Contagem regressiva para a Black Friday!
Está chegando a época do ano que esperamos ansiosamente para trocar os eletrodomésticos ou, quem sabe, comprar aquele computador ou smartphone de última geração.
Se você quer aproveitar os descontos, mas ainda tem dúvidas sobre as melhores práticas de compra, acompanhe o conteúdo até o final e fique por dentro!
Por que as pessoas não podem perder essa oportunidade?
A Black Friday é uma data conhecida por oferecer descontos que vão além das datas comemorativas já tradicionais. Por esse motivo, muitas pessoas que precisam de um item de valor mais alto — como computador, geladeira, celular, entre outros — gostam de esperar esse momento para fazer a aquisição.
Uma boa estratégia é também aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal e tudo mais que precisamos para passar as festas de fim de ano com conforto e diversão.
Dicas para arrasar nas compras durante a Black Friday
Já sabe que quer muito aproveitar a Black Friday, mas ainda não sabe como se planejar? Confira nossas dicas!
1. Liste o que deseja comprar
Muitas pessoas se sentem empolgadas ao ver os preços baixos e acabam fazendo compras por impulso. Quando se trata de um item baratinho, tudo bem. Mas não é legal se endividar em uma compra não planejada. ☹️ Portanto, a nossa dica é que você anote tudo que deseja comprar, para manter o foco na hora de escolher os produtos.
2. Faça pesquisas prévias
A gente não queria falar nada, mas tem um montão de lojas por aí sempre fingindo dar descontos na Black Friday, quando, na verdade, é tudo lorota!
Pesquise os preços com antecedência, pra verificar se os descontos realmente estão valendo a pena.
3. Tenha atenção ao limite do cartão
Cartão de crédito é um item que salva a gente na hora do aperto. Levando isso em conta, planeje-se para ter limite disponível na Black Friday e poder fazer suas compras, mas também não estourar o limite e depois ficar sem recursos.
4. Evite ofertas com produtos muito abaixo do preço
Sabe aquela história de que quando a esmola é muita o santo desconfia? Pois bem, tenha isso em mente quando se deparar com uma oferta exageradamente barata. Afinal, pode se tratar até mesmo de um golpe.
5. Compre em lojas confiáveis
Sabia que alguns golpistas conseguem reproduzir um site quase idêntico ao original? Da mesma forma, lojas fantasma podem ser criadas para você comprar e não receber os produtos. Complicado, né?
Por isso, tenha sempre atenção para verificar se você está realmente em uma loja online confiável. Para isso, procure por selos de segurança como “https” no início da URL (geralmente acompanhado de um símbolo de cadeado fechado), verifique se há avaliações positivas de outros consumidores, e confirme se a loja tem uma política clara de troca, devolução e contato visível para suporte ao cliente.
Cuidados ao comprar na Black Friday
Assim como em qualquer época do ano, vale ter atenção ao comprar na Black Friday, principalmente se você vai fazer as compras pela internet. Afinal, a gente sabe que os golpistas não estão pra brincadeira!
Siga estas dicas para não ter dores de cabeça:
- compre apenas em sites conhecidos;
- nunca clique em links suspeitos, como links recebidos por números desconhecidos via WhatsApp, SMS ou e-mail;
- desconfie de produtos muito baratos. É Black Friday, mas um celular de última geração, cujo preço médio é R$ 5.000, não vai passar a custar R$ 699;
- utilize computadores e redes de internet confiáveis. Então, evite fazer compras de Black Friday em redes públicas, como Wi-Fi do shopping, por exemplo.
Como saber se a promoção está valendo a pena?
Aqui na Lojas Edmil, a gente assume o compromisso com os nossos clientes e faz promoção de verdade. Pra não cair em historinhas por aí, siga estas orientações:
- pesquise — comece a analisar desde já os preços cobrados nas lojas e confira se, com a proximidade da data, houve realmente descontos na Black Friday;
- compare — faça uma comparação de preços em diferentes lojas para ver qual oferece o melhor custo-benefício para o seu orçamento;
- tire suas dúvidas — converse com atendentes e vendedores para saber mais sobre as ofertas do dia;
- tenha atenção — fuja de marcas desconhecidas e de lojas sem referências na internet.
Como se planejar financeiramente para aproveitar as compras?
Para se planejar financeiramente para a Black Friday, é importante traçar alguns passos que ajudam a aproveitar a data de forma inteligente. Veja quais são eles! ⬇️
Faça um levantamento da sua renda
Esse passo é importante pra saber quanto vai sobrar após o pagamento das contas e das suas despesas mensais. Estipule um orçamento para não acabar se endividando.
Escolha os produtos que vai comprar
Selecione os itens não apenas pelo que você quer, mas principalmente pelo quanto você necessita deles na sua rotina. Por exemplo, uma Airfryer para facilitar suas refeições diárias, um colchão novo para dormir melhor ou um ventilador para aliviar o calor do quarto.
Compare os preços
Monitore os produtos utilizando ferramentas de comparação de preços. Assim, você pode até mesmo estabelecer avisos de preços mais baixos e panoramas em tempo real para ver onde estão as melhores ofertas e quais lojas estão respeitando os seus direitos de consumidor durante a Black Friday.
Avalie como gastar seu dinheiro
Decida qual é a melhor forma de gastar a sua verba. Quer um exemplo? Você pode estar tentada a gastar todo o seu orçamento em um eletrodoméstico de ponta, como uma batedeira profissional.
No entanto, considere se seria mais proveitoso dividir o valor entre a batedeira de um modelo mais simples, um liquidificador e um conjunto de utensílios de cozinha. Analise suas necessidades diárias e decida se um único item de alto valor realmente supera a utilidade de vários itens que podem facilitar o dia a dia na cozinha.
Agora você já está por dentro de tudo que precisa saber pra fazer ótimas compras na Black Friday.
Quer conferir os melhores produtos com os melhores preços? Acesse o nosso site.