BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Tipos de sofá: veja como escolher o melhor para você

Em uma residência, os móveis estofados ganham destaque quando o objetivo é aumentar o conforto dos moradores. Por falar nisso, você já parou pra refletir sobre as características dos diferentes tipos de sofá? Esse exercício tão simples pode ajudar a encontrar o modelo ideal para a sua sala ou qualquer outro ambiente.

Pense que um produto adequado ao local não só deixa as pessoas mais à vontade no dia a dia, como também valoriza a estética geral do cômodo. Assim, vale a pena se planejar antes das visitas às lojas, levantando detalhes como tamanho, formato, estilo e até mesmo o acabamento de cada peça.

Acha que chegou a hora de fazer essa escolha? Confira agora as opções disponíveis e algumas dicas!

Quais são os principais tipos de sofá?

Como ocorre com vários produtos, os sofás se dividem em categorias que facilitam a busca e o comparativo em sites de venda. Você perceberá que existem modelos individuais e até conjuntos pra compor áreas maiores. Em todo caso, sempre fique de olho nas particularidades dos produtos para acertar na sua decisão.

Veja abaixo os principais tipos encontrados no mercado.

Tradicional fixo

Tipos de sofá: veja como escolher o melhor para você

É o exemplar mais simples, portanto, um dos primeiros a serem lembrados quando surge o desejo por um sofá novo. Ele mantém a configuração original por toda sua vida útil por ter uma estrutura fixa de assentos e encostos. Ou seja, não há a possibilidade de alterar suas dimensões ou formato.

O sofá tradicional pode ser linear ou de canto, e ambas as opções se adaptam bem a lugares compactos. O de canto está disponível em forma de L (com ângulo bem marcado) ou de C (arredondado), por isso, cabe a você definir qual estilo mais harmoniza com o visual da sala de estar.

Retrátil

De olho nas exigências dos consumidores, muitas fabricantes de móveis passaram a desenvolver produtos que se adaptassem a diversas necessidades dos usuários. Os modelos retráteis entram nessa lista porque são tipos de sofá que permitem o aumento ou a redução das áreas de assento.

Eles são compostos por um sistema de deslizamento que possibilita abrir ou recolher parte da superfície que fica exposta. Assim, caso você queira ter mais espaço pra deitar ou esticar as pernas, basta ampliar o assento ao máximo e relaxar. Algumas versões vêm com chaise fixa justamente para atender às pessoas que não abrem mão de sofá maior.

Reclinável

Quer ainda mais comodidade pra assistir filmes, séries e novelas com a família? Pois saiba que, além do recurso retrátil, alguns sofás trazem um mecanismo que altera a posição do encosto. O objetivo é facilitar o ajuste da parte que serve de apoio para as costas, adequando a inclinação ao tipo de atividade realizada.

Se você vai ler ou mexer no computador, por exemplo, pode deixar o encosto bem reto pra manter a postura adequada e evitar dores. Depois, quando surgir a vontade de se aconchegar entre as almofadas pra ver televisão ou tirar uma soneca rápida, é só baixar o suporte para conseguir deitar de forma confortável. Uma delícia, concorda?

Sofá-cama

Queridinho dos brasileiros, é um dos tipos de sofá mais comuns na casa de quem gosta de receber visitas. Afinal, sua proposta é fazer com que mais pessoas consigam se abrigar no mesmo ambiente pra dormir. A configuração 2 em 1 resulta em uma peça multifuncional e grande aliada na otimização do espaço. ❤️

O sofá-cama também pode ser usado pelos próprios moradores durante uma sessão de cinema na sala, principalmente quando dá aquela preguiça de ir pra cama descansar. Nesses casos, é só preparar a pipoca e deixar o móvel totalmente aberto pra, depois do filme, descansar com total conforto.

Como escolher o modelo ideal?

Agora que você conhece as características básicas dos sofás, já pode seguir para a análise do local que vai receber esse tipo de móvel. Lembre-se de que cada ambiente é único e traz informações diferentes sobre metragem e aparência. Por isso, é importante considerar os detalhes exclusivos do seu próprio lar.

Veja algumas dicas que vão ajudar na escolha.

Tire as medidas do local

Vários tipos de sofá podem funcionar em um mesmo cômodo, desde que não prejudiquem a circulação das pessoas. Então, antes de selecionar algum modelo, certifique-se de que a área de piso é suficiente para receber o novo móvel. Use uma fita métrica e anote as principais medidas pra consultá-las posteriormente.

O ideal é manter uma distância de, no mínimo, 60 cm entre os assentos do sofá e outros objetos da sala pra que as pessoas se acomodem sem aperto. Se o móvel vai ficar afastado da parede, também é importante calcular uma passagem confortável na parte de trás.

Siga o estilo do ambiente

Outro cuidado, que, inclusive, serve pra escolha de qualquer móvel, é observar a decoração da casa. Sempre há um estilo predominante pra usar de base na seleção dos melhores sofás. Você consegue identificá-lo por meio das cores, acessórios, tecidos e outros detalhes presentes no recinto.

Se for uma sala com pegada clássica, por exemplo, compensa investir em um sofá mais arredondado e com tonalidades neutras. Caso prefira algo contemporâneo, pode apostar nas linhas retas e na mistura de materiais. O importante é combinar com aquilo que já existe pra aumentar as chances de acerto.

Pense em capacidade

Quantas pessoas costumam usar a sala ao mesmo tempo? A família tem o hábito de se reunir pra ver programas televisivos ou conversar com os amigos? Essas questões fornecem pistas importantes sobre a capacidade que o novo móvel precisa ter.

Um casal sem filhos vive muito bem com um sofá de dois lugares, por exemplo, mas pode preferir um conjunto completo para receber as visitas com conforto. E se não houver espaço suficiente no cômodo, sempre dá pra providenciar alguns assentos com pequenos pufes ou poltronas.

Seja qual for a sua versão favorita, o ideal é buscar opções em sites e pontos de venda de confiança. Quem é de Minas sabe que pode conferir de perto os modelos da Lojas Edmil, uma empresa que conta com loja de sofá em Elói Mendes, Alfenas, Caldas, Extrema, Cambuí, Poços de Caldas, e muitas outras cidades.

Esperamos que o post auxilie sua busca por produtos que deixem a sala mais convidativa e aconchegante. Vale lembrar que temos diferentes tipos de sofá e móveis para compor a sua casa com itens de qualidade. Como se não bastasse essa variedade, ainda oferecemos serviços gratuitos de entrega e montagem.

Que tal dar uma olhada agora mesmo? Acesse o nosso site e conheça todas as linhas de produtos!

Tipos de sofá: veja como escolher o melhor para você

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você