Já viu aqueles aparelhos telefônicos que completam a carga da bateria por indução? É uma tecnologia que não faz uso de fios, facilitando bastante a vida dos usuários que não curtem o excesso de cabos. Você deve estar se perguntando: como saber se meu celular carrega por indução?
É o que mostraremos neste artigo sobre o assunto. Afinal, mesmo com tantos avanços no desenvolvimento de smartphones, nem todos os modelos são compatíveis com a tecnologia citada. Então, fique com a gente até o fim deste post pra tirar suas principais dúvidas! 👇
O que é carregamento por indução?
É uma tecnologia presente em alguns smartphones que faz uso de campos eletromagnéticos pra transferir a energia de um carregador para outro dispositivo sem a necessidade de conectar cabos entre eles. Seu princípio de funcionamento acontece por meio da indução eletromagnética.
Esse fenômeno é responsável por produzir uma corrente elétrica induzida em determinado corpo imerso em um campo magnético variável. Dessa forma, quando a pessoa conecta o carregador sem fio na tomada, a corrente passa por uma bobina interna que gera um campo eletromagnético oscilante.
“Ok, depois de entender esse processo da Física, tem como saber se meu celular carrega por indução?” Geralmente, as fabricantes indicam essa possibilidade no manual do aparelho. Ao folhear o documento, você vai encontrar menções a “carregamento sem fio” ou frases contendo o termo “compatível”.
Como funciona essa tecnologia?
Os carregadores por indução dependem de um transformador que faz o trabalho de compactar a voltagem pra uma tensão que seja compatível com o aparelho a ser carregado. Assim, há duas bobinas atuando: uma na parte interna do carregador e outra dentro do próprio celular. 📱
Lembra que falamos que, ao ligar o carregador sem fio na tomada, é gerada uma corrente elétrica? Nesse momento, quando o smartphone se aproxima da base carregadora, o campo eletromagnético movimenta os elétrons da bobina até o circuito interno do smartphone, alimentando a bateria.
Veja um resumo com os itens e etapas que compõem o carregamento sem fio:
- base de carregamento — também chamada de dock, tem uma bobina que gera o campo magnético oscilante quando conectada a uma fonte de energia;
- celular com receptor compatível — o smartphone ou outro dispositivo deve ter uma bobina receptora integrada ao design do aparelho ou na capa;
- transferência de energia — quando o dispositivo é colocado sobre a base de carregamento, o campo magnético da base induz uma corrente elétrica na bobina do receptor do celular;
- conversão em energia elétrica — a corrente elétrica é convertida em energia para carregar a bateria do celular.
Como saber se meu celular carrega por indução?
Muitos modelos novos já vêm com essa tecnologia, ou seja, diversas marcas têm aparelhos compatíveis com o carregamento por indução. Se você nunca buscou essa informação e quer saber mais, siga as nossas dicas abaixo.
Verificar as especificações do smartphone
Como dissemos, é possível encontrar dados diversos no manual de cada celular, e isso inclui menções ao carregamento sem fio. Algumas marcas conhecidas, como iPhone e Samsung, podem trazer a frase “compatível com o padrão Qi” em suas especificações técnicas.
Pesquisar sobre o seu modelo na internet
Pra quem perdeu o manual ou não tem esse documento em mãos, a dica é buscar informações online. Pesquise pelo modelo do aparelho + indução e confira o resultado. Também pode recorrer a fóruns e canais de vídeos onde as pessoas trocam dicas úteis sobre aparelhos telefônicos.👍
Checar visualmente o seu celular
Ao questionar “como saber se meu celular carrega por indução”, você tem a opção de conferir o acabamento do próprio aparelho. Em geral, os modelos que suportam o carregamento sem fio têm superfícies traseiras de vidro ou outro material não metálico.
Fazer o teste em uma base carregadora
Outra alternativa que ajuda é testar o aparelho diretamente sobre um carregador por indução. Se você tem um em casa ou consegue pegar emprestado de alguém, basta tirar a capinha do seu celular e apoiar sobre a base. Se a tela ilustrar que a bateria está carregando, é sinal de que funciona!
Buscar acessórios
Essa dica é pra fins de curiosidade, principalmente para quem não tem celular com suporte nativo de carregamento sem fio e gostaria de fazer adaptações. Existem acessórios específicos, como as placas de carregamento, que podem ser acopladas ao aparelho pra aproveitar a tecnologia. ⚡
“Bom, acabei de ver como saber se meu celular carrega por indução, e agora?” Se você é uma pessoa atenta e gosta de saber mais sobre os recursos disponíveis, resta conferir as principais vantagens dessa tecnologia. Veja um resumo dos benefícios no próximo tópico.
Quais são as vantagens desse carregamento?
As informações abaixo servem tanto pra quem tem um celular que carrega por indução quanto para aqueles que ainda não sabem se vale a pena comprar um. Pois bem, aqui vão os principais pontos a favor da tecnologia do carregamento sem fio:
- mais praticidade — carregar o smartphone sem cabos evita incômodos com bagunça. Ou seja, o visual sobre a bancada fica mais organizado;
- menor desgaste do conector de carga — essa vantagem é ainda maior pra quem já utiliza fone no conector de carga e quer preservar seu bom estado;
- design minimalista — sem tantos fios e conexões, você consegue carregar o seu aparelho em uma base simples e moderna, ideal pra ambientes clean.
Gostou de saber? É claro que, como toda tecnologia, a indução também pode ter desvantagens do ponto de vista de alguns usuários. Há quem perceba uma maior perda de eficiência e de velocidade de carregamento quando comparado com o uso de carregadores comuns.
Outra questão que precisa ser menciona é o posicionamento do aparelho sobre a base. Ele precisa estar muito bem alinhado pra que carregue completamente.
E aí, respondemos bem à sua pergunta sobre “como saber se meu celular carrega por indução”? Vale lembrar que sempre há a possibilidade de conversar com alguém do suporte técnico pra descobrir mais detalhes relacionados ao seu aparelho telefônico. 😉
Se você ainda não segue a gente nas redes sociais, faça isso agora e fique por dentro das novidades que publicamos lá no YouTube, no Facebook e no Instagram.