Pesquisar
Pesquisar

Lavadora ou tanquinho: qual é melhor? Veja o comparativo

Se há eletrodomésticos indispensáveis para a maioria das pessoas hoje em dia, é lavadora ou tanquinho. Afinal, quem tem tempo sobrando pra lavar todas as roupas de casa à mão?

Apesar dessa busca pela praticidade, muita gente ainda tem dúvida se é melhor optar por uma lavadora ou um tanquinho. A verdade é que os dois modelos são bem úteis, mas é preciso considerar o perfil da família e o orçamento disponível para fazer a escolha correta. 

A seguir, apresentamos um comparativo entre máquina de lavar e tanquinho, esclarecendo de uma vez por todas qual é o melhor investimento pra sua casa. Confira!

Principais diferenças entre lavadora e tanquinho

Atualmente, há no mercado diversos modelos de máquinas de lavar, desde as básicas até as mais sofisticadas e cheias de funcionalidades.

Existem, por exemplo, lavadoras que aquecem a água (pra uma melhor limpeza), que lavam e secam a roupa e contam com a abertura frontal (ideais para quem tem pouco espaço na área de serviço).

Já o tanquinho não conta com toda essa modernidade. Esse eletrodoméstico nunca sai de linha e pode ser considerado um tipo de lavadora básica, também chamada de semiautomática.

Isso porque o tanquinho não apresenta várias das funções de uma máquina de lavar, como diferentes modos de lavagem, função de enxágue, centrifugação, além das que mencionamos anteriormente.  

A seguir contamos mais diferenças entre esses dois aparelhos pra que você possa se decidir.

Consumo de água e energia

As lavadoras geralmente consomem mais água e energia que os tanquinhos, e não poderia ser diferente. Afinal, as máquinas de lavar contam com inúmeros recursos, que só tendem a facilitar — e muito — a rotina de quem cuida da casa. 

O tanquinho apresenta gasto médio de 0,9 a 0,25 kWh por ciclo de lavagem. Já as lavadoras têm um consumo de 0,35 a 0,70 kWh, variando conforme a duração do ciclo e a potência. 

Quanto ao gasto de água, a lógica é a mesma. Como as máquinas contam com a opção de longos ciclos de lavagem, função duplo enxágue e outras funções, o consumo de água se torna alto em comparação ao tanquinho.

Vale lembrar que o tanquinho exige que as roupas sejam enxaguadas e torcidas manualmente, e você deve avaliar se essa é uma opção pra você. O ideal é contar com uma área aberta para secar as roupas ao sol, por exemplo. ☀️

Tanto o tanquinho quanto a máquina de lavar contam com modelos que vão desde 6kg até mais de 17kg. Então, é preciso considerar a quantidade de roupa da família para fazer uma escolha adequada e evitar o desperdício de água.

Mecanismo de lavagem

Uma das principais diferenças entre o tanquinho e a lavadora é o mecanismo de lavagem. Em geral, o tanquinho usa o sistema chamado turbilhonamento, em que a movimentação da roupa ocorre por meio de uma turbina no fundo da cuba. Ou seja, a roupa se movimenta de maneira circular e contínua. 

A máquina de lavar funciona de forma diferente. Nesses modelos, o mecanismo usado é o de agitação. Desse modo, um eixo central com pás faz o movimento de vai e vem, ou seja, mudando o sentido de rotação entre horário e anti-horário.

lavadora ou tanquinho

Qualidade da limpeza

No quesito capacidade de limpeza, o ponto vai para o tanquinho. Isso porque ele é ideal pra lavar roupas pesadas e também peças que têm muita sujeira. Um bom exemplo são calças grossas de pessoas que trabalham em construção civil, oficinas mecânicas ou no campo. Nada melhor que um tanquinho pra bater as peças e deixar tudo bem limpo.

Mas a lavadora não fica pra trás. Até porque as máquinas têm vários tipos de lavagem, sendo possível adequar as funções para bater desde roupas delicadas até edredons (nesse caso, o ideal é optar por um modelo com mais de 15kg de capacidade).

Personalização

Como já foi explicado ao longo do texto, a máquina de lavar apresenta uma série de recursos que permitem adequar a lavagem ao objetivo. Isto é, você pode escolher ciclos mais curtos, por lavagem com tempo de molho, por ciclos rápidos, duplo enxágue e centrifugação.

Já o tanquinho conta com apenas um modo de lavagem. Geralmente, há um botão de liga e desliga e uma funcionalidade para retirar a água da cuba. Outros recursos presentes no tanquinho são filtro para retenção de fiapos e dispenser para sabão em pó ou líquido (para evitar manchas).

Qual é a melhor opção: lavadora ou tanquinho?

Não é possível responder a essa pergunta sem levar em consideração a necessidade e o orçamento da família.

De modo geral, podemos dizer que o tanquinho é ideal pra quem não tem uma quantia alta para investir em um eletrodoméstico mais moderno. Isso porque você encontra modelos de excelentes marcas com ótimos preços, o que é um fator importante, caso busque um bom custo-benefício.

O tanquinho também é a alternativa perfeita caso precise lavar roupas com sujeira pesada, se não há muito espaço em casa ou até mesmo se não necessita lavar roupas de várias pessoas da família. Ele também marca pontos no critério economia de água e energia.

Já a lavadora demanda mais gasto financeiro, mas ainda é um ótimo investimento, por exemplo, se você vai lavar roupas de cama, roupas de bebê, peças delicadas, roupas brancas etc. Afinal, é possível selecionar o modo de lavagem ideal para cada situação.

Atualmente, há no mercado máquinas ultramodernas, com funcionalidades como: ciclo antibolinhas, enxágue antialérgico, função tira-mancha advanced (para retirar diversos tipos de sujeiras, incluindo as causadas por canetinhas), entre outras. Além disso, as melhores lojas contam com a opção de garantia estendida

Como você viu, é preciso levar em conta muitos fatores para escolher entre lavadora ou tanquinho. Considere o perfil da sua família, os seus objetivos, o orçamento disponível e, claro, o seu sonho de consumo para fazer a melhor aquisição. 

O importante é que, de toda forma, obtenha um eletrodoméstico incrível, capaz de elevar a sua qualidade de vida e o tempo que tem para cuidar de você.

Gostou das dicas que trouxemos e deseja pesquisar alguns modelos de máquina de lavar e tanquinhos? Acesse o site da Lojas Edmil e faça sua mais nova compra!

Lavadora ou tanquinho: qual é melhor? Veja o comparativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você