BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Entenda como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito

Se você ultrapassou um pouco o limite e as expectativas de compras no mês e agora está se perguntando como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito, nós temos algumas dicas certeiras, tanto para quitar logo essa dívida, como para evitar que isso se torne uma bola de neve sem fim.   

Bom, a gente sabe que parcelar as compras pode ser uma verdadeira mão na roda, mas quando as parcelas fogem do controle e é necessário “re-parcelar” a fatura do banco, aí é hora de sentar com calma, respirar e tentar se organizar o mais rápido possível. 

Se esse é o seu caso, não deixe de conferir as dicas e conselhos que separamos a seguir e entenda de uma vez por todas como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito. 

Bora começar? Então, boa leitura! 

O que é o parcelamento da fatura do cartão de crédito? 

O parcelamento da fatura do cartão de crédito é uma opção normalmente concedida pelas administradoras, em caso de você não conseguir quitar a parcela inteira de suas compras do mês. 

Por exemplo, nesse mês você viu um monte de ofertas e promoções legais e, sem sequer fazer um planejamento financeiro, decidiu comprar tudo o que tinha direito de forma parcelada. 

Assim, supomos que a soma de todas as parcelas a serem pagas nesse mês tenha dado R$ 1.000,00, só que no final do período você não tem esse dinheiro todo. A alternativa, então, é de parcelar também essa fatura, certo? 

Ou seja, o parcelamento da fatura, na verdade, é mais uma opção de “re-parcelar” a soma de suas compras no final do mês com o banco.   

E quem pode parcelar a fatura? Todos os cartões aceitam esse serviço? 

Quase sempre os bancos oferecem dois tipos de opção: pagar o mínimo ou parcelar a fatura. 

Nesse último caso, trata-se de um serviço de parcelamento da fatura mensal do cartão de crédito aos seus clientes e, caso você não o tenha, pode consultar seu gerente e confirmar essa disponibilidade. 

No geral, ele só não será concedido a clientes com outras dívidas maiores, com histórico de problemas de crédito ou com dificuldades financeiras muito graves. 

Em todo caso, se você realmente precisa dessa opção, não hesite em fazer uma visitinha ao banco e explicar a situação ao gerente. 

Quais as vantagens em parcelar a fatura do cartão? 

Agora que você sabe como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito, será que vale a pena mesmo estender ainda mais suas obrigações e aumentar o tempo de pagamento de suas compras. 

Bom, vamos por parte! A princípio, pode parecer uma boa jogada e uma “camaradagem” do banco em oferecer mais um parcelamento, além do que você já tinha se comprometido com as compras, não é? 

Só que é preciso levar em consideração que por trás desse serviço estão juros um pouco mais salgados que o normal. Afinal, o banco não joga pra perder! 

Além disso, é importante lembrar que essas novas parcelas vão se acumular às outras em aberto no próximo mês, correndo um sério risco de virar uma bola de neve, entendeu? 

Sendo assim, só é jogo mesmo parcelar a fatura do cartão, caso realmente você não tenha aquela grana para quitar a parcela normal do mês e que tem a garantia de se organizar e se controlar com os próximos gastos, até ter tudo pago certinho. E esse é o X da questão! 

E como organizar as finanças para evitar parcelar a fatura de novo? 

Bom, o principal segredo aqui é: educação financeira! Tá bem, tá bem! A gente sabe que isso não é só estalar os dedos e pronto, tudo está resolvido da noite para o dia! 

Porém, verdade seja dita, ninguém, além de nós, pode colocar as próprias finanças em dia e evitar novas dores de cabeças futuras, concorda? 

Por isso, se vai precisar parcelar a fatura do cartão este mês, aí vão algumas dicas certeiras: 

Enxugue os próximos gastos 

Como bem destacamos, o parcelamento da fatura do cartão de crédito pode virar uma bola de neve sem fim e te atrapalhar mais ainda no final do mês. 

Sendo assim, a primeira dica para isso não ocorrer é cortar gastos desnecessários que somem nas próximas parcelas no mês seguintes. 

E como fazer isso? Bom, você pode, por exemplo, fazer uma lista do que é realmente necessário nesse período, evitar levar o cartão para a rua, elencar prioridades, reduzir o consumo naquele mês, entre outras opções. ✅✅ 

Reduza o seu limite 

Se parcelar a fatura já é um problema recorrente em sua rotina, uma dica útil é recalcular o seu limite de crédito com a administradora. Assim, você consegue se organizar melhor e ter um teto máximo do que pode gastar dentro daquele período, sem mais preocupações com as finanças no final do mês. 

Escolha outras alternativas de compras 

Cartão de crédito ajuda, mas também pode se tornar um tiro no pé para quem não tem muito controle. Sendo assim, uma dica legal para você evitar mais gastos e ter que parcelar a fatura no fim do mês é tentar buscar outras formas de pagamento em suas compras, como débito, crediários especiais das lojas ou mesmo à vista.   

Organize as suas finanças 

Lembra que a gente falou de educação financeira? Então, saiba que ninguém precisa ser economista ou administrador para fazer isso na prática. 

O lance aqui é tentar se organizar e controlar mais tudo o que você compra e precisa pagar, conforme os seus ganhos e necessidades no mês. 

E para isso, existem aplicativos para smartphones, você pode criar uma planilha simples no Excel ou mesmo recorrer ao velho e bom caderninho de papel. 

A ideia é sempre separar quanto você ganha em média e estipular um limite seguro de quanto pode gastar com compras, sem abrir mão de gastos fixos, como contas, aluguel, financiamentos etc. 

Em resumo, essas são as dicas sobre como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito e como essa estratégia nem sempre pode terminar bem. Além disso, como bem vimos, dá para se organizar melhor a partir de boas práticas e, claro, recorrer a outras opções de pagamento menos “traiçoeiras”. 

Curtiu? Quer ficar por dentro de outras dicas e novidades? Então, não deixe de seguir nosso Facebook e Instagram para acompanhar as próximas postagens. Até lá!

Entenda como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você