BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Pensando em comprar um sofá novo? 9 sinais de que já está na hora

Comprar um sofá novo é uma delícia, né? Em alguns momentos a gente simplesmente precisa renovar a decoração e trocar esse item, especialmente se ele já tá muito velhinho ou não oferece tanto conforto como antes.

Mas, sabemos que muita gente tem um certo apego emocional por esse móvel. Ainda mais se ele tá na família há muitos anos porque foi um presente especial ou herança. Pensando nisso, preparamos um post especial pra te ajudar a tomar essa decisão com cuidado e descobrir se está na hora de trocar o sofá mesmo. ️

Bora conferir?

1. Família aumentou

Se a família aumentou, não tem jeito! É preciso se programar pra ter um sofá novo na sala de estar pra acomodar todo mundo. Assim, ninguém precisa se esparramar pelo chão nos momentos de descanso ou na hora de ver TV.

Uma dica bacana pra comprar o móvel certo pra sala é ficar de olho no estofado do sofá. É interessante que a cor combine com os itens que você já tem, como cortinas, tons da parede e demais objetos.

2. Mudança da decoração

E quando você quer mudar toda a sala por que se cansou da decoração? Esse é um bom momento pra comprar um sofá novo também. Além de harmonizar com as novas cores e itens do espaço, dá pra optar por tipos de sofás diferentes, como sofá de canto, modular ou o retrátil e reclinável.

Aproveite ainda esse momento pra decorar a casa em família. Seria bacana se o espaço refletisse um pouco da personalidade de cada um, não acha? Você pode, então, pedir sugestões, programar um dia pra que todos ajudem na pintura das paredes ou arrumação dos móveis. Dá pra renovar o espaço com a ajuda de todo mundo e mudar muito mais do que o sofá!

3. Desconforto

Muita gente não sabe, mas sofá tem prazo de validade. Ainda mais se você adquiriu um de uma qualidade ruim. Sabe quando você se senta e simplesmente não acha uma posição confortável? Alguma mola tá fora do lugar ou a estrutura do móvel tá batendo nas costas.

Você tá desconfortável e não adianta colocar milhares de almofadas pra disfarçar. É, nesses casos, dá pra considerar um sofá novo, né? Especialmente porque a nossa coluna precisa de um apoio resistente e confiável pra não ser prejudicada enquanto estamos relaxando na sala de estar. Quando for comprar um móvel diferente, é fundamental pensar nisso, viu?

4. Estado de conservação

Comprar um sofá novo é uma delícia, né? Em alguns momentos a gente precisa renovar a decoração e trocar esse item, especialmente se ele já está muito velho ou não oferece tanto conforto como antes. ️

Mas sabemos que muita gente tem um certo apego emocional por esse móvel. Ainda mais se ele está na família há muitos anos porque foi um presente especial ou herança.

Pensando nisso, preparamos um post especial pra te ajudar a tomar essa decisão com cuidado e descobrir se está na hora de trocar o sofá mesmo. Vamos conferir?

Quando trocar de sofá?

Você pode trocar de sofá tanto por necessidade quanto porque quer fazer isso. Às vezes, a gente precisa mesmo fazer a troca porque já não tem mais condições de usar o móvel antigo! Mas também pode ser que você simplesmente se canse do velho e queira um sofá novo.

Se ainda não tem certeza se deve ou não comprar, a gente preparou uma lista de sinais que indicam que já chegou a hora de fazer esse investimento!

1. A família aumentou

Se a família aumentou, não tem jeito! É preciso se programar pra ter um sofá novo na sala de estar pra acomodar todo mundo. Assim, ninguém precisa se esparramar pelo chão nos momentos de descanso ou na hora de ver TV.

Uma dica bacana ao comprar o móvel certo pra sala é ficar de olho no estofado do sofá. É interessante que a cor combine com os itens que você já tem, como cortinas, tons da parede e demais objetos.

2. Mudança da decoração

Esse é um bom momento pra comprar um sofá novo também. Além de harmonizar com as novas cores e itens do espaço, dá pra optar por tipos de sofás diferentes, como sofá de canto, modular ou o retrátil e reclinável.

Aproveite ainda esse momento pra decorar a casa em família. Seria bacana se o espaço refletisse um pouco da personalidade de cada um, não acha? Dá pra renovar o espaço com a ajuda de todo mundo e mudar muito mais do que o sofá!

3. Desconforto

Muita gente não sabe, mas sofá tem prazo de validade. Ainda mais se você adquiriu um de uma qualidade ruim. Sabe quando você se senta e simplesmente não acha uma posição confortável? Alguma mola está fora do lugar ou a estrutura do móvel está batendo nas costas.

Você tá desconfortável e não adianta colocar milhares de almofadas pra disfarçar. Nesses casos dá pra considerar um sofá novo, né? Especialmente porque a nossa coluna precisa de um apoio resistente e confiável pra não ser prejudicada enquanto estamos relaxando na sala de estar.

4. Estado de conservação

sofá novo

Dá uma boa olhada no seu sofá de hoje. Ele perdeu um pé ou está quebrado? Tem algum buraco ou partes rasgadas? Talvez, ele nem esteja tão macio como antes, mas você insiste em usar porque não quer se desfazer do móvel.

E quem tem gato ou cachorro sabe que esses pets podem danificar os sofás sem querer. Vez ou outra, os bichinhos podem fazer xixi no móvel ou afiar as unhas, o que contribui pra deterioração do móvel.

Se o estado de conservação deixa a desejar, não tem nem o que discutir, né? É importante pensar em um modelo novo. Assim, vale a pena pesquisar muito antes de comprar, avaliando com cuidado questões referentes à durabilidade e resistência do móvel. Afinal, como diz o ditado, o barato sai caro.

Então, a boa é pensar no sofá como um investimento mesmo e ter a certeza de que você está adquirindo um realmente de qualidade pra evitar dores de cabeça no futuro. Se for necessário, organize suas finanças pra comprar o melhor modelo!

5. Tecido danificado

Dá uma boa olhada no seu sofá de hoje. Ele perdeu um pé ou está quebrado? Tem um buraco ou partes rasgadas? O assento está afundando? Talvez, ele nem esteja tão macio como antes, mas você insiste em usar porque não quer se desfazer do móvel.

E quem tem gato ou cachorro sabe que esses pets podem danificar os sofás sem querer. Vez ou outra, os bichinhos podem fazer xixi no móvel ou afiar as unhas, o que contribui com a sua deterioração.

Se o estado de conservação deixa a desejar, não tem nem o que discutir, né? É hora de pensar em um modelo novo. Assim, vale a pena pesquisar muito antes de comprar, avaliando com cuidado questões referentes à durabilidade e resistência do móvel. Afinal, como diz o ditado, o barato sai caro.

Então, a boa é pensar no sofá como um investimento mesmo e ter a certeza de que você está adquirindo um de qualidade pra evitar dores de cabeça no futuro. Se for necessário, organize suas finanças pra comprar o melhor modelo!

5. Tecido danificado

Quando o tecido tá danificado, existe a possibilidade de fazer uma reforma e trocá-lo. Mas, dependendo do estado do móvel, essa opção é inviável ou o custo desse trabalho não compensa, sendo mais fácil adquirir um sofá novo de uma vez.

Essa é a oportunidade ideal pra reinventar a sala de estar e tentar novas composições entre o móvel e os demais itens da sala. Você pode pintar as paredes com cores que fogem do tradicional pra dar mais vivacidade ao local e destaque pro seu sofá. Experimente trocá-lo de lugar e torná-lo protagonista do espaço.

6. Odor que não vai embora

É bom sempre limpar o sofá , afinal, é nele que a gente se esparrama, que a família faz um lanchinho enquanto assiste a um seriado ou relaxa aos fins de semana. Sem contar que junta pó no dia a dia, né? Tem ainda o suor do corpo, bebidas que podem cair, os pelos dos bichinhos etc.

Mesmo que você o deixe limpinho semanalmente, em algum momento, pode acontecer de ficar um cheiro desagradável no estofado, que não sai com receita caseira nem aqueles produtos específicos de supermercado. E se você não faz a faxina do jeitinho certo, a chance de piorar a situação é grande.

7. Mudança de casa

Por fim, um bom motivo pra comprar um sofá novo é a mudança de casa. Coisa boa demais, né? Nada melhor do que ir pra um imóvel novinho com móveis diferentes. Nessa situação, é recomendável ficar de olho no tamanho da nova sala pro seu sofá não ficar perdido no espaço.

Se a sala for pequena, não dá pra comprar um móvel muito grande — e vice-versa. Pra não ter dúvida nenhuma, meça o espaço direitinho antes de comprar o sofá novo. E, claro, não deixe de conferir as medidas do próprio móvel.

8. Modelo novo

Vira e mexe, os designers do setor de móveis criam peças com características diferentes. Isso pode fazer com que você tenha vontade de experimentar um sofá mais confortável, como um modelo retrátil ou com a função reclinável.

Se você já cansou do seu sofá antigo porque ele é muito básico, não atende mais às suas expectativas ou porque surgiu um modelo mais interessante, também é um sinal de que está na hora de investir em um sofá novo. Isso garante mais conforto pra você e sua família nas horas de descanso, além da satisfação de ter o sofá dos sonhos!

9. Má adaptação

Nem sempre a gente acerta nas compras que faz, e isso também pode acontecer com o sofá novo. Talvez você tenha se encantado com o modelo mais claro ou então com um estofado baixo, quem sabe, com um tecido que não agradou muito à pele.

Essa falta de adaptação pode trazer bastante desconforto na hora de usar, ou atrapalhar a praticidade no dia a dia. Então, vale a pena comprar um sofá novo prestando bastante atenção nas características do modelo, pra que você possa escolher exatamente do jeito que deseja.

Por que é importante trocar de sofá de tempos em tempos?

Todos os móveis têm um processo de deterioração com o passar do tempo. Isso acontece mesmo que a gente cuide bem deles, afinal, estão em uso constante. No caso do sofá, esse uso é ainda mais intenso.

Com o passar do tempo, ele fica desconfortável e oferece até mesmo risco pra saúde. Isso porque, nele, podem proliferar microrganismos que vão estimular alergias respiratórias, ou então pode causar dor no corpo e problemas de postura pela posição desconfortável.

O problema é que a gente acaba acostumando com o visual do sofá e nem percebe que ele já está ficando ruim. Por isso, de tempos em tempos, é importante fazer uma verificação geral pra conferir se já não está na hora de dar um descanso pra ele.

Como acertar na escolha do sofá novo?

Está decidido: você vai investir em um sofá novo, né? Então, é hora de descobrir o que é preciso considerar pra comprar um modelo de qualidade, que vai atender a família inteira e ter uma boa durabilidade. Veja as nossas dicas pra acertar na escolha!

Tipo de sofá

Além de existirem vários modelos de sofá, eles também se diferenciam em tipos conforme a estrutura, como o sofá de mola e o sofá de espuma.

O modelo com mola pode durar mais tempo porque sustenta um peso maior. As molas são resistentes, mas menos aconchegantes do que a espuma, que envolvem o corpo e oferece um conforto maior. Pra garantir mais durabilidade nesse caso, observe a densidade e considere o peso que seu sofá precisa suportar.

Tem também alguns modelos que estão muito em alta e a gente já falou sobre eles: são os sofás retráteis e os reclináveis. Os modulares, os modelos em L e as peças minimalistas também são uma tendência bacana.

Você ainda pode escolher pelo tipo de tecido. O sofá de couro está entre os queridinhos, e o de veludo é bem confortável pela maciez. Agora, se o objetivo é focar na decoração, você pode investir em um sofá namoradeira, pra criar um cantinho bem aconchegante.

Necessidade da família

Pense naquilo que sua família precisa agora. É necessário mais ou menos espaço? Qual tamanho de sofá sua sala comporta? É preciso ter um tecido mais resistente? E quanto à limpeza no dia a dia? Tem crianças e animais em casa?

Nos dois últimos casos, é interessante pensar em cores mais fáceis de cuidar, como os tons de marrom, de verde mais escuro ou terroso e também o azul mais escuro. O preto costuma destacar muito os fiapos, pelos e até mesmo poeira. Já os tons mais claros podem ficar encardidos com facilidade.

Qualidade do sofá

Já que você vai investir em um sofá novo, procure pensar no custo-benefício pra adquirir uma peça de boa qualidade e que possa durar por vários anos com o mesmo conforto. Pra não errar na hora de escolher, analise as características do produto:

  • veja se é de mola ou de espuma;
  • confira a densidade;
  • verifique o peso que suporta;
  • veja a qualidade das costuras.

Considere também o tempo de garantia. Geralmente, ele é proporcional à qualidade da peça. Afinal, a marca que oferece uma garantia ampla confia no produto que está vendendo e sabe que ele dura bastante.

Pronto! Você já sabe dos principais sinais de que está na hora de comprar um sofá novo pra sua casa. Não se esqueça de pesquisar bastante antes de adquirir esse móvel tão importante pra toda a família.

Além disso, uma dica de ouro é escolher uma empresa especializada pra comprar o estofado, como as Lojas Edmil. Aqui, além de materiais de alta qualidade, você conta com serviço de montagem gratuita, facilidades de pagamento pra ter o seu sofá novo, garantia estendida pra trocas, defeitos e muito mais.

Então, o que acha de conferir as nossas opções agora mesmo? Vem cá olhar os nossos sofás!

Pensando em comprar um sofá novo? 9 sinais de que já está na hora

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você