BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como fazer marmita para a semana toda? Veja 7 ideias

Quando se tem uma rotina, ter hábitos que ajudam a poupar tempo no dia a dia, como fazer marmita pra semana toda, faz toda a diferença. É muito útil também se você tem um cotidiano mais tranquilo, mas não abre mão da praticidade.

Isso porque quando você prepara um cardápio de marmitas para semana, é possível tirar apenas um dia para cozinhar todos os alimentos de uma só vez e se organizar para congelar aqueles que estragam mais rápido. Com essa prática, você organiza a sua alimentação e tem mais tranquilidade na hora das refeições.

Que tal ver algumas ideias para fazer marmita para semana toda e se inspirar? Neste post, fique por dentro de 7 ótimas dicas!

1. Defina os grupos alimentares

Para começar, nada melhor do que decidir o que fazer para colocar na marmita. Para ter uma alimentação balanceada, é importante prezar pelo equilíbrio e pela diversidade dos alimentos.

Sendo assim, o primeiro passo é definir os principais alimentos que você vai preparar na semana, considerando os diferentes grupos alimentares: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais.

Os carboidratos estão presentes em alimentos como o arroz, feijão, batata, milho, feijão e frutas. As proteínas são mais predominantes em carnes animais, ovos, laticínios e grãos como soja e grão de bico. 

Os lipídios, que são gorduras, precisam de uma maior atenção para evitar o exagero. Eles compõem os óleos (soja, girassol etc.), azeite de oliva, oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim, entre outras) e algumas carnes, como as bovinas, as suínas e alguns peixes. Já as vitaminas e os sais minerais você pode encontrar em abundância nos legumes, verduras e frutas. 

O ideal é ter, pelo menos, uma fonte de cada grupo alimentar por refeição. Assim, você pode organizar o seu cardápio pensando nas suas preferências alimentares e no que tem na dispensa.

2. Faça uma lista de mercado

Ter mais organização na alimentação diária, como preparar marmitas para a semana e congelar, é um hábito que vai ajudar bastante na sua organização financeira também. Afinal, quando você já sabe o que pretende fazer para as refeições dos próximos dias, é possível ir ao mercado com foco no que vai precisar.

Por isso, depois de definir os pratos para a semana toda, você pode fazer uma lista com o que está faltando em casa para comprar no mercado. Assim, além de evitar gastos desnecessários, você garante tudo o que vai precisar para montar as marmitas.

como fazer marmita para a semana toda

3. Monte com antecipação

O mais interessante é fazer com que o momento de preparo das marmitas seja calmo e organizado. Quem sabe, essa pode se tornar uma atividade de lazer no dia a dia, principalmente se você gosta de cozinhar.

Por isso, é importante montar as marmitas com antecipação. Assim, se faltar um ingrediente ou outro que você esqueceu de colocar na lista, há tempo suficiente para passar no mercado e continuar as suas receitas.

Sem contar que, com antecedência, você consegue apreciar muito mais o momento. Além disso, tem tempo para lavar toda a louça e reduzir as atividades domésticas do resto da semana.

4. Higienize os alimentos

Depois de chegar do mercado, experimente higienizar os seus alimentos, principalmente aqueles que vão ser comidos crus. Legumes e verduras, por exemplo, podem ser imersos em uma solução de 1 litro de água e 1 colher de água sanitária ou cloro.

Se você preferir, existem produtos específicos para higienizar os alimentos. Assim, o processo se torna ainda mais prático, e você elimina qualquer resíduo das suas saladas e verduras. ✌

5. Preste atenção nos temperos

Uma dica para deixar a sua comida muito mais saborosa é apostar nos temperos. Testar diferentes especiarias vai ajudar a montar as suas próprias receitas e ter refeições ainda mais saborosas.

Só preste atenção no que não pode ser congelado na marmita. Alguns temperos, quando descongelam, podem assumir uma intensidade diferente. Então, pondere se é melhor deixar para adicioná-los antes ou depois do degelo.

6. Escolha o cardápio de cada dia ou de cada refeição da semana

Como visto, se você pensar no que fazer para colocar na marmita com antecedência, tudo fica mais fácil. Agora, para simplificar ainda mais a rotina, planeje o que comer em cada dia da semana.

Com isso, você pode se antecipar no dia anterior para descongelar o almoço e o jantar. Dessa forma, quando chegar a hora da refeição, é só pegar o seu prato e colocar no micro-ondas ou na Airfryer por alguns minutos.

Se você não se importa de comer a semana inteira as mesmas refeições, é possível já planejar o cardápio dos próximos 7 dias. Agora, se você prefere mais variedade, faça cerca de 3 a 4 marmitas de cada alimento por refeição e intercale ao longo do período.

Nesse momento, vale a pena pensar também nos alimentos que não podem ir para o congelador. Massas já cozidas, laticínios, ovos com casca e produtos enlatados, por exemplo, podem ser conservados na geladeira, mas é interessante evitar o congelamento. 

Com todos esses cuidados, você pode planejar melhor o cardápio de cada dia e garantir alimentos frescos e saborosos para as suas refeições da semana inteira.

7. Separe em potinhos

O último passo, depois de preparar todo o cardápio da marmita para a semana, é separar em potinhos. Se você quiser, também é possível bater receitas de sucos e vitaminas e, em seguida, congelar as bebidas, para facilitar até mesmo o acompanhamento das refeições e o café da manhã ou lanche.

Se você está pensando em como guardar comida para a semana toda, saiba que vale a pena comprar um jogo de potes herméticos e de tamanho suficiente para guardar uma refeição. Assim, é possível deixar o prato montado e, na hora de comer, completar apenas com a salada e os temperos.

Viu só como fazer marmita para a semana toda é uma ideia excelente para ter uma rotina mais organizada, tranquila e ainda economizar nas compras de casa, sem deixar de lado a alimentação equilibrada? Para tornar isso um hábito, foque em diversificar o cardápio e em se organizar semanalmente para preparar as suas refeições.

Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter para conferir muito mais dicas de como cuidar da casa!

Como fazer marmita para a semana toda? Veja 7 ideias

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você