BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Mesa posta para iniciantes: 7 dicas para uma montagem especial

Já parou pra pensar no que torna os banquetes em hotéis e restaurantes tão especiais? Além de boa comida, muitos desses espaços oferecem uma experiência encantadora de recepção aos convidados. O bom é que você pode reproduzir tal sensação agradável com algumas dicas de mesa posta para iniciantes.

A técnica consiste em planejar a disposição de cada item usado nas refeições pra criar uma atmosfera bonita e acolhedora. Ela pode ser aplicada em datas especiais ou até mesmo no cotidiano das famílias, a fim de valorizar receitas e a presença de cada pessoa que partilha o momento da degustação.

Bons motivos não faltam pra se aventurar na produção de mesas incríveis. Então, se você tem interesse no assunto, confira agora os principais passos!

1. Compre os itens aos poucos

Como todo treinamento, a mesa posta para iniciantes não precisa envolver uma quantia exagerada de peças. Concentre-se nos itens básicos pra que você e os seus convidados façam uma refeição com qualidade. Depois de um tempo, quando já estiver fera no assunto e consciente dos seus temas favoritos, vai poder adquirir novos conjuntos sem medo de errar.

A base inclui toalha, pratos, talheres, copos e travessas para servir os alimentos. Na hora de incrementar, você pode dispor os famosos sousplats, guardanapos de papel ou tecido, trilhos e ornamentos. A variedade de artigos — como taças, molheiras e jarros — fica pra depois, já que o importante, no começo, é fazer muitos testes pra dominar a técnica.

2. Estude as regras de etiqueta

Quem nunca ouviu falar dos manuais de boas práticas que incluem regras de comportamento à mesa de jantar? Como são facilmente encontrados em blogs e livros de etiqueta, podem ser grandes aliados nos seus estudos iniciais. O bom é que trazem dicas com foco em refeições formais e informais, além de dividi-las de acordo com o horário: café da manhã, almoço e ceia.

É claro que você não precisa se prender às especificações presentes nesses materiais, mas vale a pena dar uma olhada pra se inspirar e saber o que não funciona. Assim, a chance de montar uma mesa inadequada, tanto no aspecto visual quanto funcional, diminui drasticamente. Pense que a sua intenção deve estar na melhoria contínua das habilidades.

3. Defina o estilo da mesa posta

Com o conhecimento em mãos e a seleção dos principais itens, você já pode brincar com os estilos de mesa posta para iniciantes. Tem pra todos os gostos e necessidades, conforme as preferências dos moradores ou a chegada de alguma data comemorativa, como o Natal e o Dia das Mães.

Pra não ter dúvidas, pense no evento e na estética que você deseja associar ao momento da refeição. É como pensar na decoração do imóvel, a fim de ajustar todos os detalhes a uma linguagem específica. Se for uma festa de aniversário infantil, por exemplo, o projeto pode ter mistura de cores e até elementos que remetam a personagens.

Por outro lado, se a ideia é evidenciar um jantar romântico, a mesa certamente pode trazer recursos mais delicados e que colaboram para aquele clima apaixonado: rosas, velas, tons quentes e muito brilho.

mesa posta para iniciantes

4. Crie uma base mais discreta

Um cuidado importante na maioria dos projetos é criar uma base que aceite diversos tipos de elementos. Assim, mesmo que precise alterar algum ponto da mesa posta, você ainda vai ter uma harmonia entre os objetos e os arranjos escolhidos. É por conta dessa flexibilidade que os tons discretos passam a ter preferência nos primeiros testes.

Quer um exemplo? Coloque uma toalha branca sobre a mesa e faça experimentos com louças de várias cores e materiais. Você vai perceber que o fundo neutro consegue destacar todos os itens, sem deixar o visual pesado. O mesmo ocorre nos casos em que o próprio tampo traz um tom discreto — a transparência do vidro ou o marrom da madeira.

5. Siga uma ordem de montagem

A mesa posta para iniciantes exige treino frequente pra que flua com naturalidade e se torne um serviço tranquilo. Então, seja para tomar um café rápido, seja para degustar um almoço demorado com os amigos, você precisa se dedicar. Uma boa dica pra manter a motivação é seguir uma ordem de montagem que ajude a padronizar os seus projetos.

Comece, por exemplo, definindo se terá toalha ou apenas trilho com sousplat. Observe a posição de cada peça pra se certificar de que as distâncias estão proporcionais e ajustadas às respectivas áreas dos assentos. Depois, vá adicionando os pratos e talheres, os copos e os acessórios de apoio. Aos poucos, esse trabalho vai ficando mais fácil pra que você curta cada refeição em grande estilo.

6. Adicione os complementos

Não há quem resista a uma composição que demonstra cuidado em cada detalhe. Por isso, ao encarar o desafio da mesa posta para iniciantes, tenha atenção aos itens que vão dar o verdadeiro arremate ao projeto. Estamos falando daqueles enfeites e complementos que deixam tudo personalizado e diferente do normal.

É comum, por exemplo, a criação de arranjos com flores ou outras partes de plantas. Nesse caso, procure manter as hastes mergulhadas na água pra que as folhas e pétalas não murchem. Outro recurso popular é a vela, mas tome cuidado pra não utilizar versões perfumadas. O aroma liberado pode incomodar as pessoas e até fazer com que percam o apetite.

7. Fique de olho nas tendências

O universo da decoração está sempre sujeito às mudanças apresentadas pelo mercado da moda, da arquitetura, da tecnologia e outras áreas. Ou seja, mesmo os projetos em pequena escala, como a mesa posta, podem ser conduzidos de acordo com as últimas novidades.

Isso é positivo porque você sempre terá algo novo pra aplicar em suas composições, evitando a repetição excessiva de temas e elementos. Como resultado, seus familiares e demais convidados jamais vão deixar de se surpreender com o preparo minucioso do ambiente.

Tudo pronto pra começar seus aprendizados de mesa posta para iniciantes? Servir a comida de um jeito tão especial fará com que você queira repetir a dose em todas as refeições. A gente só deseja que isso torne seus dias melhores, na própria companhia ou ao lado de pessoas queridas.

Se você gostou das dicas e acredita que elas podem ajudar outras pessoas, compartilhe o artigo nas suas principais redes sociais!

Mesa posta para iniciantes: 7 dicas para uma montagem especial

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você