Pesquisar
Pesquisar

Como decorar uma sala pequena: 6 erros comuns

Tamanho pode até não ser documento, mas quando o assunto é decoração de casa, certos cuidados básicos podem fazer toda a diferença para não deixar o ambiente ainda mais apertado ou com aquela sensação de estar menor ainda. 

Bom, e se você ainda não entendeu bem onde queremos chegar, é que hoje resolvemos preparar um post exclusivo sobre uma dúvida muito comum na vida de quem não tem grandes espaços: afinal, como decorar uma sala pequena e quais os principais males cometidos! 

Então, se esse é o seu caso, segura um pouquinho aí e não decore nada antes de ler essas dicas até o final, combinado? Bora lá! 

Quais os primeiros passos para decorar uma sala pequena? 

Olha, não é porque o espaço é um pouquinho mais limitado, que isso significa que você deve amontoar tudo o que tem ou sair comprando os mesmos móveis ou acessórios que outras casas ou vitrines por aí. 

O segredo aqui é: menos é mais! Ou melhor, a otimização do espaço é a primeira estratégia que devemos ter em mente na hora de decorar uma sala pequena. 

Sendo assim, a dica é imaginar tudo o que realmente é necessário para o espaço e, assim, tentar compor cada cantinho sem exageros e de forma que nada fique muito amontoado e até atrapalhe a passagem. 

Você pode, por exemplo: 

  • pesquisar modelos de móveis menores, mais leves e delicados; 
  • prender a televisão na parede; 
  • ver se é possível embutir certas partes e equipamentos; 
  • buscar soluções desmontáveis e dobráveis; 
  • tentar aproveitar melhor espaços, como paredes e até o teto para compor o ambiente. 

E quais os erros clássicos ao decorar uma sala pequena? 

Decoração de espaços é aquilo, né? Não basta apenas escolher o local certo de cada móvel ou pendurar uns quadrinhos na parede! Tudo vai depender da composição perfeita de cada item, cor e funcionalidade prática. 

E quando se trata de uma sala pequena, não tem outro jeito a não ser pensar em cada mínimo detalhe para não passar da conta e dar aquela sensação de um ambiente ainda mais apertado. 

E pensando nisso, a gente trouxe alguns dos erros mais comuns de como decorar uma sala pequena. Confira! 

1. Usar cores muito escuras 

Não tem problema se você gosta e quer dar um destaque de outra cor no ambiente. O lance aqui é só não abusar muito, certo?  

Isso porque, em geral, as cores escuras dão uma sensação mais fechada para o ambiente, enquanto as claras — em especial, o branco — ajudam a “expandir” o espaço, sem contar que elas tornam a sala mais “leve” e agradável de ficar. 

Por fim, cores escuras tendem a dificultar a combinação de outros componentes, como o sofá, um móvel, tapetes etc. 

2. Escolher móveis grandes demais 

Se não tem espaço para móveis grandes, sem problemas! Hoje, há tantas opções de mobiliários modernos e mais “leves”, que essa escolha está longe de ser algo difícil. 

Além disso, também dá para aproveitar outros espaços com equipamentos presos diretamente na parede, em vez de dispostos sobre um armário. 

É o caso, por exemplo, de uma smart TV ou de caixas de som. Você pode optar por um rack mais simples e menor e colocá-los em cima, ou pendurar diretamente na parede ou em um painel para TV, otimizando o espaço físico da sala. 

3. Não medir o espaço exato do ambiente 

Vixe! Esse é daqueles erros clássicos ao decorar uma sala pequena e aí já viu, né? É aquela dificuldade para passar o sofá novo, é o armário que ultrapassa a largura da parede, é a mesinha que fica no meio do caminho e assim por diante. 

Por outro lado, isso é uma das coisas mais fáceis de se evitar e o segrego é um só: planejamento! 

Ou seja, antes de efetuar uma compra online ou na loja física, meça certinho os espaços disponíveis do ambiente e compare com as medidas destacadas no anúncio.  

E isso vale tanto para a composição da sala, como no caminho até chegar ao local, como corredores, portas, janelas etc. 

4. Amontoar muita coisa na sala 

A dica mais essencial sobre como decorar uma sala pequena é evitar ter muita coisa e acabar “poluindo” o espaço, como itens que nem sempre são tão necessários assim. 

Além disso, é possível otimizar o lugar sem, necessariamente, abrir mão daquilo que você gosta. 

Por exemplo, em vez de um sofá muito grande, de repente escolher um sofá cama ou do tipo namoradeira. No lugar de uma poltrona, talvez um puff mais simples. Aquela mesa enorme pode ser substituída por um conjunto de mesinhas menores e assim vai! 

5. Não pensar na iluminação do local 

Sim! Iluminação adequada em locais mais apertados faz toda a diferença e, claro, dá aquela forcinha na hora de decorar uma sala pequena também. 

Por isso, se tiver como aproveitar melhor a entrada de luz natural com janelas, vidraças e basculantes, melhor ainda! 

Se não, a dica é investir em lâmpadas mais abrangentes, complementar com luminárias ou abajures, ou até mesmo, decorar com guirlandas e outras soluções simples. Mais luz, mais espaço! 

6. Não pensar na composição 

Uma sala pequena decorada pode ser tão bonita quanto uma enorme sala de qualquer mansão, desde que se tenha bom gosto, mas principalmente, que se saiba compor o ambiente corretamente. 

E isso se faz seguindo todas as dicas acima, mas também posicionando os componentes adequadamente, complementando os espaços com plantas, tapetes, quadros, objetos decorativos etc. 

A ideia de uma boa composição é que cada elemento se integre ao espaço, sem exagero, mas também sem deixar lacunas ou “vazios” em certos cantos, entendeu? 

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como decorar uma sala pequena e evitar aqueles erros clássicos que muita gente quebra a cabeça na hora de dar uma repaginada nos ambientes de casa.  

E se você curtiu as dicas e não vê a hora de começar a decoração de sua sala, a gente ainda tem mais uma boa para compartilhar! Isso porque a Lojas Edmil tá dando descontos especiais e oferecendo promoções para quem é inscrito na newsletter. Ou seja, além de ficar por dentro de outras dicas legais, ainda dá para economizar nas compras! Corre lá e se inscreva!

Como decorar uma sala pequena: 6 erros comuns

2 respostas

  1. Dicas muito informativas! Estou planejando a reforma de meu ape e a sala é o cómodo mais difícil pois é muito pequena. Estou tentando aprender estratégias, e até estou criando modelo 3D no Planner 5d para facilitar a escolha dos detalhes. Espero conseguir um resultado lindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você