Se você sempre quis uma casa de novela, ou vê no Insta aqueles cômodos lindos e planejados, saiba que também pode ter. Aliás, um modo de fazer isso é cuidando da iluminação para casa. Afinal, ela dá uma cara nova para o seu lar, tem muitas vantagens, e não é um trem entojado de fazer se você seguir as dicas certas.
Neste post, veja as vantagens de caprichar nas luzes da casa e confira 6 dicas pra entender como criar a sua. Boa leitura!
As vantagens de caprichar na iluminação para casa
Você tem gastura de ver tanta lâmpada acesa? Sai apagando tudo e quando vai se ajeitar no sofá pra assistir televisão, fica só com aquela luz da tela? Calma! A gente sabe que economizar energia é importante, ainda mais quando tá todo mundo pelejano na crise, pra pagar a conta de luz.
Mas também não significa que você tem que viver no breu. É só cuidar pra ter uma boa iluminação para casa
Para isso, basta pensar certinho em quais tipos de luz você precisa e como instalar tudo em cada lugar. Assim, você economiza no final do mês e deixa a sua casa muito mais bonita, já que tem muitas opções, mesmo para a decoração de um apartamento pequeno.
6 dicas para você montar a iluminação para casa ideal
Usar bem a iluminação não é colocar uma lâmpada meia-boca no meio da sala e pronto. Isso porque em cada cômodo, dependendo dos móveis e de outros objetos, ela pode ajudar a deixar tudo mais harmonioso, com a luz mais agradável e sem desperdiçar. A seguir, confira 6 dicas pra usar a iluminação na sua casa!
1. Conheça os tipos de lâmpadas
Para conseguir uma iluminação para casa legal, e ao mesmo tempo economizar, é importante você conhecer os tipos de lâmpada. Existem várias opções, mas as que a gente conhece mais são:
- incandescente, aquela luz amarelinha antiga, meio fraca e barata, que gasta muito;
- fluorescente, aquela de tubo da cozinha, com luz branca e que é mais econômica;
- LED, aquela um pouco mais cara, mas que dura uma vida, economiza na conta de energia e é reciclável.
Ué, mas então qual delas é a melhor? A gente considera a LED a mais adequada para a iluminação para casa, porque ela tem essas qualidades. Além disso, conta com vários modelos e formatos, e também tem na luz branca, amarela e até colorida, se você quiser.
2. Considere o cômodo
É importante entender que nenhum cômodo da sua casa vai ser igual, na questão da iluminação. Isso porque cada lugar é diferente, certo? O banheiro pode ter um vitrô, a sala uma porta de vidro pra sacada, a cozinha uma janela só… Por isso, você precisa considerar cada ambiente para achar a iluminação certa.
Sabe por que isso é importante? Imagina usar uma luz branca no seu quarto, onde todos os móveis são brancos também? Fica aquela claridade imensa, que dói até a vista. Assim, uma luz amarelinha vai melhor pra relaxar. Já na cozinha, onde você precisa enxergar até o trenzinho grudado no fogão, a luz branca te ajuda melhor.
3. Defina as luminárias
Além de saber a cor e a intensidade da luz que você precisa, também é importante definir os modelos de luminária que vai usar. Nesse caso, também são muitas opções.
Os spots na parede, por exemplo, ficam elegantes e não têm uma luz forte, o que é bom pra sala. No seu quarto, vai bem um abajur do lado da cama, ainda mais se você dividir com outra pessoa e quiser dormir mais tarde. No banheiro, luzes no espelho te ajudam a fazer a maquiagem do dia a dia, principalmente à noite.
4. Escolha onde instalar
Além de escolher qual luminária usar, você precisa de cuidado com o tamanho de cada peça. Afinal, não quer ficar tropeçando no fio da luminária que fica no chão, ou quebrar seu abajur porque deixou numa mesinha, na mira de uma criança custosa, certo?
Então, pense bem qual luminária você quer e escolha onde ela vai ficar melhor na sua casa. Para isso, basicamente considere o espaço dos cômodos e o que tem neles. Se for um quarto pequeno, por exemplo, tente usar as paredes e o teto pra colocar as luzes. Na sala, pegue aquele cantinho que sobrou do sofá, e coloque a luminária de chão, que fica chique e não atrapalha ninguém.
5. Pense nos móveis e nas cores
Parece uma coisa à parte, mas a iluminação para casa tem tudo a ver com as cores dos móveis e das paredes. Afinal, se você jogar uma luz de uma cor em cima de um objeto de outra, ele pode refletir uma terceira. Por isso, cuidado e tente fazer um teste antes, pra ver como ficam as coisas com a iluminação que você quer.
Outro ponto importante é que se você gosta de ambientes bastante claros e abertos, talvez tenha que ajustar a mobília. Por exemplo, aquele guarda-roupa de madeira que você tem no quarto pode tampar toda a luz que vem da janela. Assim, se você colocar ele em outra parede, a luz consegue entrar e refletir melhor no ambiente.
6. Conheça as técnicas de iluminação
A iluminação para casa parece difícil porque são muitos detalhes. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças que você não dá conta. Para começar, é importante conhecer um pouquinho mais sobre as técnicas que ajudam a criar esses ambientes lindos que a gente vê por aí. Uma delas é entender os tipos de iluminação.
Direta
É aquela que tem uma fonte de luz principal, que você pode colocar na sala, na mesa de jantar ou no banheiro, por exemplo. Ela dá bastante claridade e tem foco num objeto ou em um cômodo.
Indireta
É criada com várias fontes de luz, como spots, arandelas, abajures e lustres. O objetivo dela é não ter um foco só, mas deixar tudo iluminado. Se as paredes ou objetos forem claros, ela vai se espalhar ainda mais.
Difusa
É uma iluminação mais confortável porque não é muito forte, nem cria sombras. É boa pra lugares em que você vai relaxar, como a sala e o quarto.
A partir disso, você pode saber quais luminárias precisa e como direcionar essas peças, para criar o efeito que você quer na sua casa!
Agora que você viu como a iluminação para casa vale a pena, também é legal saber que ela pode ser criada da melhor maneira com um projeto de iluminação. Ainda mais se for feito por um profissional, ele considera os espaços que você tem, a luz que você quer, e toda a decoração e mobília pra encontrar o melhor modo de deixar tudo mais lindo e agradável. Além disso, ele leva em conta a economia, a luz natural e o uso de cada cômodo. Aliás, também te ajuda a não sair comprando as luzes erradas, sem saber como vão ficar!
Gostou das nossas dicas para a iluminação da sua casa? Siga a gente no Facebook, YouTube, Instagram, TikTok e LinkedIn para mais conteúdos!