BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Importância do sono: saiba o quanto dormir bem influencia na sua rotina

Ter hábitos saudáveis é muito importante para desfrutar de mais bem-estar e qualidade de vida no dia a dia. Para isso, além de uma boa alimentação e uma prática regular de exercícios físicos, é importante pensar na importância do sono para a saúde.

Se você acha que as noites são curtas demais para dormir tudo o que você precisa ou sente muito sono ao longo do dia, é uma boa hora de começar a melhorar alguns hábitos.

E não pense que ter boas noites de sono ajuda só a ter mais energia. Acompanhe este post e entenda o quão importante é dormir bem no dia a dia!

Quais as fases do sono?

Antes de tudo, é interessante saber que existem 4 fases do sono, e que o corpo e a mente agem de maneiras diferentes em cada uma delas:

  • estágio 1;
  • estágio 2;
  • estágio 3;
  • sono REM.

Nos estágios 1 e 2, seu sono é muito mais leve e é mais fácil acordar com um barulho ou movimento no ambiente. Nessas fases, o corpo começa a diminuir o ritmo dos batimentos cardíacos e da respiração, preparando você para uma boa noite de sono.

Já no estágio 3 é quando vem o sono pesado. Esse é o momento que começa a realmente importar para a sensação de descanso e a manutenção do organismo. Aqui, não vai ser tão fácil acordar com ruídos ou movimentos no ambiente.

O quarto estágio é o sono REM — essa é a sigla de “Rapid Eyes Movement”, que traduzida, significa “movimentos rápidos dos olhos”. Nesse momento, seus olhos involuntariamente se mexem de um lado para o outro e vários processos importantes para a saúde do cérebro acontecem. Geralmente, nessa fase também ocorrem os sonhos.

O sono profundo só começa realmente a partir de cerca de 20 a 40 minutos depois que você começa a dormir. Além disso, é importante saber que, durante uma noite, o seu corpo passa por todas as fases várias vezes, sem seguir necessariamente a ordem de estágio 1 até a fase REM. 

O que significa dormir bem?

Dormir bem, na prática, significa acordar sem nenhum cansaço depois de uma noite de sono. O tempo necessário para atingir esse nível de descanso varia de pessoa para pessoa, porém, para um adulto, costuma ser em torno de 8 horas ininterruptas de sono. ⏰

Isso significa que se você tem dificuldade para dormir uma noite inteira, precisa de muito café logo que acorda para sentir que despertou ou já sai da cama sentindo cansaço, aí está um alerta de falta de qualidade de sono.

Qual a importância do sono?

Como você viu, você precisa do sono para regular as funções do corpo e da mente. O organismo naturalmente faz isso, a partir do momento em que a sua rotina conta com noites bem-dormidas.

Sendo assim, é claro que dormir bem vai influenciar diretamente na sua rotina. Entenda a importância do sono!

Melhora o humor

Já percebeu que depois de dormir pouco ou acordar várias vezes durante a noite, o seu humor fica péssimo? Isso acontece porque os hormônios que ajudam na sensação de bem-estar ficam desregulados quando os seus hábitos de sono também estão bagunçados. 

Por outro lado, a partir do momento em que os seus dias contam com um sono regulado, é possível notar uma diminuição do estresse. Assim, não vai ser qualquer coisa que vai tirar você do sério.

Traz mais disposição

Quando você deixa a sua mente descansar por tempo suficiente durante o sono, é possível acordar com muito mais disposição para encarar as tarefas do dia. Para quem quer ter mais concentração, produtividade e ânimo no dia a dia, dormir bem é essencial.

Previne o aparecimento de doenças

A qualidade do sono também é importante para a manutenção do corpo como um todo. É por isso que ajuda a prevenir várias doenças, assim como fortalece o seu sistema imunológico, o que é muito importante para combater infecções.

Controla o apetite

Sabia que você sente mais fome quando não dorme bem? Não só isso, geralmente, a vontade de comer alimentos mais calóricos aumenta quando falta qualidade do sono. É por isso que ter boas noites é importante para quem quer perder ou manter o peso.

Melhora o desempenho físico

Falando nisso, o seu desempenho físico também melhora ao dormir bem. Além de ter mais disposição para praticar exercícios, a resistência e o condicionamento tendem a ser muito melhores depois de uma noite bem dormida.

Como dormir melhor?

Depois de entender a importância do sono e todos os benefícios que pode trazer para a sua rotina, você deve estar pensando em como fazer para dormir melhor, não é mesmo?

Saiba que não tem como fugir! Para se acostumar a dormir bem, é preciso fazer uma boa higiene do sono. Veja algumas dicas!

Deixe o quarto mais escuro

A luz atrapalha a produção da melatonina, o hormônio do sono. Por isso, é importante baixar a luminosidade do quarto e evitar o uso de telas antes de dormir. Assim, o sono vem com mais facilidade.

Cuide também da temperatura do quarto e tente isolar o som externo. Fechar as portas e janelas, usar cortinas, ter bons cobertores e contar com um bom ar-condicionado pode ajudar muito. 

Evite alimentos pesados antes de dormir

Quando o seu corpo ainda está digerindo os alimentos, é difícil entrar nos estágios mais avançados do sono. É por isso que quando você come muito antes de dormir, pode sentir que não descansou o suficiente ao longo da noite.

Uma maneira de evitar isso é jantar mais cedo e dar preferência por alimentos mais leves depois das 19h. Com isso, a digestão é mais rápida e você dorme bem melhor.

Busque maneiras de relaxar à noite

De nada adianta ir para a cama depois de um dia estressante, sem nem dar uma pausa para absorver o que aconteceu nas horas anteriores. Tomar um banho quente, ter um momento de lazer e passar tempo com a família são práticas interessantes para relaxar antes de dormir e ter mais qualidade de sono.

Invista na sua cama

Vale destacar também que a sua cama é uma das protagonistas da higiene do sono. Afinal, é muito mais difícil dormir bem se o tipo de colchão que você tem é desconfortável ou o travesseiro traz dores para o corpo.

É por isso que contar com um colchão na densidade ideal para as suas necessidades, travesseiros na altura que você gosta e roupa de cama macia faz toda a diferença. Sendo assim, vale a pena investir um pouco mais na sua cama, para ter muito mais qualidade de vida no dia a dia.

Viu só a importância do sono para a sua rotina? Para não sofrer mais com noites mal dormidas, dê o primeiro passo. Conte com um colchão de qualidade para preparar a sua cama para dormir bem.

Quer saber onde encontrar produtos de qualidade? Venha para as Lojas Edmil e encontre o melhor colchão para o seu quarto!

Importância do sono: saiba o quanto dormir bem influencia na sua rotina

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você