BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Aspirador de pó robô: para que serve e como usar?

É sabido que a etapa de limpeza faz parte dos esforços para manter a casa arrumada e acolhedora. Nessa tarefa, o cuidado com o piso tende a ser um dos mais trabalhosos por conta do acúmulo de sujeira no dia a dia. Mas você sabia que existe um eletroportátil capaz de cumprir esse trabalho? Ele se chama aspirador de pó robô.

Embora não seja uma novidade no mercado, sua entrada nas residências brasileiras ainda ocorre de forma tímida. Inclusive, parte das explicações sobre o aparelho são encontradas em espaços dedicados ao compartilhamento de resenhas e dicas, como blogs, redes sociais e canais de vídeos.

Portanto, se você também tem curiosidade em saber para que serve e como funciona esse tipo de aspirador e se vale a pena adquirir um, fique com a gente!

O que é um aspirador robô?

O nome já entrega a finalidade do produto. Trata-se de um dispositivo desenvolvido pra recolher a sujeira do chão. Ele faz isso por meio de um sistema de sucção, composto por pequenas escovas que varrem e empurram os resíduos para dentro de um reservatório.

Qual a diferença entre aspirador robô e aspirador normal?

O robô aspirador de pó funciona de forma autônoma, o que significa que ele consegue desempenhar várias tarefas por conta própria. Algo que não acontece com o modelo tradicional, que precisa de uma pessoa operando-o — por meio do tubo ou mangueira do aspirador, por exemplo.

Quem deseja praticidade e economia de tempo pode comprar o produto sem medo. Afinal, o aspirador robô consegue executar a limpeza do piso a qualquer momento. Enquanto deixa ele tomando conta da faxina, você poupa trabalho braçal, pode se dedicar a outras atividades domésticas e ainda consegue otimizar sua rotina.

Quanto tempo dura a bateria?

A bateria vai durar de acordo com as especificações de autonomia de uso do modelo adquirido. Geralmente, você encontra aspiradores de pó que funcionam de duas a três horas sem interrupções. Logo, é importante se atentar a essa questão e ao tempo de recarregamento para uma nova utilização.

Vale lembrar que a recarga da energia acontece da mesma forma que um celular: basta conectar o aparelho à tomada utilizando o cabo de um carregador específico.

Como o aspirador robô atua e identifica a área a ser limpa?

Isso vai depender de como você programa o aspirador de pó. Por exemplo, se você escolhe um modo automático, ele fará a varredura de todo o piso do cômodo onde está. Isso incluí tanto áreas consideradas como limpas quanto áreas visivelmente sujas.

Afinal, por mais que você não veja a olho nu, é comum que o chão que pareça limpo já esteja acumulando poeira, pelos de pet, micro resíduos de alimentos etc. Portanto, o aspirador vai atuar assegurando que nenhuma parte do piso fique de fora da higienização. Já no modo de cantos e frestas, ele vai rodar pelo espaço localizando onde essas áreas estão, focando na remoção de impurezas delas.

Qual é a composição do produto?

Pesquise em diversos sites e veja que os aspiradores robôs são compactos e costumam ter formato circular. Seu corpo vêm equipado com sensores que medem distâncias e orientam o melhor caminho a ser percorrido. Essa tecnologia também evita que o aparelho colida com obstáculos ou caia dos lugares.

Muitos modelos contam, ainda, com um recurso de mapeamento que utiliza câmeras digitais ou lasers pra coletar dados enquanto o robô explora o ambiente. Dessa forma, é possível criar uma espécie de mapa mental dos locais visitados e garantir que nenhuma área fique sem limpeza.

O que um bom modelo deve oferecer?

Várias marcas já oferecem suas versões de aspirador robô. Como todo tipo de produto, existem variações no tamanho, cor, formato e tecnologia empregada. A dica pra começar a escolha é ler as descrições dos principais modelos nas lojas online ou conversar com os vendedores.

Também vale a pena conferir depoimentos de outros consumidores, seja nos sites de compra, seja nos grupos e plataformas dedicados à troca de opiniões. Isso vai ajudar você a ter uma ideia sobre as vantagens, pontos negativos e demais detalhes relacionados ao dispositivo.

Pra uma casa com crianças pequenas, por exemplo, o ideal é priorizar modelos silenciosos. Já um casal que trabalha fora o dia todo vai preferir um robô aspirador smart completo, que ofereça sistema de rastreamento e permita ser controlado a distância pelo celular.

Se a residência tem muitos cômodos, por outro lado, compensa investir em opções que tenham maior autonomia de bateria. Algumas já vêm acompanhadas de uma estação de carregamento e se deslocam sozinhas até ela, quando identificam que a energia está acabando.

Outro aspecto a levar em conta é o tipo de material presente no piso e as dimensões das partículas que precisam ser recolhidas. Isso vai determinar o poder de sucção do equipamento, que deve estar adequado tanto a áreas lisas quanto a locais forrados com carpetes ou tapetes felpudos.

O aspirador de pó robô é caro?

A resposta é um depende. Isso porque você precisa lembrar que o conceito de alto custo não é o mesmo pra todas as pessoas, sem contar que o valor aplicado ao produto nem sempre está relacionado apenas ao nível de qualidade. É importante considerar questões como marca, disponibilidade no mercado, entre outros fatores.

O fato é que os preços variam bastante, o que é uma vantagem pra qualquer perfil de consumidor. Afinal, quanto mais variedade presente nessa categoria, mais chances o comprador tem de encontrar uma opção que atenda suas necessidades em troca de um investimento justo.

Procure sempre ficar de olho nas ofertas apresentadas pelas lojas ou e-commerces de sua preferência. Quem sabe, você não consegue levar um aspirador robô com excelente custo-benefício e, de quebra, comprar pelo WhatsApp ou outro sistema de pagamento eletrônico.

Quais são as vantagens?

Com base nos exemplos citados, ficou fácil definir qual o melhor aspirador de pó robô pra sua casa. Seja qual for o modelo escolhido, saiba que a sua rotina ficará muito mais leve com a ajuda desse incrível aparelho. Veja agora quais benefícios você pode ter ao receber o seu.

Limpeza programada

Precisa iniciar uma faxina de última hora? Com o robô isso não é nenhum problema. Basta programar o caminho e deixar que ele faça o trabalho sujo. Os modelos integrados a recursos de automação podem começar a limpeza antes mesmo de você chegar em casa.

Adaptação a diferentes condições

O aspirador robô consegue se localizar muito bem no ambiente, o que evita que caia de escadas ou bata em paredes, ou móveis. Alguns podem até detectar áreas com maior concentração de sujeira, o que faz com que permaneçam nessas regiões até deixar tudo brilhando. ✨

Discrição e praticidade

Como são pequenos, os robôs podem ser guardados sem dificuldade. Ainda que a altura varie de um modelo para outro, boa parte deles dão conta de passar por baixo de camas, cômodas, sofás e outros móveis baixos. Isso garante um serviço impecável e livre de obstáculos.

Maior liberdade

Não tem sensação melhor que montar a cozinha e outros espaços sem se preocupar com o excesso de bagunça. Com um dispositivo que limpa o piso de maneira autônoma e sem atrapalhar os moradores, toda a família passa a desfrutar de maior liberdade pra curtir o lazer em casa.

Como escolher um robô aspirador de pó robô para comprar?

Embora o preço seja comumente analisado como primeiro fator de decisão no momento da compra, é importante que você vá além e se atente a outros aspectos. São eles: tempo de garantia, funcionalidades do aparelho, velocidades de uso e tipos de piso em que atua.

Outra característica que você deve considerar nessa avaliação do custo-benefício do aspirador de pó é o consumo de energia. Assim, você consegue ter uma estimativa do quanto o aparelho vai pesar na sua conta de luz do mês.

Quais os melhores modelos do mercado?

Entre os melhores modelos de aspirador de pó podemos listar os das marcas Multilaser, Philco e Electrolux. Isso se deve principalmente ao fato delas investirem em produtos com maior capacidade de retenção de detritos, maior quantidade de funções e melhor material de revestimento do produto. Isso tudo, é claro, sem falar nas opções de cores e designs que você pode encontrar.

Um modelo que exemplifica bem isso que estamos falando é o Multilaser HO041, que é um produto três em um. Isso porque ele varre, aspira e ainda passa pano no piso.

Por que comprar nas Lojas Edmil?

Porque temos um time de vendedores especialistas prontos para lhe ajudar tanto em nossas mais de 70 lojas físicas quanto em nosso site. Além disso, você faz suas compras com a gente por meio do crediário.

Ou seja, uma ótima opção para quem busca boas condições de pagamento para renovar e decorar o lar sem pesar no bolso e sem comprometer o cartão de crédito. Para completar, as Lojas Edmil contam com uma grande variedade de eletrodomésticos e promoções que agradam em cheio aos consumidores.

Gostou de conhecer o potencial e as funcionalidades de ter um aspirador de pó robô em casa? Pois se você tem vontade de adquirir um modelo pra chamar de seu, pode contar com a nossa ajuda e selecionar um produto de excelente qualidade. Estamos à disposição pra ajudar com esse objetivo.

Acesse agora o e-commerce da Lojas Edmil e comece a conferir todos os nossos modelos de aspirador!

Aspirador de pó robô: para que serve e como usar?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você