BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Descubra como escolher o melhor celular na Black Friday

A tão esperada data se aproxima e você já está querendo saber se vai achar um novo celular na Black Friday, né? Pode até ser que esteja lendo agora na tela dele, o seu bom e velho amigo, que está prestes a ser substituído.

A grande verdade é que, mesmo se você estiver usando o computador pra navegar aqui no blog da Lojas Edmil, o seu smartphone é que te acompanha no dia a dia, da hora que acorda até quando vai pra cama. Estamos mentindo?

Acontece que, de tanto usar, uma hora é preciso comprar outro. Um aparelho novo, por outro lado, é um investimento um pouco alto, ainda mais com os preços salgados por conta da alta do dólar.

Ainda bem que a gente sabe que a Black Friday de celular já está quase chegando, né? Pra ajudar você a escolher com calma e fazer a melhor aquisição possível, dá só uma olhada nas dicas que preparamos!

Qual é a importância de reconhecer seu perfil de consumidor?

Antes de sair por aí atrás de um celular novo, você precisa parar pra refletir um pouquinho. Primeiro, pense na necessidade: está mesmo na hora de trocar ou você só quer aproveitar as promoções de celular na Black Friday?

Pois é, pode ser que nem esteja na hora de trocar, mas, vai que aparece uma boa oportunidade? Às vezes, o custo-benefício vai ser tão bom, que compensa antecipar a troca — que é inevitável, uma vez que as configurações ficam obsoletas com o tempo.

Mas, vamos pensar no seguinte: por mais que aquele aparelho top esteja em conta, você precisa mesmo de um celular com alto desempenho se usa ele só pra acessar as redes sociais? É aí que entra a importância do seu perfil de consumidor.

A gente tem que colocar na mesa o que realmente importa, tanto desejos, quanto necessidades. Tudo isso, claro, somado ao seu orçamento, que precisa de uma base e de um teto até mesmo pra Black Friday.

Vamos imaginar outra situação? Se você for uma pessoa que ama tirar fotos e manter um feed no Instagram atualizadíssimo, ou que é fã do TikTok e adora gravar uma dancinha, um celular com um bom conjunto de câmeras pode ser a melhor opção.

Com a grande variedade de modelos e preços, é bom dar uma filtrada antes de começar a procurar. Por isso, reflita um pouco sobre seus gostos e suas necessidades reais do dia a dia — ou até profissionais, pra quem usa o celular pra trabalhar. Assim, quando a melhor oferta surgir na Black Friday, você vai conseguir identificar.

O que levar em consideração na hora de comprar um celular?

Que é pra analisar tudo com calma, você já sabe. Mas, o que a gente leva em conta na hora de escolher celular na Black Friday? Já dá pra adiantar que não é só o preço, muito menos só o design. Além de bonito e barato, o aparelho tem que ser bom!

E bom pra você, claro, de forma que atenda tudo aquilo que a gente falou, sobre necessidades e gostos. Mas ninguém precisa ser especialista em tecnologia pra identificar um bom celular, viu? Aqui, reunimos os principais aspectos pra considerar!

Tela

O display do celular, ou simplesmente a sua tela, pode ser analisado de três formas, pela resolução, pela tecnologia do painel e pela velocidade de tela. Hoje, por exemplo, é muito comum encontrar telas de alta resolução por um preço bacana, principalmente pra quem gosta de assistir a filmes e séries pelo smartphone.

A definição da tela pode ser verificada pela densidade de pixels por polegada. É isso que considera tamanho e resolução. Quanto mais pixels tiver por polegadas, mais nítida a imagem vai ser, entendeu? Se for igual ou superior a 326px a cada polegada, você já tem um celular com tela de alta definição.

Atualmente, a gente também tem diferentes tecnologias usadas na tela, bem como sua velocidade, medida em Hertz (Hz). Isso ajuda a saber quantas vezes seu display é atualizado por segundo — quanto mais rápido, mais naturais e fluidas são as transições de páginas e aplicativos, por exemplo. A indústria hoje tem um padrão de 60 Hz, que é muito bom, mas você encontra celulares com 90 ou até 120 Hz.

Processador

Esse componente é considerado o cérebro do celular, responsável por realizar tudo o que o sistema operacional e os aplicativos instalados desejam fazer. Assim como em um computador, quanto mais poderoso for o processador, melhor será o desempenho do aparelho móvel.

Se você precisa fazer coisas mais complexas pelo celular, ou tarefas mais pesadas, vai precisar de um bom processador. Quem gosta de editar vídeos ou de jogar games com gráficos bem realistas também depende de um chip potente — o chip do processador, ok? Não estamos falando aqui do chip da sua operadora.

Mas, como saber qual processador é bom ou não? Simples! É só conferir a quantidade de núcleos que ele tem, suas velocidades e medidas em GHz. É que, quanto mais núcleos, mais coisas o chip consegue realizar, ao mesmo tempo, e quanto mais veloz, mais rápidas essas instruções acontecem. A gente costuma ver por aí:

  • processadores quad-core, com quatro núcleos;
  • processadores hexa-core, com seis núcleos;
  • processadores octa-core, com oito núcleos.

Memória RAM

Esse já é o espaço de memória que seu celular tem pra comportar todas as suas operações. Você também usa isso pra guardar arquivos e dados temporários, de maneira que o sistema continue funcionando sem travar.

A memória RAM também é responsável por deixar o smartphone rápido pra responder comandos e trabalhar com vários apps abertos em segundo plano. Quando você acessar algum em primeiro plano, a memória te permite retornar de onde você parou. Bom demais, né? Afinal, imagina só ter que recarregar tudo do zero sempre?

A gente tem visto aparelhos hoje com RAM de 8 GB e até de 12 GB — e isso é muita coisa! Mas dá pra ter ótimos celulares com menos memória RAM, desde que atendam as suas necessidades.

Armazenamento

Além da memória RAM, a gente também precisa investigar qual é a quantidade de armazenamento interno do celular. É ali que a gente guarda tudo: arquivos, fotos, vídeos, memes que enviamos pra galera nos grupos e por aí vai.

Antes, quem tinha um celular com 32 GB de armazenamento já estava nas nuvens. Porém, com o tempo, e novos aplicativos surgindo no mercado, os aparelhos passaram a precisar de mais espaço interno. Daí surgiram smartphones de 64 GB e até de 128 GB. E, olha, dá pra tirar a barriga da miséria com tudo isso!

Contudo, pra quem depende de mais espaço que isso, principalmente quando usa o celular pra trabalhar, editar vídeos e fotos etc., alguns aparelhos mais caros oferecem até 512 GB, com é o caso de modelos de iPhone. Porém, quanto mais armazenamento, mais dinheiro você tem que desembolsar.

Uma alternativa é buscar celulares que deixam você expandir esse espaço com cartões de memória. A Samsung é ótima nesse sentido, porque permite a inclusão do cartão. Mas também temos essa funcionalidade em aparelhos da Multilaser, por exemplo, com entrada para cartão Micro SD de até 64 GB.

Câmeras

Você é daquelas pessoas que tira foto até da comida? A câmera é, sem dúvidas, um dos recursos mais usados em um celular hoje. Por isso, vale a pena investir em um aparelho que traz um conjunto bacana de lentes — sim, as marcas têm criado modelos com duas, três ou mais câmeras embutidas!

Só que nem sempre quantidade é qualidade, por isso, fique de olho na resolução máxima de cada câmera. Ela vem em megapixels (MP), mas não é a única característica importante: verifique a abertura das lentes (razão focal que permite melhores fotos no escuro), o processamento da imagem, recursos de zoom, panorâmico etc.

Bateria

Sim, ela não poderia ficar de fora! Afinal, ninguém merece viver refém de um cabo de carregador, não é mesmo? A capacidade da bateria do celular é fundamental pra você aproveitar seu aparelho por mais tempo longe da tomada.

A capacidade da sua bateria é medida em miliamperes/hora (mAh). Normalmente, as baterias mais vistas são de 4.500 mAh, até mesmo em celulares mais em conta. Mas já existem modelos com baterias de longa duração, que ultrapassam esse padrão do mercado.

Mas ela sozinha não faz milagre: se o processador for lento, por exemplo, pode ser que aumente o consumo de energia. Outro detalhe importante é a recarga rápida. Os modelos mais recentes costumam vir com fontes com tecnologia para acelerar o carregamento, fazendo com que você possa voltar a utilizar o celular quanto antes.

black friday celular

Como observar e compreender os dados técnicos para comprar um celular?

Muita informação, né? Calma, que tudo isso que você viu ali até agora vem escrito direitinho na ficha técnica do produto. Esses dados vêm na caixa do celular, em manuais e até mesmo no próprio aparelho, geralmente na área de configurações.

Quem vai comprar celular na Black Friday pode ficar por dentro desses dados técnicos na própria página do produto que pretende comprar, ou no site oficial da marca. Inclusive, vale a pena até comparar as informações pra ver se está tudo certinho.

Um fator muito relevante, e que ninguém presta muita atenção, é a capacidade de o aparelho receber atualizações, sabia? Então, quando você for ler a ficha técnica, procure também ver se aquele modelo específico não está um pouco “antigo” no mercado.

Afinal, as marcas lançam atualizações do sistema operacional para corrigir determinados problemas ou otimizar algumas funções. Se você comprar um smartphone relativamente ultrapassado na Black Friday — só porque está com aquele precinho —, pode ser que tenha de trocar de celular de novo na data do ano seguinte.

Pois é, a gente não falou deles antes. Mas vale lembrar que, hoje, os mais usados são o Android, em diversas marcas de celulares, e o iOS, exclusivo dos aparelhos da Apple. Mas, qual é o melhor? O mais caro? Nem sempre! Isso depende de um conjunto de fatores, como falamos até agora.

Como encontrar promoções relevantes na Black Friday?

Tudo pronto pra planejar a compra do celular na Black Friday? Calma, ainda falta saber onde encontrar as melhores promoções. A internet hoje é sua maior aliada, já que dá pra pesquisar bastante sem sair de casa e comparar preços.

Alguns sites especializados, como Zoom, Buscapé e Google Shopping, ajudam você não só a comparar os melhores preços, como rastrear os maiores descontos. Mas também é bom ficar de olho na segurança e credibilidade da loja, viu?

Pra que você fique de fora da “Black Fraude”, pesquise bastante antes de se deixar iludir por preços extremamente baixos. Pode ser uma isca fraudulenta para roubar dados bancários ou até mesmo seu dinheiro no ato de uma compra falsa. Então, vamos lá:

  • use sites comparadores de preços;
  • verifique o histórico de preço do produto, pelo menos, nos últimos seis meses;
  • fique de olho nas opções de pagamentos e se a loja oferece programas de fidelidade ou cashback;
  • considere o valor do frete e as formas de envio, pra analisar se o desconto no produto vale mesmo a pena.

Por que comprar seu próximo smartphone na Lojas Edmil?

Quando o assunto é celular na Black Friday, aqui na Lojas Edmil a gente já se prepara pra data. Afinal, nosso mix de produtos conta com as melhores marcas de smartphones, sabia? Pois é, você pode aproveitar todas as dicas pra comprar seu próximo aparelho aqui.

O melhor de tudo é que, agora, você pode trocar seu celular sem sair de casa, porque a nossa loja virtual está prontíssima pra Black Friday deste ano. Por outro lado, se tiver uma de nossas lojas físicas na sua cidade, dá até pra conferir pessoalmente o aparelho, e ver como ele é de pertinho, antes de fechar o pedido.

Também não dá pra deixar de falar das formas de pagamento aceitas aqui na Lojas Edmil. Sabia que a gente trabalha com crediário próprio? Então, além de pagar à vista ou no cartão de crédito, também dá pra parcelar suas compras com segurança.

Agora que você já tem tudo que precisa pra aproveitar a Black Friday de celular, vai poder escolher o aparelho ideal, com o melhor custo-benefício. Coloque tudo o que a gente falou na balança, mas compre seu smartphone em uma loja confiável e séria, que vai entregar tudo direitinho e te dar suporte caso algo aconteça.

Então, que tal já começar a olhar os modelos e preços? Vem dar uma olhadinha nos celulares disponíveis na nossa loja virtual!

Descubra como escolher o melhor celular na Black Friday

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você