Pesquisar
Pesquisar

Jogos em família: 15 melhores para jogar durante as férias escolares

Jogos em família são uma forma divertida de passar o tempo durante as férias e curtir bastante. Mais que distrair a criançada nesse período, eles ainda servem pra incentivar habilidades como estratégia, raciocínio e imaginação, sabia?

Sem falar que dá pra colocar todo mundo para se movimentar com brincadeiras tradicionais. Além disso, vale lembrar que brincar e jogar são ótimas maneiras de estar junto, acompanhando o crescimento das crianças. Tudo de bom, não é? 👪

Por isso, a gente montou uma lista com 15 opções de jogos em família. Confira!

1. Banco Imobiliário

Banco Imobiliário é um clássico, certo? Nesse jogo de tabuleiro, até 6 participantes se envolvem numa disputa pra acumular capital. Ao final, ganha quem juntar mais dinheiro. Na versão clássica, são simuladas transações comerciais envolvendo imóveis. Assim, além de divertir, é uma ferramenta de educação financeira.

2. War

Estratégia e imaginação se encontram no War. Por isso, é uma ótima opção para jogos em família. Nele, o mapa mundi é dividido em 6 regiões, que estão em disputa dentro de missões sorteadas pelos jogadores. 🗺️

Seu progresso se desenrola conforme os exércitos de cada participante se enfrentam em batalhas pra atingir esses objetivos.

3. Damas

Entre os jogos em família, há opções de tabuleiro bastante tradicionais pra quem quer desenvolver a habilidade da estratégia. Em Damas, 2 jogadores estão em busca de capturar todas as peças um do outro ou, ao menos, impedir o adversário de se mover. Ou seja, é preciso planejar cada jogada.

4. Jogo da Vida

Ainda no modelo de tabuleiro, outro exemplo que se destaca pra fazer parte dos jogos em família é o Jogo da Vida. Semelhante ao Banco Imobiliário por tratar de situações reais, é mais amplo, abrangendo atividades da vida adulta como:

  • casar; 👰
  • ter filhos;
  • contratar um seguro;
  • apostar;
  • viajar; ✈️
  • pagar ou pedir empréstimos;
  • receber salários; 💵
  • investir.

5. Imagem e Ação

Nesse jogo, desenhos ou mímicas são usados pra adivinhar o que está escrito num cartão. Assim, um jogador dá pistas pros demais membros do seu time. Conforme progridem, as equipes avançam com seus peões no tabuleiro.

Devido à estrutura, essa brincadeira é uma boa forma de ajudar as crianças a lidar com a timidez e desenvolver a comunicação. 🗣️

6. Stop

O Stop é uma opção do que fazer com as crianças sem muito investimento, já que só é preciso ter papel e caneta. Mas, ainda assim, diverte enquanto promove o desenvolvimento do raciocínio. Basicamente, uma folha é dividida em colunas em que cada uma representa uma categoria, como:

  • nome;
  • comida;
  • cor;
  • objeto;
  • lugar;
  • entre outras.

Depois disso, é necessário definir de forma aleatória uma letra. Normalmente, os jogadores devem mostrar um número com os dedos, a soma de todos indica uma posição no alfabeto que deve ser a letra inicial da resposta de cada coluna. Quem preencher mais rápido grita stop.🤚

7. Quem sou eu?

Outra opção que só usa papel e caneta, Quem sou eu? está entre os jogos em família que mais podem arrancar risadas. 🤣🤣🤣 Cada participante escreve o nome de uma pessoa ou personagem conhecidos num bilhete, ou papel adesivo.

Depois, esses papéis precisam ser distribuídos pra que cada um fique com um nome que não escreveu e, sem olhar, tente adivinhar de quem se trata. Para tanto, são colados na testa e, com isso, os outros jogadores conseguem responder às suas perguntas.

8. Perfil

Semelhante ao Quem sou eu?, o Perfil também é um jogo que envolve adivinhação. Porém, nesse caso, cada participante tira uma carta com 20 dicas. Os demais jogadores se intercalam pra escolher um número dentro dessa lista de informações e tentar descobrir a que se refere. Aquele que acertar anda uma casa no tabuleiro.

9. Jogo da memória

Ideal pra incentivar a atenção, seus pares de peças ou cartas são embaralhados e distribuídos tanto aleatoriamente quanto virados pra baixo. Cada jogador pode levantar duas por rodada, a fim de buscar pelas duplas iguais. Isso exige que todos fiquem de olho para saber onde está o que. Quem ficar com mais ao final, vence. 🥇

10. Uno

A concentração também é útil em Uno. Nesse jogo, cada jogador tem o objetivo de se desfazer de todas as cartas que tem em mãos o mais rápido possível. Mas só podem fazer isso de acordo com a cor que está na mesa.

Também há cartas que adicionam mais a mão de outro participante, pulam alguém, alteram a cor, mudam a ordem de jogar e por aí vai.

11. Quebra-cabeça

Dentro dos possíveis jogos em família, um bom quebra-cabeça não pode faltar pra desenvolver diversas competências, não é mesmo? Seu funcionamento é simples, basta montar uma imagem juntando peças que se encaixam. Dessa forma, tanto raciocínio como colaboração são incentivados. 🧩

12. Jenga

Nesse jogo, seus blocos são montados em formato de torre, com cada andar composto por 3 deles. Cada participante precisa tirar uma peça de baixo e colocar em cima sem deixar a estrutura cair, caso contrário, perde.

Essa movimentação exige concentração e destreza com as mãos, que devem permanecer firmes na hora de remover um bloco da parte inferior e equilibrar no topo novamente.

13. Twister

Pra quem gosta de movimento, o Twister é uma boa pedida. Ao girar uma roleta, o participante descobre onde precisa posicionar suas mãos ou pés num tapete, com círculos de quatro cores.

Esse formato de jogo exige flexibilidade e até um pouco de contorcionismo pra ficar em pé. Ou seja, ajuda a desenvolver a coordenação motora e controle corporal da criançada. Nada mal, não é?

14. Pique-bandeira

Falando das brincadeiras tradicionais, também há jogos em família. O pique-bandeira, por exemplo, é uma disputa entre equipes que buscam pegar a bandeira do adversário.

Suas regras ainda envolvem a possibilidade de paralisar a ação do adversário ao tocar nele quando não estiver em seu próprio campo. Assim, é um meio de incentivar a colaboração.

15. Queimada

A queimada também é jogada por times que ficam em campos separados. Assim, é um jogo que promove interação e socialização. Na prática, cada grupo tenta atingir os membros do outro com uma bola pra eliminá-los. No final, vence quem excluir todos os participantes da equipe oponente. 🤾

Criar boas memórias é só um dos benefícios dos jogos em família. Mas quem precisa de mais? Afinal, são esses momentos que fazem a vida valer a pena, não é? Com as 15 opções que a gente sugeriu, você pode explorar diversas vantagens durante todas as férias. Vamos nos divertir? 😉

Que tal dividir essas sugestões com outras famílias? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e deixe que mais pessoas curtam esses jogos!

Jogos em família: 15 melhores para jogar durante as férias escolares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você