BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como montar uma tábua de frios para encantar os convidados

Quer uma refeição prática que use pouco ou nada do fogão? Para esses dias que pedem praticidade na cozinha, que tal aprender como montar tábua de frios? É um tipo de preparo que chama a atenção nas festas e tem a vantagem de agradar a maioria das pessoas.

Se você tem dúvida sobre os produtos que devem compor o prato ou quer apenas aprimorar sua habilidade de montagem, chegou ao lugar certo. Vamos dar várias sugestões de alimentos e dicas pra deixar a apresentação incrível. Já deu vontade de testar tudo com uma combinação de delícias?

Continue a leitura e veja o que fazer para encantar seus convidados!

Escolha uma tábua bem bonita

A base do prato tem papel importante na estética do conjunto, por isso, invista no melhor utensílio da sua cozinha. Não há regra sobre como montar tábua de frios redonda, quadrada ou retangular. Concentre-se em escolher um modelo bonito e que tenha tamanho suficiente pra comportar todos os produtos.

As versões de madeira são as mais indicadas porque trazem um visual rústico que harmoniza com o tipo de refeição servida. Pense que as pessoas vão petiscar pequenas porções de frios, o que significa que não precisam de pratos e outros recursos sofisticados.

Separe queijos e embutidos

As carnes podem ser variadas, mas procure incluir ao menos três opções diferentes. Vale a pena dispor cortes mais longos (como os de presunto e de copa) em forma de rolinhos, lado a lado. Já os embutidos em rodelas, como o salame, têm o formato perfeito pra você compor flores e contornar outros grupos de alimentos.

Os queijos para tábua de frios podem ter consistências (macio ou duro) diferentes, além de sabores que vão dos leves aos mais intensos. Nossas indicações incluem queijos do tipo prato, gouda, mussarela, parmesão e gorgonzola. Essa mistura de texturas e sabores também é perfeita pra acompanhar filmes e séries em família.

Coloque bolachas e torradinhas

Há quem não dispense um bom acompanhamento para tábua de frios, certo? Se você e os seus convidados fazem parte desse grupo, não deixe de colocar algumas porções de salgados à base de farinha. Bolachas simples e torradinhas são ótimas opções pra adicionar crocância, sem contar que seguram muito bem molhos e geleias.

Você ainda pode apostar em pedaços de pão caseiro e amendoim sem sal. Pense que o importante é trazer alimentos que ajudem a limpar o paladar entre os ingredientes mais fortes. Perceba que aprender como montar tábua de frios é, também, testar diversas combinações até chegar àquela de que você mais gosta.

Pense em molhos e conservas

Pastas, patês e outros preparos úmidos deixam a refeição ainda mais saborosa, por isso, precisam estar presentes em meio aos produtos. Existem vários tipos de molho para tábua de frios, incluindo versões rápidas de liquidificador. Tártaro, cheddar cremoso, mostarda e mel, iogurte com ervas e maionese são apenas algumas das opções.

Quanto às conservas, não podem faltar as tradicionais azeitonas e o ovo de codorna. Se a turma ama esse tipo de comida, vale adicionar pepinos, palmito e até caponatas de berinjela ao conjunto. Para os que não curtem o sabor forte do vinagre, coloque tiras de cenoura entre as conservas. Importante dispor tudo isso em colunas ou fileiras organizadas.

tabua de frios

Não se esqueça das geleias

Elas incrementam os molhos e também estão disponíveis em diversas receitas. Então, no aprendizado de como montar tábua de frios, pense em misturas que possam valorizar ainda mais os produtos e causar aquela explosão de sabores na boca! Pode ter certeza de que ninguém vai conseguir botar defeito nas suas aventuras culinárias.

A geleia de pimenta é uma alternativa certeira porque cai muito bem com diferentes tipos de carnes, queijos e pães. Na dúvida, aposte nessa queridinha dos brasileiros. Ela pode ter base de maçã, laranja, abacaxi e outras frutas de sua preferência. Inclusive, se não quiser preparar sua própria versão, existem vários tipos no mercado.

Acrescente porções de frutas

Nada como uma sobremesa saudável pra fechar a degustação de tantos alimentos. Muitas pessoas curtem frutas junto aos sabores de outros produtos, principalmente os queijos. Por isso, não tenha medo de acrescentar algumas porções de uva, damasco, morango e figo. Elas são ótimas apostas na hora de aprender como montar tábua de frios.

Por conta de suas cores chamativas, as frutas enriquecem a estética do prato. Portanto, se a intenção é compor uma linda mesa posta, elas não vão te deixar na mão. Se quiser, incremente esses alimentos com outras categorias consideradas altamente nutritivas, como as castanhas (nozes, amêndoas, caju) e as sementes.

Faça uma decoração natural

Agora que você sabe o que colocar na tábua de frios, basta dar o toque final pra deixar tudo visualmente atrativo. O mix de cores e texturas de cada alimento já traz um efeito interessante, mas é possível melhorar. Além da disposição criativa dos ingredientes, aposte em uma decoração com elementos naturais.

Os ramos de ervas são perfeitos pra adicionar informação e até aromas ao prato. Aposte em galhos de alecrim e tomilho, ou distribua folhas de manjericão entre alguns produtos. Para os mais ousados, vale até incluir pétalas de flores comestíveis, como a camomila, a capuchinha e hibisco.

Cuide da conservação

Tudo pronto, é só deixar a tábua de frios na geladeira até o momento de servir. Lembre-se de que muitos alimentos necessitam de refrigeração e podem perder suas características em contato com o calor. Assim, tenha o cuidado de manter tudo fresquinho até receber os seus convidados.

Na oferta dos produtos, disponha palitos ou até mesmo garfinhos pro pessoal espetar os ingredientes. Guardanapos também são bem-vindos e devem estar próximos da mesa. Ah, e não se esqueça de pensar nas bebidas que mais combinam com esse tipo de refeição, como a famosa cervejinha para os adultos e os sucos para a criançada.

Viu como montar tábua de frios pode ser bem tranquilo? Quando tiver tempo livre, procure inspirações de montagem em publicações de blog e canais de vídeo. Tem muita gente compartilhando dicas legais na internet, o que significa que há referências para todos os gostos.

Aproveitando que o assunto é gastronomia, veja também 7 receitas na panela de pressão.

Como montar uma tábua de frios para encantar os convidados

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você