BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Batedeira planetária ou orbital? Aprenda as diferenças entre elas

Um dos eletrodomésticos mais importantes para sua casa, a batedeira ajuda a fazer diversas receitas. Além disso, poupa os seus braços do esforço de bater tudo na mão. Por isso, ela é essencial para sua cozinha. Mas, na hora de escolher, pode surgir a dúvida: batedeira planetária ou orbital?

Neste post, confira o que é cada modelo e como funciona. Saiba também as principais diferenças entre elas e veja dicas de qual comprar. Boa leitura!

Batedeira planetária ou orbital: o que é cada modelo e para que serve?

Para começar, é importante saber que tanto a batedeira orbital quanto a planetária são opções mais potentes que aquelas simples que conhecemos.

No caso da orbital, ela pode ser considerada semiprofissional e é ótima para receitas de leves a pesadas, como massas de pizza ou pães.

Já a planetária é a opção mais completa que você vai encontrar. De uso profissional, ela tem mais potência e aguenta grandes quantidades de massas leves e pesadas, o que é ideal se você precisa fazer mais de uma receita.

Quais as diferenças entre a batedeira planetária e a orbital?

Antes de escolher entre a batedeira planetária ou orbital para montar a cozinha dos sonhos, também vale a pena saber as diferenças entre os dois modelos, já que em alguns pontos elas são bem parecidas. Confira as principais a seguir!

Receitas que podem ser preparadas

Quanto às receitas, tanto a planetária quanto a orbital podem lidar com pratos mais simples, como receitas de liquidificador, e complexos. Afinal, as duas vêm com batedores diversos, por exemplo, o gancho que aguenta massas pesadas, como as que precisam ser sovadas.

Porém, em se tratando de grandes quantidades de massa, que exigem mais resistência da batedeira, a planetária sai na frente por ser mais forte.

Movimento dos batedores

O movimento dos batedores é essencial para um bom resultado da batedeira. Nesse ponto, as duas são bastante parecidas. Isso porque o batedor gira em torno de si mesmo e também em torno da vasilha, o que garante uma massa mais homogênea.

Outro ponto importante são os vários tipos de batedores, que facilitam muito o preparo adequado de cada receita.

Assim, em geral, além do gancho para massas pesadas, elas também contam com o batedor em formato de globo (para massas leves), e pá ou raquete (para massas médias). Além deles, especialmente na planetária, a batedeira pode ter modelos de batedor extras.

Versatilidade

Em termos de versatilidade, a planetária é mais completa e atende melhor às demandas. Porém, quando essa característica se aplica à estrutura da batedeira, a orbital pode ser mais prática.

Isso porque a planetária geralmente é mais pesada. Por isso, você precisa deixá-la em um canto específico da cozinha, como no balcão.

Preço

A escolha da batedeira planetária ou orbital também passa pelo preço. Nesse caso, a regra é a mesma: dependendo de quão completa é sua batedeira, mais cara ela será. Por isso, a tendência é que a planetária tenha um valor mais elevado que a da orbital.

Potência

As duas batedeiras tendem a ter boa potência. Porém, a planetária oferece melhores níveis, por ser profissional. Assim, você pode encontrar opções de até 1000 W. Por isso, a escolha deve ser feita conforme a potência que você precisa para as receitas que vai preparar.

Agilidade na cozinha

Quanto mais potência, mais rápido as receitas ficam prontas. Nesse caso, a planetária tem mais recursos, já que geralmente conta com várias opções de velocidade para você escolher.

Contudo, as duas podem apresentar botões práticos, que tornam o uso da batedeira mais ágil, bem como bater os ingredientes sem a necessidade de você interferir ou tirar a batedeira da base, o que otimiza o tempo.

O que considerar na hora de escolher a sua?

Agora que você sabe algumas diferenças entre os dois modelos, vale seguir as dicas para comprar a sua batedeira planetária ou orbital. Acompanhe!

Defina o uso

O tipo de uso que você faz da batedeira é o que vai determinar qual modelo comprar. Por exemplo, se você a utiliza somente uma vez na semana para fazer apenas um bolo , um modelo mais simples, como a orbital, pode ser melhor.

Já se você faz doces para vender, a planetária vai tornar as vendas da Páscoa e do Natal muito maiores, pois você conseguirá fazer chocolates, panetones e chocotones de forma muito mais prática e rápida, dando conta de todas as encomendas.

Considere todos os acessórios e materiais

Quanto mais acessórios a batedeira tiver, melhor. Por isso, cheque se ela conta com vários tipos de batedores, espátulas e até copos de medida. Além disso, saiba a capacidade da tigela e considere os materiais. Assim, pode ter certeza da qualidade.

Por exemplo, nas Lojas Edmil, você encontra a batedeira Planetária PHP500 Philco com 500W de potência e 12 velocidades, além de função turbo.

Quanto aos acessórios, ela vem com três batedores para massas leves, pesadas e clara em neve, bem como uma tigela de 4 litros e tampa antirrespingo, que permite adicionar ingredientes sem parar de bater.

Pense em seu espaço

O espaço também vai definir se você deve comprar uma batedeira planetária ou orbital. Afinal, imagine guardar o equipamento em cima do armário, tendo que erguer mais de 5 quilos toda vez para usar sua planetária?

Por isso, depois de saber o modelo que você precisa de batedeira, confira onde é o melhor lugar para guardá-la. Dessa forma, você já faz a compra definindo onde ela vai ficar, e até deixando-a em um lugar fixo, para otimizar o dia a dia.

Saiba quanto pode investir

Outro aspecto que importa é saber quanto você pode investir na sua batedeira. Nesse caso, é essencial pensar também na sua necessidade.

Afinal, se você não puder pagar a mais por ela, mas ainda assim precisar de um modelo potente, vale a pena programar a compra para juntar todo o dinheiro. Outra opção é usar diferentes formas de pagamento, como o crediário da Lojas Edmil. Assim, você compra a batedeira no momento que precisa, pagando com mais praticidade.

Antigamente, as batedeiras eram itens de cozinha simples. Porém, com o tempo, elas foram evoluindo em tecnologia. Agora, encontramos modelos mais profissionais, que podemos usar em várias receitas em casa. Porém, antes de comprar, é importante definir entre batedeira planetária ou orbital. Afinal, as duas valem a pena, mas têm suas diferenças em como atendem às necessidades.

Quer ver mais opções de batedeiras e saber qual é a que se encaixa melhor em sua cozinha? Confira os modelos no site!

Batedeira planetária ou orbital? Aprenda as diferenças entre elas

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você