BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Quais são as melhores plantas para ter em casa?

É raro encontrar uma residência que não tenha um pouquinho de verde na área interna ou externa. Se você faz parte do grupo que adora uma flor ou folhagem, precisa conhecer as melhores plantas para ter em casa. As preferidas geralmente são aquelas que se adaptam a diferentes condições de luminosidade.

Dessa forma, seja qual for o tipo de imóvel, é possível cultivar mudas ou sementes até que se tornem belos maciços vegetais. A escolha cuidadosa não só favorece o desenvolvimento das espécies, como também facilita a vida de quem não tem muito tempo pra se dedicar aos processos de rega, poda e adubação.

O que acha de usar as nossas dicas como base no planejamento de seu jardim doméstico? Fique de olho nas indicações!

Por que incluir plantas na decoração?

O primeiro motivo está na possibilidade de incrementar o visual do imóvel de forma simples e com baixo custo. A vegetação é um recurso barato, que harmoniza com todos os estilos decorativos, desde o clássico até o minimalista. Isso significa que você pode adicionar verde a diversos lugares, sem moderação.

Outra razão importante está na melhora da qualidade de vida dos moradores, por meio da purificação e do aumento da umidade do ar presente nos cômodos. Ao conhecer as melhores plantas para ter em casa, você tem a chance de criar ambientes mais saudáveis e cheios de vitalidade. Dois benefícios imperdíveis, né?

Pra muitas pessoas, certas espécies ainda têm o poder de atrair coisas boas e, ao mesmo tempo, afastar as energias ruins. O importante é respeitar as crenças de cada família e tirar proveito máximo desses belos recursos da natureza. Em todo caso, você sempre vai ter uma decoração simples e harmônica na manga.

Quais são as melhores plantas para ter em casa?

Quais são as melhores plantas para ter em casa?

Os viveiros e floriculturas estão cheios de espécies que se adaptam ao cultivo em vasos. Isso quer dizer que você pode investir em diferentes arranjos e tipos de recipientes pra compor os ambientes domésticos. Não vão faltar cores, formas e texturas com tamanha variedade. Veja abaixo as opções mais populares.

Samambaia

Famosa por seus caules repletos de pequenas folhas, essa planta ganha bastante volume com o passar do tempo. Aos poucos, as camadas mais desenvolvidas ficam pesadas e se dobram em direção ao solo. É um efeito de queda muito bonito, tanto que as samambaias são perfeitas para compor suportes suspensos pelo teto.

Apesar de serem resistentes, elas não gostam de correntes de ar porque o vento excessivo queima as folhas. O ideal é manter os vasos próximos de uma abertura pra que as mudas recebam um pouco de sol todos os dias.

Cróton

É uma das melhores plantas para ter em casa, principalmente se você faz questão de ter um pouco mais de cor nos ambientes. Isso porque a cróton tem folhas grandes e brilhantes, com tonalidade que varia do verde-escuro ao amarelo. Nuances avermelhadas também são comuns e criam uma mistura belíssima.

Por se tratar de uma espécie de médio porte, dificilmente vai poder ficar sobre seus móveis. A dica é cultivá-la em vasos posicionados no chão, em local iluminado para que as folhas largas se mantenham sempre saudáveis.

Espada-de-São-Jorge

Essa famosa planta de origem africana ganha destaque quando o assunto é resistência. Afinal, não demanda muitos cuidados de manutenção e consegue viver bem mesmo em lugares com ar-condicionado. Ela também demonstra capacidade em se desenvolver tanto em áreas com luz quanto em cômodos sombreados.

Um dos pontos altos da espécie está nas folhas longas e achatadas que parecem verdadeiras esculturas naturais. Há variedades pra todos os gostos, desde verde puro até manchas transversais em tom amarelado.

Suculentas

Elas têm esse nome porque aparentam estar com as folhas sempre inchadas. A aparência “gordinha” ocorre devido ao acúmulo de água nos tecidos dessas plantas, como estratégia de sobrevivência em condições extremas. Isso faz das suculentas ótimas companhias pra quem não quer se preocupar tanto com rituais de cuidado.

Elas estão disponíveis em vários formatos e cores. As versões mini são perfeitas na decoração para home office e outros espaços menores. Se você achar muito pequenas, a dica é reunir diversas variedades em um vaso maior.

Cactos

Junto com as suculentas, essas variedades originais do deserto predominam nas listas de melhores plantas para ter em casa por conta da facilidade de manutenção. E elas não se limitam a exibir majestosos caules espinhentos, já que, na época certa, surpreendem com o desabrochar de lindas flores coloridas.

Você não vai se contentar com apenas um exemplar assim que tiver a primeira unidade. Os cactos só precisam de bastante luz, um pouco de ventilação e regas espaçadas, pois resistem bem à exposição solar e ao clima seco.

Orquídea

É uma das mais majestosas plantas graças à estrutura delicada e à produção de pétalas que se juntam formando uma estrela. Você encontra opções em todas as cores, incluindo variedades mescladas, pra enfeitar toda a casa. Muita gente gosta de colocá-las nas áreas sociais da moradia, como a sala de estar ou de jantar.

As orquídeas são bastante frágeis, então, tenha cuidado ao movimentar os vasos para não correr o risco de quebrar os caules. Elas precisam de luz indireta e preferem um substrato levemente úmido.

Peperômia

Se você quer embelezar cômodos pouco ensolarados, pode apostar nessa espécie sem medo. A peperômia não tolera muita luz natural porque suas folhas são frágeis e, com o excesso de radiação, podem sofrer queimaduras. Ela tem folhas verdes com formato ovalado e uma camada de brilho que chama a atenção.

Você não vai ter grandes responsabilidades ao apostar nessa incrível planta ornamental. Problemas com pragas são raros, sem contar que as exigências quanto à composição do solo são baixas.

Maranta

Também está no time das espécies que dispensam o excesso de sol. Ou seja, é uma ótima pedida pra decorar locais que costumam ficar na penumbra, como os vãos de escadas internas, corredores e até o hall de entrada. São todos espaços simples, que ganham riqueza de detalhes com a vegetação.

A maranta é conhecida pela sua mistura de cores que não passa despercebida, incluindo vermelho, amarelo e diferentes intensidades de verde. Com certeza é uma escolha bem-vinda pra dar vida ao lar.

E aí? Deu vontade de providenciar suas próprias mudas e renovar cada cantinho do imóvel? Você pode pesquisar ideias de decoração em blogs específicos de jardinagem, pra coletar referências com as melhores plantas para ter em casa. Depois, é só acompanhar a evolução das espécies de perto e cuidar delas com carinho.

Se gostou do artigo, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus contatos também saibam o que cultivar!

Quais são as melhores plantas para ter em casa?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você