BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Veja como não cair em golpes com cartão de crédito pela internet

Muitas pessoas sentem receio de fazer compras online, principalmente depois de ouvirem falar sobre os golpes com cartão de crédito pela internet. ☹️ É por isso que conhecer alguns truques pra não cair nesse tipo de fraude faz toda a diferença pra continuar aproveitando os benefícios das lojas virtuais.

É sempre importante ter atenção ao planejar as compras, seja presencial ou virtualmente. Afinal, erros podem passar despercebidos e, muitas vezes, golpes podem ser aplicados nesses momentos.

Neste post, confira alguns cuidados que você precisa ter para evitar cair em golpes com cartão de crédito pela internet e ter mais segurança em qualquer compra! ✌

Como funciona o golpe com cartão de crédito?

Existem várias maneiras usadas pelos golpistas para convencer uma pessoa a passar os dados de seu cartão de crédito.

Na maioria das vezes, o que acontece é alguma estratégia na qual imita a atividade de uma loja. Nesse momento, quando o cliente acredita estar se cadastrando ou fazendo uma compra, tem seus dados roubados e sem saber por quem.

Qual a importância de tomar cuidado?

Sendo assim, o primeiro cuidado que você precisa tomar é observar os anúncios nas redes sociais ou os e-mails recebidos. Sempre cheque a fonte e verifique se o perfil é oficial de uma loja.

Tomar cuidados na hora de inserir os dados do seu cartão de crédito em um site é fundamental para reforçar a segurança. Caso contrário, compras não autorizadas podem ser realizadas por pessoas estranhas que se aproveitaram da exposição indevida de suas informações pessoais e bancárias.

Quais os golpes de cartão de crédito mais comuns?

Para saber como ficar alerta, é uma boa ideia conhecer as formas mais comuns que os golpistas usam para resgatar dados do cartão de crédito alheio. A seguir, confira os golpes financeiros mais comuns com cartão de crédito na internet!⬇️

Golpe da central de atendimento falsa

Já aconteceu de alguém te ligar oferecendo um serviço de um banco? Sempre que isso ocorrer, é importante ficar de olho em algumas características. Nenhuma instituição financeira solicita dados como o número completo do seu cartão, o CVV e a data de vencimento por telefone.

Sendo assim, em nenhuma hipótese compartilhe esses dados por ligações telefônicas. Se tentarem aplicar esse golpe, desligue a chamada, bloqueie e denuncie o número.

Golpe da troca de cartão

Tenha muita atenção também nas compras presenciais. O golpe da troca de cartão acontece quando um criminoso se passa por um vendedor na loja.

Enquanto você digita a senha na maquininha, o golpista fica de olho para ver os números e decorá-los. Depois, na hora de devolver o seu cartão, ele realiza uma troca discreta por outro muito semelhante.

Para evitar esse tipo de golpe, prefira usar a função de pagamento por aproximação dos cartões de crédito ou retire você o cartão da maquininha. Assim, não há riscos de acontecer a troca.

Sites falsos

Quando o assunto são golpes com cartão de crédito pela internet, os sites falsos são os favoritos dos criminosos. Essas são páginas com aparência muito parecida com a de lojas conhecidas, mas que têm um detalhe ou outro diferente no endereço.

Uma dica para saber se o site é falso é ler o endereço da página, verificando sempre se o endereço começa com https:// e se não há trocas do tipo “o” (da vogal o) por “0” (número zero).

Além disso, sempre procure pelo cadeado fechado de segurança que fica logo ao lado: ele indica que o site é seguro, e dá até para visualizar as certificações que garantem isso. Se o cadeado estiver aberto , é sinal de que a página não usa os recursos adequados de segurança digital e pode acontecer o vazamento de dados.

Links suspeitos de oferta

Sempre que receber links de desconhecidos nas redes sociais, por mensagens ou no e-mail, observe bem antes de clicar, pois também pode ser uma tentativa de fraude. O ideal mesmo é só abrir páginas recebidas pelos perfis ou endereços das lojas oficiais.

E desconfie de e-mails com descontos grandiosos ou fora da realidade, bem como erros de ortografia. Assim, você garante que não vai cair em nenhum golpe. ✉️

golpes com cartão de crédito pela internet edmil

O que fazer quando cair em um golpe de cartão de crédito?

Se alguma coisa passou despercebida e você caiu em um golpe pela internet, é hora de tomar medidas para evitar complicações da situação. Veja o que você deve fazer ao descobrir que teve os seus dados nas mãos de golpistas!

Contate a instituição financeira

O primeiro passo é entrar em contato imediatamente com a instituição financeira na qual você tem conta. Nesse momento, explique a situação e peça pelo bloqueio do seu cartão.

Em alguns casos, quando os golpistas realizam compras com o cartão, se o pagamento ainda está em processamento, é possível evitar que ela seja finalizada. Assim, você não terá prejuízos e mantém o controle das finanças pessoais.

Vale destacar também que existem bancos que conseguem evitar atividades suspeitas. Quando isso acontece, uma compra pela internet só é finalizada no seu cartão de crédito quando você autoriza no aplicativo. 

Faça a solicitação da abertura de uma sindicância

Se você notar que o golpe aconteceu por conta da falha de segurança de algum site ou irregularidade, é importante solicitar a abertura de uma sindicância. Esse é um processo importante para que a atividade fraudulenta seja repreendida, e os responsáveis sofram as devidas penas.

Registre um boletim de ocorrência

Lembre-se sempre de que golpes com cartão de crédito são crimes. Por isso, é fundamental fazer um boletim de ocorrência (BO). ‍♀️ Quanto mais a segurança pública tem acesso a esses dados, maiores as chances de reforçarem a proteção e criarem medidas mais eficientes para evitar as fraudes.

Como evitar golpes com cartão de crédito?

Agora, para evitar cair em golpes com cartão de crédito, siga sempre o passo a passo:

  • confira o endereço da página;
  • procure pelo cadeado de segurança;
  • veja se o site tem selo de segurança e privacidade — geralmente fica no final da página;
  • leia a política de privacidade e os termos de uso da loja;
  • ao ir para a página de pagamento, confira novamente se o endereço da página está certo e se há o cadeado de segurança.

Outros cuidados que você pode tomar é criar um cartão de crédito virtual para usar em lojas virtuais e apagar ele após finalizar a compra. Alguns bancos já desenvolveram até cartões virtuais temporários, que deixam de existir automaticamente depois da aprovação da sua compra. Quando precisar usar novamente, é só emitir um novo no aplicativo em questão de segundos.

Procurar outra forma de pagamento mais segura também é uma excelente ideia. Por exemplo, o crediário oferece a mesma alternativa de comprar parcelado que o cartão de crédito e não apresenta esses mesmos riscos.

Agora que você já sabe como acontecem os golpes com cartão de crédito pela internet, tem de tudo para se proteger e fazer compras online ou presenciais com tranquilidade. Só não se esqueça de ter bastante cuidado ao compartilhar os seus dados, mesmo em lojas físicas, e analisar alternativas que oferecem crédito facilitado para as compras.

Gostou das dicas? Então, assine a newsletter das Lojas Edmil para ver muito mais conteúdos interessantes!

Veja como não cair em golpes com cartão de crédito pela internet

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você