Pesquisar
Pesquisar

6 dicas de decoração para apartamento pequeno

Se você está buscando as melhores dicas de decoração pra apartamento pequeno, pode ter certeza que chegou ao lugar certo. Afinal, como de costume, a gente sempre traz algumas boas — e econômicas — alternativas pra decorar os ambientes de casa, sem precisar gastar uma fortuna ou recorrer a ideias mirabolantes.

E hoje não seria diferente! Aliás, tudo o que a gente separou a seguir é super simples, prático e fácil de fazer, e, com certeza, vai agregar muito na decoração de seu apartamento, independentemente do tamanho dele. 

Sendo assim, sem mais enrolação, bora direto às dicas e mãos à obra!

Quais cuidados ter na decoração de apartamento pequeno?

Antes de destacar as dicas de como decorar um apartamento menor, a boa é também ressaltar fatores e aspectos que podem dificultar esse processo na prática.

Por exemplo, o uso de móveis muito brutos e antigos podem ocupar mais espaço do que os modernos. A questão da iluminação e a própria pintura dos ambientes também ajudam a dar uma impressão de amplitude.

Sendo assim, o primeiro passo pra uma bela decoração de apartamento pequeno é imaginar um modelo ideal, que combine com o seu gosto e, ao mesmo tempo, torne o seu espaço eficiente.

Pra tornar isso possível, antes mesmo de começar a decorar, tente planejar o estilo que você mais curte, bote as ideias num papel e comece a pesquisar os elementos que vão compor cada espaço da casa.

Confira 6 dicas de decoração pra apartamento pequeno

Conforme combinado, agora chegou a hora de pôr a mão na massa e começar a decoração de seu apartamento.

Pra isso, separamos algumas dicas e conselhos superimportantes a seguir. Dá uma olhadinha aí e bom trabalho.

1. Aposte nos espelhos

Além de muito elegante, usar espelho na decoração de apartamento pequeno pode ter também um papel estratégico na dimensão dos ambientes.

Isso porque esses simples objetos não ocupam espaço algum e, ao mesmo tempo, ajudam a expandir, ou pelo menos dar essa impressão aos cômodos de uma casa menor.

Por isso, se você curtir esse estilo, pode apostar em espelhos grandes em locais certos do apartamento, tais como na sala, em um corredor, no quarto ou no hall de entrada.

Há diversos modelos disponíveis no mercado, como os mais tradicionais de pendurar na parede, aqueles com suporte de pé, penteadeiras, outros mais modernos e elaborados com molduras belíssimas e até mesmo alguns em forma de adesivo. Aí é só pesquisar e escolher o que mais combina com você! 

2. Invista em ambientes integrados

Outra ideia pra dar mais espaço e eficiência na decoração de apartamento pequeno é apostar na integração das áreas disponíveis.

Afinal, paredes e muros podem tornar os cômodos ainda mais apertados. Então, por exemplo, se for possível integrar alguns ambientes, como sala e quarto ou sala e cozinha, saiba que isso vai ajudar bastante na decoração e dar uma impressão maior de amplitude.

Exemplos legais que podem servir de inspiração é tentar trabalhar com separações mais leves e discretas, como um simples balcão ao estilo de cozinha americana ou um biombo entre a cama e a sala.

Assim, você cria uma divisória entre os ambientes, mas de forma bem mais suave e sem interferir muito no espaço físico.

3. Atente pra iluminação

x6 dicas de decoração para apartamento pequeno

Pode parecer besteira, mas uma boa iluminação consegue fazer a diferença na impressão de amplitude de seu apartamento pequeno.

Pra isso, invista mais em luzes claras e garanta o alcance delas em todos os cômodos. Estamos falando, por exemplo, dessas lâmpadas brancas de led mesmo, que são mais potentes, geram mais luminosidade ao ambiente e, de quebra, ainda são mais econômicas.

E se quiser agregar ainda mais charme, dicas como luminárias embutidas ou de parede podem ajudar a compor o ambiente sem ocupar espaços desnecessariamente.

4. Use nichos, prateleiras e armários mais leves

Outra alternativa de decoração de apartamento pequeno é implementar nichos, prateleiras e armários mais leves e modernos. 

Assim, você poderá compor tais elementos com objetos decorativos, livros, pequenas plantas, porta-retratos, entre outros, enquanto os armários cumprem a função de armazenar seus pertences.

Hoje, há armários lindos e muito eficientes disponíveis em lojas especializadas. Por isso, pesquise bem antes de comprar, confira as medidas certinho e planeje os espaços a serem instalados. 

5. Adote um estilo minimalista

Menos é mais, e cá entre nós, essa ideia é o que tá na moda atualmente! O chamado estilo minimalista preza justamente pelo básico e necessário e, quando você assume isso no seu dia a dia, vai notar que tudo faz muito sentido. 

Não é só na decoração do apartamento pequeno que essa ideia vai agregar, mas na sua rotina como um todo. Afinal, quanto menos elementos você tiver em casa, mais tranquila será sua faxina, mais fácil será de mudar as coisas no futuro, mais espaço livre terá à disposição e assim por diante.

Nessa pegada, conseguirá montar toda a sua casa só com o necessário, aproveitando ao máximo os ambientes com simplicidade e eficiência, claro, sem perder o charme.

6. Compre móveis funcionais

Hoje, o que mais tem no mercado também são os chamados móveis funcionais. Ou seja, são mais compactos que os convencionais e, de quebra, ainda podem ter diferentes funções.

Por exemplo, na sua sala, mesmo que pequena, você pode investir em um sofá cama e, dessa forma, criar um “quarto” extra quando uma visita chegar. Armários inteligentes, com portas de correr ou prateleiras que viram mesas, também são outra alternativa de móveis funcionais capazes de ajudar no melhor aproveitamento de seus espaços.

Essas são algumas dicas de decoração pra um apartamento pequeno e como é possível aproveitar melhor os seus ambientes, mesmo que os espaços sejam mais apertados e limitados. Esperamos que com essas ideias você possa dar uma cara nova à sua casinha e torná-la ainda mais aconchegante, charmosa e, claro, eficiente pro dia a dia.

Curtiu as dicas? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e já aproveite para marcar amigos e familiares que buscam soluções desse tipo. Até a próxima!

6 dicas de decoração para apartamento pequeno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você