BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como amenizar o calor no quarto: 7 dicas para lidar com o verão

O Brasil é conhecido pela oferta de clima quente em boa parte do ano. Mesmo as regiões com invernos rigorosos costumam marcar altas temperaturas no verão. Embora positivo pra várias atividades, esse cenário pode prejudicar o sono de muita gente. Mas será que tem como amenizar o calor no quarto?

A resposta é sim! Além de usar equipamentos apropriados para climatização, você pode mudar hábitos que envolvam o preparo e até a decoração do ambiente. O objetivo é deixar o espaço mais fresquinho e agradável pra descansar, ler um livro ou curtir qualquer outra forma de lazer.

Vamos às dicas e truques caseiros? Fique conosco e descubra como amenizar o calor no quarto durante a estação mais quente do ano!

Por que investir em ventilação para dormir?

O calor é bem-vindo em muitas situações: no passeio até a praia ou cachoeira mais próxima, no happy hour após o expediente e até nas brincadeiras com a criançada no parque. Nesses momentos, é fácil baixar a temperatura corporal com receitas de sucos, drinks ou aquela cervejinha gelada.

O problema, mesmo para os apaixonados pelo verão, aparece na hora de dormir. Não há quem consiga manter o sono profundo em um ambiente abafado. Afinal, o corpo sua, fica difícil achar uma posição confortável e sintomas incômodos podem aparecer, como dor de cabeça e tontura.

Nesses casos, pensar em como amenizar o calor no quarto passa a ser fundamental pra recuperar as energias e acordar com disposição todos os dias. Lembre-se de que noites tranquilas melhoram nosso humor e aumentam o bem-estar, ambas qualidades valiosas pra viver melhor e com saúde.

Como amenizar o calor no quarto?

Existem várias estratégias pra baixar as temperaturas ou evitar que aumentem demais. Por isso, tivemos o cuidado de listar desde práticas comuns até truques inovadores pra você escolher. Continue a leitura e veja como lidar com o calor em 7 passos.

1. Usar aparelhos de climatização

A sensação de conforto térmico pode ser alcançada com a ajuda de diferentes equipamentos. O ventilador é um dos mais conhecidos e sua principal função é fazer com que o ar circule. Dessa forma, contribui pra que a atmosfera abafada saia e seja substituída por vento constante.

Outra opção é o climatizador, que usa gelo e água pra alterar o clima interno. Esses recursos refrescam o ar e mantêm a umidade em níveis adequados, sendo excelentes aliados nos dias mais secos. Como retém poeira e outras partículas, o aparelho melhora a vida de quem costuma ter alergias.

2. Bloquear o sol nos horários mais quentes

Sempre que possível, mantenha as cortinas do quarto fechadas durante o dia. Esse cuidado deve ser ainda maior se o cômodo recebe luz natural direta, seja no nascer ou no pôr do sol.

Ao bloquear boa parte dos raios, você evita que o local se transforme numa pequena estufa por aquecer sem parar. Só não se esqueça de abrir as cortinas no fim da tarde pra deixar que a brisa quente saia, amenizando a sensação de abafamento.

3. Decorar o quarto com cores claras

como amenizar o calor no quarto

Essa dica de como amenizar o calor no quarto é conhecida de muitos arquitetos. Consiste em pintar ou revestir as principais superfícies do recinto com elementos de cor clara, como branco, creme, bege ou tons pastel. Elas refletem melhor a luz do sol, fazendo com que a radiação permaneça do lado de fora.

Use a criatividade pra colorir as paredes com cores claras e escolha roupas de cama neutras. Isso serve pra outras peças, como tapetes, colchas e até o acabamento dos móveis.

4. Priorizar recursos de LED na iluminação

Cai a noite e logo precisamos acender as luzes. Mas você sabia que as lâmpadas mais antigas podem estar prejudicando suas noites de sono? As fluorescentes, por exemplo, produzem calor durante o funcionamento, o que, em questão de horas, pode significar o aumento da temperatura do quarto.

Pior ainda se você costuma usar várias fontes de luz, como uma luminária de teto e abajures. Em todo caso, tente trocar as lâmpadas comuns por modelos de LED. Essa tecnologia permite clarear áreas sem aquecer o entorno, sem contar que é muito mais econômica na conta de luz.

5. Evitar aparelhos que geram calor

Assim como as lâmpadas, muitos aparelhos eletrônicos geram calor enquanto estão conectados à tomada. Isso significa que é melhor deixar a televisão longe do quarto ou desligá-la assim que resolver se preparar para o sono.

Dispositivos menores também merecem atenção, principalmente porque costumam ter contato direto com a pele. Isso inclui celulares, tablets e notebooks. O ideal é não levá-los para a cama ou limitar o tempo de uso para até uma hora antes de dormir.

6. Passar um pano úmido no piso

Digamos que não deu pra aplicar nenhuma das dicas de como amenizar o calor no quarto e a temperatura chegou a um nível insuportável. Nessas horas, a saída pode estar em molhar o piso pra que, quando a água evaporar, umedeça o ar e refresque o ambiente. ❄

É importante passar o pano úmido por todo o chão e, depois, abrir as janelas e a porta do cômodo. A intenção é fazer com que o vento passe pelas aberturas e acelere o processo de diminuição do calor.

7. Resfriar a roupa de cama

Se o local já está agradável, mas você quer potencializar a sensação de frescor, guarde esse truque. Você vai cobrir o colchão e os travesseiros com roupa de cama gelada. Isso mesmo! Basta colocar as fronhas e o lençol em um saco plástico e levar ao freezer antes de dormir.

Deixe o pacote resfriando por uns 15 minutos e só retire quando resolver se deitar. Prepare a cama com os tecidos geladinhos e aproveite. O contato da pele com uma superfície fria vai trazer alívio instantâneo e fazer com que você adormeça mais rápido.

Tudo pronto pra experimentar noites mais tranquilas e reparadoras? Agora que você aprendeu como amenizar o calor no quarto, saiba que muitos dos elementos citados podem ser adquiridos em uma compra online. Quer mais comodidade que isso para curtir o verão sem preocupações?

Se você gostou deste post, compartilhe-o com outras pessoas pelas redes sociais!

Como amenizar o calor no quarto: 7 dicas para lidar com o verão

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você