BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Tipos de TV: o guia completo para te ajudar a escolher

Desde a década de 1920, cada vez mais surgem novos tipos de TV. Esse aparelho, que faz parte da casa da maioria das pessoas, consegue se reinventar o tempo inteiro e trazer ainda mais diferenciais. Sendo assim, o que fazer pra escolher o melhor modelo?

O primeiro passo é conhecer os que existem atualmente. Assim, você consegue olhar a lista de vantagens e desvantagens que cada opção pode oferecer e fazer a melhor escolha.

Quer ajuda nessa missão? Então, acompanhe este post e veja um ótimo guia pra ajudar você a garantir a TV dos seus sonhos! ️

Por que conhecer os tipos de TV?

O mercado oferece vários modelos interessantes. Isso sem contar que com o desenvolvimento tecnológico surgem novas tendências, com ainda mais vantagens.

É por isso que conhecer as alternativas disponíveis é o primeiro passo pra escolher bem. Quanto mais informações você tiver sobre o assunto, mais fácil vai ser pra pensar sobre o que você procura no aparelho e encontrar o modelo que atende às suas expectativas conforme o jeito que vai usar a TV.

Vale mencionar também que a TV é um tipo de investimento que você faz pra sua casa. Sendo assim, você precisa comprar algo que vai dar retorno pra toda a família, né?

LOJAS-EDMIL-Comparativo-de-TV-1

Quais são os principais tipos de TV?

Agora que você entendeu por que vale a pena conhecer diferentes tipos de TV, chegou o momento! A seguir, mostramos os modelos que fizeram sucesso e que estão em alta no mercado.

Plasma

Dificilmente você vai encontrar um modelo de plasma hoje nas lojas, pois novas opções surgiram e ele acabou ficando para trás. Ainda assim, vale a pena conhecer!

Esse tipo de monitor foi uma febre no início dos anos 2000, pois substituiu a TV de tubo. Ele funciona com a circulação de um tipo de gás entre diferentes camadas. Quando há uma corrente elétrica passando, ele libera luz ultravioleta, fazendo com que se inicie uma combinação de cores. É assim que a imagem é formada na tela.

O modelo plasma é interessante, mas ele consome bastante energia. Outro detalhe: com o tempo, podem surgir manchas na tela. Por isso, por volta de 2010, começou a ser substituído por outra tecnologia.

LCD

A LCD conquistou o lugar da TV de plasma, só que também não é tão utilizada atualmente nos aparelhos de televisão. No lugar de gases, são usados cristais líquidos para a projeção. Isso garante uma boa entrega de cores e de iluminação, sem consumir tanta energia como o modelo anterior.

LED

Esse é o tipo de TV que você mais vai encontrar nas lojas. A novidade aqui é a iluminação que vem na parte de trás do aparelho, garantindo mais brilho e ainda mais economia de energia. Além disso, as TVs em LED são mais finas e conseguem se adaptar com mais facilidade aos diferentes ambientes. 

OLED

O OLED é uma variação do LED, que usa diodos orgânicos capazes de se auto iluminar. Com isso, dá pra conseguir uma maior qualidade de imagem, cores mais intensas e economizar ainda mais espaço e garantir telas mais finas, com alta resolução e imagens incríveis.

QLED

Outra tecnologia interessante é o QLED. Dessa vez, não são gases, nem diodos, que são utilizados pra reprodução das imagens. Na verdade, a tela conta com nanopartículas de cristais, que entregam mais nitidez e profundidade, garantindo uma experiência mais imersiva.

Quais os fatores a observar?

Não conseguiu escolher o seu tipo de TV favorito? É porque você ainda não viu tudo o que precisava! Afinal, são vários os fatores que podem afetar a decisão.

Por isso, listamos também algumas características pra ficar de olho na hora de fazer a escolha. Confira!

Resolução

Seja qual for o modelo escolhido, você consegue encontrar diferentes tipos de resolução. Esse é o nome dado à quantidade de pixels que uma tela consegue oferecer. A cada pixel, uma pequena parte da informação é apresentada.

Na prática, estamos falando da qualidade da imagem que a sua TV vai exibir. Ou seja, quanto maior a resolução, mais detalhes você consegue enxergar na tela. É importante destacar que as polegadas do aparelho também podem interferir nesse fator.

Geralmente, você acha essas informações na descrição do produto. Já ouviu falar de HD, Full HD e 4K? Esses são exemplos de resoluções de tela, que vão do menor para o maior. Além disso, estão associados à quantidade de pixels da altura, por exemplo:

  • HD — 720 pixels;
  • Full HD — 1080 pixels;
  • 4K — 2160 pixels.

Beleza e design

A televisão pode ser usada como um elemento da decoração da casa. É por isso que o design também conta na decisão. Inclusive, é importante analisar o formato da TV pra verificar se ela cabe e fica bem na parede ou no móvel em que você pensou colocá-la.

O mesmo vale para a beleza do produto. Antes de finalizar a compra, é legal dar uma olhada nos detalhes da televisão pra checar se ela combina com os outros elementos da decoração da sala, do quarto, do escritório ou do ambiente em que o aparelho vai ficar.

Funções

É claro que não é só a resolução e o design que pesam na escolha. Afinal, é importante que o dispositivo tenha as funcionalidades que você está procurando. É por isso que conhecer as funções da TV antes de comprá-la faz toda a diferença.

Hoje, os modelos mais interessantes são as televisões inteligentes, também chamadas de smart TVs. Isso porque os benefícios das smart TVs trazem mais facilidade para o dia a dia, já que o aparelho consegue se conectar à internet.

Assim, dá para assistir àquele filme favorito na Netflix sem precisar de aparelhos adicionais para conectá-lo. Além disso, é importante conferir as marcas de smart TVs para saber as funcionalidades extras e conexões que oferecem. ⚙️

Quais são as novas tecnologias para TV?

As marcas estão sempre trazendo novidades para os televisores. A LG, por exemplo, terá modelos que permitem aumentar o brilho em até 70% em comparação com as TVs OLED mais comuns do mercado. O processamento de imagem também evoluiu, inclusive pra atender quem gosta do mundo dos games. Sem falar da conexão sem fios cada vez mais rápida, o que permite muito mais velocidade na utilização e qualidade de imagem.

A Inteligência Artificial também está sendo explorada nos televisores, como pra transformar conteúdos SD em HD, além de oferecer conteúdo cada vez mais personalizado a quem está utilizando.

Alguns modelos de TV já tem conexão até com os dispositivos da casa inteligente. Eles podem ser controlados por meio do televisor. Outra novidade pra quem gosta de jogos é que a Samsung está trazendo a possibilidade de fazer streaming de jogos em 4K utilizando o GeForce Now e Xbox Cloud Gaming.

Mas tem uma tecnologia que vai agregar muito valor em alguns modelos da Samsung: Relumino Mode. A tecnologia foi desenvolvida pra pessoas com deficiência visual, permitindo fazer ajustes de imagem pra personalizar conforme o grau de deficiência.

Pensa que acabou? Nada! A OLED Flex de 42 polegadas é um modelo de TV com tela flexível que está no portfólio da LG. Esse tipo de tela gera mais imersão e é perfeito para o público gamer. Tem também a tecnologia mini LED, que garante muito mais contraste nas imagens. Não é demais?

Teremos TVs sob medida?

A gente ainda não pode escolher toda tecnologia e as configurações que desejamos pra nossa televisão de forma personalizada. Ou seja, não é como um self-service em que a gente vai acrescentando aquilo que quer, mas o portfólio das marcas está cada vez mais amplo.

Como você viu, já existem muitas tecnologias que atendem necessidades distintas, inclusive pensando na questão da acessibilidade. As empresas estão cada vez mais preocupadas em atender aos desejos e necessidades do consumidor. Então, não é que existe uma TV sob medida, mas tecnologias mais adequadas para essa ou aquela aplicação.

Tem alguns televisores que, como você viu, são são desenvolvidos especificamente para o público gamer, modelos para entusiastas das artes, para aqueles que são apaixonados por design, pra quem quer controlar a casa com automação e também pra quem deseja o máximo de resolução e de personalização das imagens.

Portanto, você ainda não pode encomendar uma TV sob medida, mas com certeza tem como encontrar uma tecnologia ideal para aquilo que deseja!

tipos de tv

Qual é o melhor sistema operacional para TVs?

A Smart TV funciona como um tipo de computador. Pra que ela possa oferecer todos aqueles recursos e aplicativos que a gente tanto gosta, é preciso que seja programada utilizando um sistema, e existem diversos deles pra gente escolher.

Nem todo mundo lembra desse detalhe na hora de comprar uma Smart TV, mas isso é importante, afinal, você vai utilizar o sistema pra navegar pelos programas e utilizar todas as funcionalidades da sua televisão.

Cada um desses sistemas tem as suas próprias características. A seguir, apresentamos quatro opções pra você saber mais a respeito delas e tomar uma boa decisão na hora de fazer o seu investimento. Confira!

Android TV

Esse é o sistema que tem se popularizado nas Smart TVs. Ele já oferece o suporte para o Chromecast em todos os aparelhos. Também dá pra transmitir na TV a partir do computador. Além disso, é possível acessar o Google Assistente e controlar tudo por voz.

É uma boa opção que oferece uma experiência positiva em diferentes marcas de televisores. Mas vale lembrar que cada fabricante pode dar o seu próprio toque no sistema operacional, por isso, podem acontecer variações que afetam algumas das funcionalidades que apresentamos.

Roku TV

Esse sistema oferece um acesso muito fácil aos aplicativos, e ainda tem a opção de fazer pesquisas universais. Conta com uma loja pra você baixar mais apps, além de comprar conteúdos. Tem a opção de instalar canais privados, que são aqueles com conteúdo que só estão disponíveis nas TVs por assinatura.

Além disso, dá pra pra utilizar um guia eletrônico nos programas de TV aberta dentro do próprio sistema.

WebOS

Esse sistema está disponível nas TVs Inteligentes da LG. Ele também é muito fácil de usar e oferece várias funcionalidades por meio da barra de inicialização, que fica na parte inferior da tela. Ali você consegue acessar todos os aplicativos e configurações, além de ter a possibilidade de personalizar a barra pra colocar em destaque os programas que usa com mais frequência.

Também está disponível a versão 6 desse sistema operacional. Nela, a interface ocupa a tela inteira, e a vantagem é que traz muito mais funcionalidades do que a versão 5, além de ser um sistema operacional mais rápido, que carrega os programas e aplicativos em pouco tempo. O WebOS suporta conexões com os dispositivos de casa inteligente, além de Bluetooth, Alexa e o Google Assistente.

TizenOS

Esse sistema operacional é utilizado pela Samsung e foi baseado no programa Linux. Ele fica limitado aos aparelhos dessa marca e não é tão inteligente quanto outros sistemas já que não faz a sugestão de novos conteúdos de acordo com seu gosto. Mas isso não significa que ele não tenha boas funcionalidades.

O sistema é simples, o que facilita a utilização. Também permite instalar apps e espelhar o seu smartphone ou computador. Além disso, configurações mais avançadas costumam estar um pouco escondidas, o que pode ser um bom recurso se na sua casa a TV for utilizada por crianças ou mesmo pessoas mais velhas que não tem tanta facilidade com tecnologia.

Por que comprar com as Lojas Edmil?

Não importa qual o modelo de televisão que você prefere, a qualidade do produto é indispensável. Pra isso, você tem que comprar em uma loja confiável e comprometida em oferecer o melhor para os clientes.

É por isso que você vai gostar de contar com a gente pra escolher a sua nova televisão. Na Lojas Edmil, você tem acesso a uma grande variedade de opções de smart TVs, nos mais diversos tamanhos. Assim, pode encontrar com muito mais facilidade o modelo perfeito para a sua casa.

Gostou de conhecer esses tipos de TV? Com isso, você já tem de tudo pra escolher a opção que vai trazer ótimos momentos de entretenimento e descontração para toda a sua família. Basta pensar nas suas necessidades pra investir no melhor modelo.

O próximo passo é escolher a sua televisão nova! Confira nossos modelos de TV e encontre o seu favorito!

Tipos de TV: o guia completo para te ajudar a escolher

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você