O final de ano já está chegando! E com ele, as crianças entram de férias. Sem compromisso com as lições da escola, é hora delas passarem mais tempo em casa, e aí acontece de tudo: um atazanando o outro, criança custosa subindo em tudo que é canto, e você sem saber como ocupar o dia.
Mas é normal, némez? Afinal, as crianças têm mesmo é que brincar. Por isso, essa é uma ótima oportunidade para preparar umas férias em família bem legais e fortalecer ainda mais a relação com as crianças.
Neste post, confira 7 dicas que separamos pra você curtir com as crianças, para mantê-las ocupadas, aprendendo e se divertindo o dia inteiro. Vambora?
Férias em família: 7 dicas para você aproveitar ao máximo
Com um mundaréu de atividades que dá para fazer nas férias em família, não tem cabimento deixar as crianças só na televisão, no vídeo game e no celular, né?
Claro que elas podem aproveitar isso também, mas com tempo livre, é hora de incentivar mais coisas e aproveitar tudo o que dá pra fazer juntos. A seguir, confira 7 dicas para você preparar as melhores férias para elas!
1. Monte um cronograma
Ainda mais se você trabalhar e não tirar as suas férias, o tempo pra passar com as crianças é mais curto. Por isso, montar um cronograma é bastante importante. Assim, você consegue saber quando vai poder ficar com elas e não perder tempo na hora, pensando no que fazer.
Outra coisa boa é que com o cronograma dá para variar bastante as férias em família, colocando coisas novas que ninguém de casa fez ou se esqueceu que é tão legal.
Por exemplo, que tal colocar os pequenos para aprender mais sobre a própria família, vendo vídeos e fotos antigas? Ou então, e se todo mundo fizer uma aula divertida, por exemplo, artesanato? Pode ser direto do YouTube e dá pra todo mundo acompanhar na mesma hora.
2. Escolha atividades que todos gostem
As férias escolares são mais ou menos dois meses. Por isso, você vai ter bastante tempo pra aproveitar com as crianças. Mas para não virar um bololô, é importante considerar o que todos gostam de fazer. Assim, você consegue garantir que ninguém vai ficar aborrecido num canto, porque não quer participar da brincadeira.
Então, na hora de criar o cronograma, fale pra todo mundo sugerir o que quer fazer e leia todas as ideais. Se não der pra encaixar tudo, faça uma votação.
3. Aposte em passeios culturais
Férias em família não quer dizer só ficar em casa, não. Afinal, é bom demais da conta aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer. Por isso, entre uma e outra atividade em casa, você pode programar passeios culturais, como ir ao museu da cidade e ao zoológico , ou até fazer um piquenique na pracinha.
Além disso, também vale um passeio na casadivó, para ouvir um causo, fazer uns quitutes e tomar um cafézim. Afinal, isso também ajuda as crianças a aprender e ter contato com gerações mais velhas da família. Já para quem pode, ir à fazenda para panhá fruta, brincar na terra e ver os animais é outra opção divertida.
4. Proponha brincadeiras com água
No verão do Brasil, esqueça a friági. É hora de deixar as crianças aproveitarem também as brincadeiras na água. Para isso, só precisa de um cadim de imaginação. Por exemplo:
- tomar banho no tanque;
- passar o dia na piscininha;
- tomar banho de mangueira;
- brincar de balão d’água;
- ir para um parque aquático.
Nesse caso, se você tem preocupação em gastar água, pode aproveitar outras atividades para as crianças. Por exemplo, enquanto rega o jardim com a mangueira, deixe os pequenos brincar e se molhar também.
Já se vai lavar vasilha, chame as crianças pra ajudar. Mas se você tem uma piscininha, encha uma vez e tente usar o máximo aquela água. Por fim, se for usar uma bacia, aproveite a hora do banho mesmo, deixe as crianças brincarem, e depois só enxágue.
5. Cozinhem juntos
Depois de tanta brincadeira com terra e água, as crianças ficam varadas de fome, némez? Por isso, também vale a pena ir pra cozinha e testar suas habilidades de culinária.
Afinal, tem um monte de receitas para fazer com as crianças, sejam inventadas ou tradicionais: de frango com quiabo no almoço até pão de queijo recheado de chocolate no café. Assim, além de cozinhar juntos, dá para comer um monte de trem gostoso e criar memórias.
6. Faça um dia de cinema
Você pode passear no shopping e ir ao cinema lá, mas também dá pra fazer uma sessão de cinema em casa. Afinal, além dos filmes de comédia na Netflix, tem animação, séries e vários outros programas que vocês podem aproveitar juntos. Então, corre pra quitanda, compra a pipoca e escolhe o filme!
7. Planeje a viagem de férias
Vai sair de férias também? Ô, bondade! Então as férias em família ficam melhores ainda. Nesse caso, vocês podem preparar aquela viagem que todo mundo queria fazer.
Para isso, o ideal é se organizar com antecedência, ainda mais se for um lugar longe. Assim, você consegue os melhores preços. Mas se não der pra ir tão distante, não garra não. Mesmo um passeio de final de semana para alguma cidade perto pode ser uma ótima oportunidade.
Por exemplo, que tal aproveitar as várias cidades de Minas e fazer um tour pelas que estiverem mais perto? Assim, todo mundo pode conhecer melhor nosso estado, aprender mais sobre a cultura mineira e ver coisas novas!
As férias em família não são uma época divertida só para as crianças, mas também pra você! Por isso, é importante planejar as atividades que vão realizar. Assim, os pequenos não ficam caçando encrenca e vocês podem passar mais tempo juntos, criando memórias e fortalecendo a conexão em família. Para isso, é importante ouvir também a opinião das crianças e criar algumas escolhas em que eles podem participar.
Quer saber como ter férias em família com sucesso, especialmente se for viajar? Aprenda 7 passos para fazer um bom orçamento familiar!