Pesquisar
Pesquisar

Como limpar o fogão cooktop? Confira nossas dicas

Se há uma regra para o dia a dia de qualquer casa é a limpeza dos eletrodomésticos. Mas, na hora de pôr a mão na massa, algumas dúvidas podem surgir, por exemplo: como limpar o fogão cooktop?

Pra manter a beleza e a funcionalidade de seu aparelho, alguns cuidados devem ser tomados. Veja agora dicas que vão ajudar você a limpar o seu cooktop de forma prática e segura!

Importância de limpar o fogão cooktop

A limpeza do fogão cooktop é muito importante porque é o local onde a comida é preparada. Assim, a higienização adequada evita a proliferação de bactérias e de germes que podem causar doenças.

Além disso, uma boa limpeza prolonga a vida útil, pois evita o acúmulo de sujeira e de resíduos que podem o danificar e prejudicar o desempenho do aparelho. Sem contar que um fogão limpo e brilhante é muito agradável visualmente.

Como limpar o fogão cooktop

Pra deixar mais prática esta tarefa e realizar uma boa limpeza da superfície do fogão, siga o passo a passo abaixo:

  1. reúna os materiais necessários: pra que a tarefa seja feita mais rapidamente, evitando idas e vindas desnecessárias pela cozinha, antes de começar a limpar reúna tudo o vai usar: papel-toalha, esponja macia, detergente, pano úmido e pano seco;
  2. limpe as grades: retire as grades, lave com esponja e detergente, enxágue com água e seque com pano macio;
  3. retire a sujeira: usando o papel toalha, retire a sujeira mais grossa, como restos e resíduos de alimentos que possam ter caído na superfície;
  4. ensaboe a superfície com cuidado: com uma esponja macia, espalhe detergente pela superfície do fogão;
  5. retire a espuma: com a ajuda de um pano macio e úmido retire toda a espuma, é importante não deixar resquícios pra não causar manchas.
como limpar o fogão cooktop

Dúvidas comuns

Algumas dúvidas podem surgir durante a limpeza do cooktop. Por isso, separamos as mais comuns pra responder e ajudar você a realizar a tarefa sem medo!

Como tirar a gordura do fogão cooktop?

Além de detergente, é possível usar também uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco pra criar uma pasta removedora de gordura.

Aplique a pasta nas áreas sujas do cooktop e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Em seguida, esfregue suavemente com uma esponja ou pano úmido e enxágue com água limpa.

Como limpar o fogão de vidro preto?

Você pode usar um limpador específico pra vidros. Existem diversos produtos disponíveis, escolha um que mais te agrade e siga corretamente as instruções de uso.

Prefere uma solução caseira? Só fazer assim:

  • misture partes iguais de vinagre branco e água em um frasco com borrifador;
  • aplique a mistura sobre o vidro;
  • esfregue suavemente com um pano macio ou uma esponja.

Retire a mistura com um pano umedecido em água e seque com pano limpo. Certifique-se de que todo o limpador foi removido antes de usar o fogão novamente. Não use produtos abrasivos, palha de aço ou esponjas ásperas, pois eles podem riscar ou danificar o vidro do fogão.

Pode molhar o cooktop?

Sim, é possível molhar o cooktop com água, mas é importante seguir as instruções do fabricante e tomar algumas precauções:

  • tenha certeza de que o cooktop esteja completamente frio antes de molhá-lo. Caso ainda esteja quente, a água pode evaporar rapidamente, criando vapor que causa queimaduras;
  • evite usar muita água, use apenas a quantidade necessária para limpar a superfície. O excesso de água pode penetrar nas fendas e danificar o aparelho;
  • evite deixar a água acumulada no cooktop por muito tempo, para não causar manchas ou marcas difíceis de remover.

O que não pode fazer no cooktop?

Existem alguns comportamentos que precisam ser evitados pra não causar danos ou acidentes como:

  • não use panelas ou utensílios de cozinha que não são adequados para cooktop. Panelas com fundo curvo ou danificado podem causar arranhões;
  • não arraste panelas ou utensílios pelo cooktop para não riscar a superfície;
  • não use produtos de limpeza ásperos ou abrasivos no cooktop pra não causar arranhões ou danos;
  • não deixe líquidos ou alimentos derramados no cooktop por muito tempo pra evitar manchas;
  • não use o cooktop como superfície de trabalho, por exemplo, pra apoiar a tábua de corte enquanto pica algum alimento.

Pode usar álcool no cooktop?

O uso de álcool no cooktop, como em qualquer tipo de fogão, não é recomendado, pois, além de manchar, ele é inflamável e pode causar queimaduras e incêndios.

Utilize produtos específicos de limpeza para cooktop, pois eles são projetados para a superfície do aparelho, permitindo remover sujeira e manchas sem danificar o cooktop. Outra possibilidade é recorrer às soluções caseiras, como as que já falamos.

Como tirar arranhões do cooktop?

Infelizmente, os arranhões no cooktop geralmente não podem ser removidos de forma completa. Mas é possível minimizar a aparência com algumas técnicas:

  • polidor de cooktop: Existem produtos específicos de polimento que ajudam a minimizar a aparência dos arranhões. São geralmente vendidos em lojas especializadas e devem ser usados segundo as instruções do fabricante;
  • bicarbonato de sódio: Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água e aplique no cooktop com um pano macio, esfregue suavemente em movimentos circulares. Retire a pasta e seque com um pano seco;
  • óleo mineral: Aplique um pouco de óleo mineral com um pano macio e esfregue suavemente em movimentos circulares. Finalize com um pano limpo e seco;
  • vinagre branco: Faça uma solução com partes iguais de vinagre branco e água e aplique com um pano macio, esfregue suavemente em movimentos circulares e enxágue. Finalize com um pano seco.

Como evitar que o cooktop fique muito sujo?

Algumas medidas simples podem ser tomadas pra evitar que o cooktop fique muito sujo, como limpar com um pano macio após cada uso. Se notar que apenas o pano não vai resolver, aplique um pouco de produto pra limpeza ou borrife a fórmula de vinagre e água.

Cobrir o cooktop quando não estiver em uso pode evitar que poeira, sujeira e outros detritos se acumulem na superfície.

Viu como limpar o fogão cooktop é fácil? Mas, antes de iniciar a limpeza, lembre-se de retirá-lo da tomada e certifique-se de que ele esteja totalmente frio para evitar queimaduras ou danificar o fogão, ok?

Está precisando trocar o seu fogão? Veja o guia completo para escolher o seu cooktop!

Como limpar o fogão cooktop? Confira nossas dicas

2 respostas

    1. Olá Soraya, tudo bem? O ideal seria que os dois itens fossem da mesma marca, tanto pela questão técnica quanto pela estética 🙂. Recomendamos que antes de realizar a compra, você faça uma analise dos modelos disponíveis e contrate um profissional autorizado para a instalação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você