BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Rotina skincare: como começar a cuidar da sua pele?

Quem não quer olhar no espelho e ver uma pele bonita, hidratada e radiante? Uma rotina skincare pode ajudar você a conquistar essa pele que sempre sonhou!

Foi-se o tempo em que era preciso sair de casa pra cuidar de sua pele. Hoje com a grande disponibilidade de produtos, você pode manter um cuidado diário sem grande dificuldade. Quer saber como? Acompanhe este artigo!

Qual a importância de cuidar do rosto?

Cuidar do rosto é muito importante, pois a pele a região fica mais exposta do que a maioria das outras áreas do corpo, estando mais sujeita a danos causados pelo sol, poluição e mudanças de temperatura. Assim, realizar uma rotina de skincare ajuda a manter a pele saudável e protegida.

O rosto é o primeiro contanto que as pessoas têm com você, e uma pele saudável e bem-cuidada pode melhorar a aparência geral e aumentar a autoestima. Além disso, certos cuidados ajudam a prevenir problemas de pele, como acne, rugas, manchas e outras imperfeições.

Skincare: o que é?

Skincare é o termo em inglês que se refere aos cuidados com a pele para mantê-la saudável e bonita. Isso ajuda a melhorar a textura, a aparência e a luminosidade, proporcionando uma aparência mais jovem e radiante.

Qual o passo a passo para uma rotina skincare?

Uma rotina skincare deve ser adaptada segundo as necessidades e tipo de pele de cada pessoa, mas, de maneira geral, ela deve seguir alguns passos básicos. Veja uma rotina básica de skincare com 6 passos:⬇️

1. Limpeza

É o primeiro passo, sendo essencial para remover impurezas, oleosidade e resíduos de maquiagem que podem obstruir os poros e causar acne e outros problemas de pele. A limpeza prepara a pele para a aplicação de outros produtos, permitindo que eles penetrem melhor e sejam mais eficazes.

Existem diferentes tipos de produtos de limpeza disponíveis, como sabonetes, mousses, óleos e lenços umedecidos, e a escolha do produto depende do tipo de pele e das preferências pessoais.

2. Tonificação

A tonificação é o segundo passo na rotina de skincare e consiste na aplicação de um tônico facial para equilibrar o pH da pele e remover resíduos de maquiagem, sujeira e oleosidade que possam ter ficado após a limpeza.✌

Existem diferentes tipos de tônicos disponíveis, como os adstringentes, que ajudam a reduzir o tamanho dos poros e a controlar a oleosidade da pele, e os hidratantes, que ajudam a aumentar a hidratação e suavidade da pele.

3. Hidratação

A hidratação é um passo essencial na rotina de skincare e consiste na aplicação de um produto hidratante na pele para manter sua barreira de proteção intacta e evitar a perda excessiva de água, sendo a causa do ressecamento, descamação e rugas.

Existem diferentes tipos de produtos hidratantes disponíveis, como cremes, loções, géis e séruns. Para peles secas, é recomendado o uso de cremes mais espessos e ricos em ingredientes hidratantes, enquanto, para peles oleosas, são recomendados produtos mais leves e em gel.

Além disso, muitos produtos hidratantes contêm ingredientes adicionais, como antioxidantes, vitaminas e ácidos, que ajudam a melhorar a textura e a aparência da pele, bem como a prevenir os sinais de envelhecimento.

Para aplicar o produto hidratante, basta colocar uma pequena quantidade nas mãos e aplicar na pele do rosto e pescoço, massageando suavemente em movimentos circulares. É importante não se esquecer de hidratar o pescoço, pois a pele dessa região é frequentemente negligenciada e pode mostrar sinais de envelhecimento com mais facilidade.

4. Tratamento dos olhos

A pele ao redor dos olhos é mais fina e delicada do que o restante do rosto e precisa de cuidados específicos. Essa área também é propensa a problemas como linhas finas, rugas, inchaço e olheiras.

Os produtos de tratamento para os olhos são formulados especificamente para tratar esses problemas e podem incluir cremes, géis, séruns e máscaras.

Eles contêm ingredientes ativos como antioxidantes, peptídeos, retinol e cafeína, que ajudam a melhorar a aparência da pele, pois suavizam linhas finas e rugas, reduzem o inchaço e clareiam as olheiras.

Basta colocar uma pequena quantidade no dedo e aplicar suavemente na área ao redor dos olhos, com movimentos suaves de batida ou deslizamento.

É importante não esfregar a pele com força para evitar a irritação. Além disso, é recomendado o uso de produtos específicos para a área dos olhos, já que produtos para o rosto podem ser muito pesados e causar irritação ou desconforto.

rotina skincare

5. Proteção

Consiste em proteger a pele dos efeitos nocivos do sol e da poluição e prevenir o envelhecimento prematuro da pele. A exposição excessiva aos raios UV causa danos à pele, como queimaduras solares, manchas escuras, rugas e aumento do risco de câncer de pele.

Os produtos de proteção solar são formulados para prevenir esses danos, bloqueando os raios UV e protegendo a pele.

A proteção também pode ser obtida por meio de produtos antipoluição, que ajudam a proteger a pele dos efeitos negativos da poluição, como o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas escuras e rugas.

6. Hidratação dos lábios

Os lábios são uma área sensível e propensa a ressecamento, rachaduras e descamação. A pele dos lábios é muito fina e não possui glândulas sebáceas; logo, ela não produz naturalmente óleos. Portanto, precisa de cuidados adicionais para evitar o ressecamento.

É importante aplicar o produto de hidratação labial regularmente, especialmente antes de dormir e após a exposição ao sol ou vento forte, para manter os lábios hidratados e saudáveis. Além disso, é recomendado o uso de produtos com proteção solar para os lábios quando se expor ao sol.☀️

Por que ter atenção ao tipo de pele?

A rotina de skincare deve ser adaptada ao tipo de pele de cada pessoa, considerando características como sensibilidade, oleosidade, acne e outras condições específicas.

Procure utilizar os produtos indicados para o seu tipo de pele (seca, oleosa ou mista) para obter os resultados esperados com o skincare. Em caso de dúvidas consulte um dermatologista.

Posso fazer skincare todos os dias?

Sim, a rotina de skincare pode ser feita diariamente, desde que os produtos e as técnicas utilizados sejam adequados para o tipo de pele e que sejam respeitados os limites de cada produto. Por isso, se o produto indica utilização 1 vez ao dia, siga essa indicação.

Cada etapa da rotina de skincare tem uma função específica e contribui para manter a pele saudável e protegida, e a consistência é importante para obter resultados satisfatórios.

Manter uma rotina de skincare não é difícil e, se feita corretamente, trará grandes benefícios pra sua pele e, claro, pra sua autoestima!

Agora que você já sabe como cuidar da pele de seu rosto, veja também como cuidar de seu cabelo com estes 6 equipamentos que você precisa ter em casa!

Rotina skincare: como começar a cuidar da sua pele?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você