consome no dia a dia? Por exemplo: cebolinha, salsa, alho-poró, cenoura, abacaxi etc. Eles, geralmente, são as melhores opções para plantar, pois conseguem crescer em mais lugares.

5. Prepare o solo

Para deixar o solo pronto para o crescimento das plantas, você vai precisar garantir:

  • pH levemente ácido;
  • nutrientes, que podem ser garantidos com adubo feito na sua própria casa;
  • água, nem muito, nem pouco, o suficiente para deixar a terra úmida.

6. Cuide da compostagem

A ideia de fazer o próprio adubo em casa chamou sua atenção? Então, que tal apostar na compostagem? Essa é uma alternativa ecológica que ajuda a ter um bom descarte dos resíduos orgânicos. ♻️

Borra de café, restos de chá, cascas de ovos, legumes e frutas: tudo isso pode ser colocado na terra para produzir um adubo saudável e feito com tudo o que tem em casa. Legal, não é?

7. Coloque adubos naturais

Mas, se não quiser fazer adubo em casa, também não tem problema! Pode encontrar opções naturais nas lojas, como floriculturas e, até mesmo, alguns supermercados.

Inclusive, é uma boa ideia dar preferência às alternativas mais naturais e sustentáveis. Assim, você evita colocar muitos aditivos químicos nas suas plantas e pode cultivar uma hortinha orgânica. 

Quais os cuidados a serem tomados?

Saiba que existem alguns cuidados extras para se ter com a horta. Por exemplo, está usando pratos debaixo dos vasos? Preste atenção para não deixar água parada, pois isso aumenta as chances de dar dengue.

Mantenha ainda sua horta bem-hidratada, regando sempre que a terra estiver seca. Só tenha cuidado para não exagerar, porque as plantas também não gostam de muita água. O mesmo vale para o sol: o ideal é que elas recebam bastante luz, mas que os raios não batam diretamente nas folhas o dia inteiro.

Quer mais uma dica? Evite plantar flores junto às hortaliças. Se nascer uma espécie a mais, vale a pena retirá-la. Assim, você impede que dois tipos de plantas entrem em competição por nutrientes, sol e demais componentes.

Viu só como montar uma horta em casa é sempre uma boa opção? Comida fresca, nova decoração e, é claro, um ótimo hobby para se desenvolver no dia a dia. Ou seja, um montão de vantagens!

Se você gostou da ideia de decorar o ambiente com a horta, provavelmente vai amar essas dicas que separamos para a decoração do home office!

7 dicas para montar uma horta em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você