BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

7 dicas para economizar luz em sua casa

O preço da energia elétrica tem aumentado bastante nos últimos meses. Com os reajustes das tarifas sendo repassados aos consumidores, surge a necessidade de amenizar os impactos ao orçamento familiar. O bom é que você consegue economizar luz com várias mudanças de hábitos e boas escolhas de produtos para a casa.

Além de trazer benefícios do ponto de vista financeiro, o consumo consciente também colabora para a sustentabilidade. Quer motivo mais importante que poder preservar um recurso tão valioso? A gente sabe que nem sempre é fácil conter gastos, mas todo esforço vale a pena quando avaliamos os resultados.

Continue a leitura e veja 7 dicas pra desfrutar de economia nas contas mensais!

1. Controle as aberturas da geladeira

Essa prática faz muita diferença, principalmente pra quem tem o costume de cozinhar todos os dias e está sempre manipulando os produtos mantidos em refrigeração. Pense que, quando há um movimento constante de abre e fecha da porta, o eletrodoméstico precisa trabalhar mais pra manter a temperatura interna em um nível adequado.❄

Uma boa forma de evitar a troca rápida do ar frio e economizar luz é prever os detalhes das refeições. Sempre tem alguém com o costume de abrir a geladeira pra depois pensar no que vai pegar, certo? Pois, faça o contrário: primeiro, defina os alimentos que vão ser usados e, então, retire-os de uma única vez. Você também deve sempre tentar guardar tudo junto, em uma só ação.

2. Reduza o tempo dos banhos quentes

Está aí mais um cuidado que ajuda o bolso e o meio ambiente. Como a higiene pessoal é um hábito diário, vale a pena envolver as crianças na conversa pra que entendam a importância da economia desde cedo. Explique a elas que o chuveiro é um aparelho que consome dois recursos essenciais (água e energia) em grande quantidade.

Assim, o ideal é que fique ligado apenas durante o ritual de limpeza do corpo e dos cabelos. Tudo bem prolongar o tempo de ducha uma vez ou outra, mas a duração deve ser curta sempre que possível. Nos dias de calor, acione a posição “verão” do chuveiro (quando houver) pra que o aquecimento seja mínimo e não influencie tanto no valor da conta.

3. Prefira lâmpadas de LED

Mais que apagar as luzes ao sair dos cômodos, é importante que você também se preocupe com o tipo de lâmpada presente em cada luminária. Isso porque modelos modernos apresentam melhor desempenho, ou seja, conseguem iluminar com eficiência sem gastar energia adicional.

As versões de LED são excelentes opções para economizar luz e servem pra todos os ambientes. Como não esquentam, também evitam o aquecimento do entorno e a necessidade de climatização. O bom é que estão disponíveis em várias cores e intensidades, o que facilita a adaptação a diferentes áreas da moradia.

Nos locais que pedem foco e concentração, como a cozinha ou o escritório doméstico, a dica é usar lâmpadas com tons frios, como o branco. Já os quartos e salas que exigem maior conforto podem receber claridade com efeito amarelado, que deixa tudo mais aconchegante.

4. Evite o uso de ar-condicionado

Um vez que instalamos esse aparelho em casa, fica difícil desapegar do clima geladinho que ele produz. Acontece que o ar-condicionado pode ser um dos vilões do consumo, ainda mais quando usado da maneira incorreta. O ideal é ligar apenas quando a temperatura do dia estiver muito alta.

Na necessidade de amenizar o calor, a dica é sempre isolar o ambiente ao máximo pra evitar que o ar fresco escape. Verifique se as portas e janelas estão bem fechadas antes de acionar o aparelho. Outro cuidado importante é fazer a manutenção frequente do equipamento pra que funcione da maneira esperada, sem defeitos que aumentem o gasto energético.

5. Aproveite a luz natural

Boa parte das construções recebe sol abundante em algum momento do dia. Se as janelas são generosas, a chance de você iluminar todos os ambientes apenas com a luz natural é grande. Basta deixar cortinas e persianas bem abertas, além de afastar móveis ou outros itens volumosos que possam estar bloqueando parte da claridade.

Se a ideia é economizar luz em longo prazo, considere a possibilidade de pintar as paredes internas com cores claras. Elas refletem melhor a luz que chega de fora, espalhando essa energia por todos os cantos. Como resultado, você diminui a necessidade de manter lâmpadas acesas durante o dia.

6. Compre equipamentos eficientes

Sempre chega o momento de trocar algum aparelho ou dispositivo antigo por versões atualizadas. Nesses casos, fique de olho nas informações divulgadas pelas fabricantes sobre o consumo de cada equipamento. É possível conferir detalhes em selos como o do Inmetro ou da Procel, que indicam o índice de eficiência energética.

O ideal é priorizar produtos que tenham etiquetas de consumo com boas classificações. Se ficar com alguma dúvida, converse com o vendedor responsável pra acertar na escolha do item. A compra de aparelhos eficientes vai garantir economia na conta mensal, já que os novos modelos consomem menos eletricidade sem perda de desempenho.

7. Tire os aparelhos da tomada

Essa orientação sempre aparece entre as dicas pra economizar luz porque realmente funciona. Se você ainda tinha dúvidas, saiba que os aparelhos consomem energia mesmo quando estão apenas conectados à rede. Caso contrário, não teria como manter as famosas luzinhas do modo stand-by sempre ligadas.

Imagine, então, o resultado de ter vários equipamentos na tomada de forma ininterrupta? Ao longo de um mês, essa prática pode interferir no consumo e gerar gastos extras. Então, sempre que possível, desconecte os aparelhos logo após o uso. Esse cuidado ainda vai manter seus eletros protegidos contra eventuais picos de energia.

Poupar recursos nunca é demais. Por isso, esperamos que as dicas tragam efeitos positivos pra deixar as suas finanças em dia. Quem se preocupa em economizar luz também serve de exemplo a outras pessoas e acaba, aos poucos, contribuindo para um mundo mais consciente.

Ainda não acompanha os nossos perfis nas redes sociais? Faça uma visita e siga a Lojas Edmil no YouTube, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn

7 dicas para economizar luz em sua casa

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você