BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Qual a distância entre telas e olhos ideal? Descubra!

Você sabia que o uso em excesso de telas e monitores no dia a dia pode acabar comprometendo a saúde dos olhos? É isso mesmo! Para evitar danos, é importante entender qual a distância entre telas e olhos que os especialistas recomendam.

Os sintomas do problema são bastante claros e incluem visão turva, fadiga, dores de cabeça, entre outros. Uma das maneiras mais eficientes de prevenção é justamente reduzir o tempo na frente das telas.

Pensando nisso, reunimos uma série de informações interessantes pra que você descubra qual a distância entre telas e olhos ideal. Vamos lá?!

Como as telas comprometem a saúde dos olhos?

Hoje as pessoas passam muitas horas seguidas diante de telas e monitores, como celulares e computadores. O que muita gente não sabe é que o uso prolongado desses aparelhos pode contribuir para o desenvolvimento de problemas nos olhos.

Por exemplo, quando você passa muito tempo próximo de telas de luz artificial, a tendência é que os olhos fiquem secos e as pálpebras começam a pesar.

Além disso, muita gente relata sentir fortes dores de cabeça por conta da longa exposição diária aos aparelhos eletrônicos. Todos esses efeitos juntos geram, com o tempo, sobrecargas que acabam impactando a saúde do organismo, dos olhos e da mente.

Mas antes de achar que você vai ter que abandonar a tela de uma vez por todas, saiba que existem recomendações de especialistas que podem ajudar bastante nesse caso, tá certo?

Afinal, qual é a recomendação da distância entre telas e olhos?

Você deve estar se perguntando qual é, afinal, a distância ideal entre os aparelhos e os olhos pra evitar maiores incômodos, acertei? Bem, considerando o celular, que é a principal tela que utilizamos na rotina, a recomendação é manter a 40 centímetros da visão

Inclusive, uma curiosidade é que o sistema operacional (iOS 17), lançado junto com os novos iPhones, têm uma função chamada Screen Distance (distância da tela, em português). O recurso foi disponibilizado para todos os aparelhos com desbloqueio facial da marca. O objetivo é alertar os usuários quando o dispositivo está muito perto dos olhos. Bacana demais, concorda?

Já as televisões devem ficar distantes de, no mínimo, 2 metros de distância dos olhos. Mas tenha em mente que essa regra depende muito do tamanho do monitor que você tem em casa. O importante é saber que, quanto maior for a sua televisão, mais longe você tem que ficar longe do dispositivo. 

A distância ideal da tela do computador, da mesma forma, deve ser de 50 a 90 centímetros. Isso sem contar que é essencial ajustar a claridade e o contraste do aparelho justamente pra evitar os efeitos maléficos que o uso cotidiano pode causar nos olhos.

Quais são os sinais de alerta?

Atualmente, os médicos alertam sobre alguns sinais de atenção que podem gerar danos, até mesmo irreversíveis, nos olhos. Veja:

  • dor de cabeça e cansaço constante;
  • vermelhidão e ardência nos olhos;
  • pálpebras pesadas;
  • insônia;
  • olhos secos; 
  • fadiga ocular;
  • visão forçada para ver de longe ou perto;
  • desenvolvimento de miopia e imagens desfocadas;
  • visão dupla.

Se você é uma das pessoas que trabalham diariamente na frente do computador, tenha muita atenção caso algum dos sintomas que apresentamos gere incômodos no seu cotidiano. Os cuidados são fundamentais para a prevenção e podem, até mesmo, te ajudar a ter uma jornada de trabalho menos cansativa e mais confortável.

Inclusive, no caso das crianças, é importante limitar o uso de telas até os 2 anos de idade. Até os 5 anos, o ideal é que os pequenos não ultrapassem o período de 1 hora por dia. Os adultos, por outro lado, podem ficar mais tempo na frente do monitor, sendo importante realizar pausas regulares pra deixar que os olhos descasem.

Como usar as telas sem prejudicar a visão?

Qual a distância entre telas e olhos ideal? Descubra!

A boa notícia é que você pode tomar algumas precauções com a saúde da sua visão e reduzir bastante os riscos que o excesso de luz artificial das telas causa.

Simples mudanças, como ajustar o brilho das telas, podem ser suficientes para prevenir os problemas oculares. Mas, pra te ajudar ainda mais nessa missão, listamos algumas dicas a seguir. Confira!

Ajuste o brilho das telas

Você deve ajustar o brilho das telas dos dispositivos de uma forma que fique confortável para a sua visão. Além disso, regule o contraste dos monitores pra limites aceitáveis, evitando ao máximo a exposição extremamente clara ou escura.

Realize pausas 

Se você é faz parte do grupo de pessoas que não pode escolher sobre o uso das telas, tente realizar pausas ao longo do dia pra descansar os olhos. A indicação é parar de olhar para os aparelhos a cada 30 minutos e aproveitar esse tempo para piscar e beber água.

Use óculos com lentes para telas digitais

Você sabia que existem óculos específicos com lentes para telas digitais? Eles foram pensados justamente para quem precisa trabalhar ou passar longos períodos em frente às telas. A vantagem é que o produto protege os olhos contra os principais danos da luz artificial.

Mantenha as telas sempre limpas

Uma ótima alternativa para evitar a fadiga nos olhos e a visão turva, é manter os monitores e as telas sempre limpas. Dessa maneira, você evita forçar a vista ao enxergar os conteúdos nos aparelhos e garante uma visualização muito mais clara e tranquila no dia a dia.

Deu pra perceber que os monitores podem acabar gerando muitos prejuízos à saúde dos olhos, não é? Para se prevenir, é importante seguir as recomendações dos especialistas e ter bastante cuidado no dia a dia pra não exagerar no uso dos aparelhos.

Tenha em mente que respeitar a distância entre telas e olhos é o primeiro passo pra se prevenir do problema. Além disso, é importante reduzir o máximo que puder o tempo de exposição na frente dos monitores, combinado? Inclusive, isso vai contribuir pra sua saúde de modo geral!

E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite a visita ao blog e curta a Lojas Edmil nas redes sociais pra ficar por dentro de todas as novidades: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Qual a distância entre telas e olhos ideal? Descubra!

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você