Pesquisar
Pesquisar

Desenhos na parede do quarto são uma boa opção? Veja referências

Trabalhos artísticos são excelentes recursos pra atualizar o visual de um cômodo. Com uma pitada de criatividade, é possível transformar simples superfícies em painéis cheios de informação. Já pensou, por exemplo, em esboçar algumas linhas e formas para compor desenhos na parede do quarto?

Essa ideia funciona em vários ambientes, tanto que é comum na decoração de salas e até em espaços comerciais. Por ser bastante ousada, no entanto, pode deixar muita gente com dúvida sobre as combinações de cores e outros elementos. Se você também tem vontade de testar e quer acertar nas escolhas, prossiga com a leitura.

Vamos dar dicas sobre o que considerar no projeto e mostrar boas opções de materiais. Aproveite!

Quando os desenhos na parede do quarto são uma boa opção?

Se for do interesse dos moradores, essa técnica sempre será bem-vinda pra repaginar uma ou mais paredes. O importante é adequar os detalhes a certos fatores, como às preferências estéticas dos usuários e à área disponível para receber os desenhos. A personalização é o primeiro passo rumo à criação de um projeto único.

Portanto, a proposta pode funcionar em locais usados por pessoas de diferentes idades, de crianças a idosos. Se for um quarto de bebê, por exemplo, os tons suaves serão os mais indicados porque promovem relaxamento e não agitam os pequenos na hora do sono. Também é legal evitar ornamentos excessivos, como brilhos e outros itens estimulantes.

A faixa etária, inclusive, é um bom ponto de partida na hora de pensar em desenhos para fazer na parede do quarto. Afinal, enquanto os adolescentes tendem a preferir efeitos que transmitam sua personalidade e comportamento, os adultos podem ser mais abertos a novidades e até aceitar as tendências do mundo do design.

O que considerar na aplicação dessa técnica decorativa?

Os cuidados tomados são praticamente os mesmos na troca das cores dos ambientes. Pense que os desenhos na parede do quarto vão surgir da mistura de tons, com variações nas cartelas e na intensidade das nuances. Pra facilitar esse planejamento, listamos os principais fatores que você deve avaliar.

Gosto da pessoa

Nada melhor que ter um cantinho com a nossa cara, concorda? Isso vale pra qualquer pessoa, com exceção dos bebês que ainda não conseguem tomar decisões por conta própria. Ao elaborar um projeto voltado a crianças de colo, a dica é se inspirar no acabamento dos móveis do quarto e dos tecidos usados na roupa de cama.

Quem já é crescidinho, por outro lado, pode e deve opinar sobre as técnicas que serão aplicadas na parede. Não importa se é um casal, uma dupla de irmãos ou uma avó que tem um lugar reservado pra dormir na casa da família. ‍

Tema predominante

Outro truque pra definir o que desenhar na parede do quarto é observar se o ambiente já segue um estilo específico. Assim, vai ficar muito mais fácil definir as melhores figuras, estampas e até texturas a serem trabalhadas.

Um espaço com aparência clássica, por exemplo, pede imagens mais arredondadas ou orgânicas, como os arabescos e o padrão floral. Recintos modernos ou minimalistas, por sua vez, ganham destaque com ilustrações discretas e peças de linhas retas, como as listras, as figuras geométricas e o xadrez.

Tamanho do cômodo

Você sabia que as cores têm o poder de ampliar ou encolher visualmente os espaços? Esses efeitos são potencializados quando há presença marcante da tonalidade, em forma de pintura completa ou de desenhos que cobrem boa parte da superfície.

Então, vale a pena considerar o tamanho do quarto antes de selecionar as cores. Se o objetivo é ter a impressão de que o ambiente ficou maior, prefira os tons claros e suaves. Caso não se importe com a possibilidade de diminuir a área, aposte nos tons escuros e vibrantes sem medo.

Quais são as formas de fazer desenhos na parede do quarto?

desenhos na parede do quarto

Basta um rápido passeio pelas lojas físicas e virtuais pra se encantar com a variedade de produtos decorativos. Com tantas opções à vista, não é difícil encontrar o recurso adequado para os seus objetivos. Em todo caso, procure eleger uma técnica que você goste e ajude a criar os desenhos do jeito que imaginou.

Confira três exemplos de métodos pra valorizar as paredes.

Pintura

Está entre as formas mais tradicionais de colorir superfícies e brincar com efeitos. Ela é perfeita pra quem deseja produzir desenhos à mão livre, já que pode ser feita com diferentes instrumentos. Você só precisa escolher entre o rolo, a esponjinha ou o famoso pincel e deixar a imaginação fluir.

Ao pintar o quarto com desenhos na parede que fica atrás da cama de casal, por exemplo, dá pra simular uma cabeceira. Nesse caso, faça o contorno da peça com a forma de um quadrado, retângulo ou meio círculo, respeitando os limites do colchão. Outras opções incluem a pintura de cenários, de imagens abstratas e o que for da sua vontade.

Estêncil

Essa técnica é bem divertida porque consiste em desenvolver moldes pra reproduzir repetidos desenhos na parede do quarto. No estilo Faça Você Mesmo, pegue um pedaço de cartolina e esboce a figura que pretende aplicar. Depois, é só cortar o miolo dela para obter um estêncil exclusivo.

A partir de um único recorte, você consegue replicar a mesma figura em várias áreas da parede, usando tinta comum ou spray pra preencher o interior do molde. Vale usar desde silhuetas de plantas e animais até formas geométricas, para destacar um cantinho ou gerar uma malha estampada.

Revestimento

Essa categoria inclui desde materiais leves, como os adesivos e os papéis de parede, até placas com relevo. Como já trazem algum padrão de desenho ou textura, eles limitam um pouco a combinação de cores e demais recursos. A vantagem é que, como vêm com acabamento pronto, agilizam a renovação do quarto.

É claro que você pode improvisar com produtos mais simples, como a fita isolante ou as washi tapes, pra criar letras, contornos e sobreposições. Essas alternativas facilitam a customização e dão aquele toque pessoal aos quartos que também servem de escritório, canto de estudo e ateliê.

E aí, conseguimos aguçar sua curiosidade para mudar a cara de um espaço tão especial da casa? Soluções não faltam pra tirar as ideias do papel e destacar o cantinho usado durante o lazer e o descanso dos moradores. Agora, é só você decidir qual técnica vai adotar e se aventurar na missão de criar desenhos na parede do quarto.

Para acessar mais dicas e obter referências, venha explorar a categoria de Casa & Decoração do nosso blog!

Desenhos na parede do quarto são uma boa opção? Veja referências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você