Pesquisar
Pesquisar

6 dicas para decorar seu apartamento alugado

Quem vive de aluguel sabe que as regras sobre mudanças no imóvel variam de acordo com o contrato. Mesmo com esse documento em mãos, é normal ter dúvidas na hora de adequar os ambientes ao gosto e à personalidade dos moradores. Se você se identifica, vai gostar de conferir as nossas dicas pra decorar apartamento alugado.

Há muitas formas simples de transformar um espaço interno. Boa parte dessas estratégias sequer demandam instalações ou ajustes na estrutura, o que evita imprevistos na hora de mudar de endereço. Outras podem até envolver algum tipo de alteração, mas são fáceis de reverter para deixar a moradia do jeitinho que estava.

Se animou com a possibilidade? Continue a leitura do post e veja 6 ideias pra colocar em prática!

Por que apostar em uma boa decoração?

Nosso bem-estar depende de vários fatores, mas é fato que a configuração dos ambientes de convívio tem uma pitada de influência. Afinal, quem nunca se sentiu melhor depois de renovar o próprio visual? O mesmo acontece com os locais de moradia, que precisam estar em equilíbrio com o estilo de vida de seus usuários.

A satisfação diária é uma das razões pra você decorar apartamento alugado e, sempre que sentir necessidade, refazer o processo de mudança. O objetivo está em construir um refúgio agradável, acolhedor e que inspire a execução de diferentes atividades do cotidiano. Pode ter certeza de que a atenção ao imóvel vai fazer você mais feliz na sua rotina.

Como decorar apartamento alugado?

Bons motivos não faltam para cuidar do seu cantinho com carinho, e isso inclui deixá-lo com a cara dos moradores. O segredo é buscar diversas referências e selecionar aquelas com maior potencial pra repaginar a sua casa. Esse exercício não tem erro e ainda faz com que você fique por dentro das tendências de cada momento.

Agora, vamos ao que interessa?

1. Transformar as paredes com adesivos

Está aí um dos caminhos mais comuns para atualizar a aparência de um imóvel. Os adesivos se destacam por conta da rapidez na aplicação, já que trazem uma superfície colante pronta pra ser fixada. Eles também são fáceis de remover quando comparados aos papéis de parede, o que evita problemas com a sobra de material.

Você encontra muitos modelos no mercado, com cores puras, estampas ou desenhos específicos. Tem até versões à prova d’água, ou seja, resistentes à umidade das cozinhas, banheiros e lavanderias. Isso significa que dá pra colocar adesivos em praticamente todos os cômodos, fazendo uma decoração para home office ou incrementando as paredes dos quartos.

Para quem curte uma composição mais artística, a dica é apostar nas fitas coloridas, também chamadas washi tapes. Elas podem ser usadas pra marcar linhas horizontais ou verticais, contornar móveis ou formar frases e figuras.

6 dicas para decorar seu apartamento alugado

2. Abusar dos tapetes e das peças de tecido

É difícil encontrar alguém que não se encante com um belo tapete, concorda? Além de proteger os pés do frio nos meses de inverno, esse item acrescenta novas texturas ao espaço, quebrando a monotonia de qualquer assoalho de madeira, chão de concreto ou revestimento cerâmico.

Tem quem goste de fazer a sobreposição de tapetes com tamanhos diferentes para brincar com os volumes. Ao abusar dessas peças, você enriquece o visual dos ambientes e ainda consegue esconder possíveis danos nos pisos.

Seguindo a mesma lógica, vale a pena preencher diferentes superfícies com outros tecidos nas suas cores favoritas. Pode ser um jogo de cortinas nas janelas, mantas estampadas sobre os sofás e até trilhos personalizados nos tampos de mesas, balcões e aparadores.

3. Distribuir luminárias portáteis

A luz tem papel de destaque na ambientação de casas e espaços comerciais. Com variações na sua intensidade e na coloração emitida, por exemplo, é possível criar efeitos distintos e transmitir sensações específicas às pessoas. E a boa notícia é que você não precisa alterar o projeto original pra conseguir um resultado incrível.

Basta providenciar algumas luminárias portáteis e distribuí-las em pontos estratégicos dos cômodos: no piso do canto da sala, no meio de uma estante, sobre a bancada da cozinha, entre outras possibilidades. Essa é uma forma prática de decorar apartamento alugado porque valoriza os espaços por meio da iluminação indireta.

4. Usar várias espécies de plantas

O verde sempre incrementa a estética das moradias, ainda mais quando é marcado pela diversidade de flores e folhagens. O ponto alto das plantas está na economia em troca da mistura de cores e formas orgânicas que trazem vida a qualquer espaço. Algumas espécies, inclusive, são conhecidas por purificar e melhorar a qualidade do ar.

Com poucos exemplares de vasinhos e floreiras, você já consegue fazer uma decoração de casa simples sem grandes modificações. O truque está em escolher plantas de vários tamanhos, com diferentes tipos de folhas e caules. Elas podem ser mantidas no chão, sobre os móveis ou peitoril da janela, e até suspensas em suportes apropriados.

5. Preencher o espaço com nichos

Se o contrato permite perfurações nas paredes, aproveite para instalar alguns nichos e prateleiras. Essas peças ajudam a preencher o espaço vertical, fazendo com que você ganhe área útil pra pendurar objetos, pertences pessoais e até acessórios decorativos.

O ideal é usar esses recursos em conjunto com quadros, pôsteres e porta-retratos que contenham materiais de valor: um certificado importante, uma fotografia com a família ou os amigos, uma arte específica, uma lembrança de viagem etc. Assim, você consegue acrescentar um toque pessoal ao lugar.

Se houver restrições, não se preocupe. Já existem fitas resistentes e ganchos adesivos próprios para decorar apartamento alugado. Esses produtos podem substituir pregos e parafusos em muitas situações, por isso, considere comprá-los pra expor seus artigos preferidos nas paredes.

6. Escolher bons móveis

A mobília é a base da decoração e pode ser aliada na adequação da moradia ao seu perfil. Assim, sempre que precisar trocar um modelo antigo ou adquirir novos exemplares, pense no estilo que gostaria de ver em sua casa. É importante que os móveis sigam a mesma linguagem ou tenham alguns elementos em comum.

A qualidade desses produtos também faz a diferença no aspecto da moradia. Por isso, seja exigente quanto à procedência. Na hora de investir, dê preferência às peças que possam cumprir mais de uma função no imóvel. As estantes vazadas são bons exemplos porque abrigam livros e outros itens enquanto separam duas áreas.

Viu como é tranquilo ajustar os detalhes da moradia e obter resultados satisfatórios? A criatividade ajuda muito no processo de decorar apartamento alugado, por isso, não deixe de estimulá-la pesquisando opções na internet. Você encontra ótimas ideias em todos os canais online que falam sobre temas de arquitetura ou design.

Gostou deste post? Aproveite pra compartilhar nas redes sociais e ajudar outras pessoas!

6 dicas para decorar seu apartamento alugado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você