As nossas avós já falavam bastante dos benefícios do mel pra saúde. Mas, antes delas, essas propriedades já eram bem conhecidas. Afinal, esse alimento é consumido pelos seres humanos há milênios.
Só que consumir mel não é só um jeito de agradar ao paladar. Você também pode ter muito mais qualidade de vida ao acrescentar esse alimento em seu dia a dia. Tem várias formas de fazer isso, sabia?
Quer descobrir como? Então, continue lendo, porque a gente vai explicar como as abelhas produzem mel, de que maneira ele era usado antigamente, os nutrientes que tem, os benefícios pra nossa saúde, além de algumas receitas pra você consumir esse alimento de um jeito fácil e saudável. 😋
Como o mel é produzido?
Não deve ser novidade pra você que as abelhas são responsáveis pela produção do mel, né? Elas visitam flores e até mesmo frutas pra coletar néctar e açúcar, mas fazem isso ingerindo esses ingredientes. 🐝
As enzimas digestivas das abelhas processam o néctar. Quando elas voltam para a colmeia, depositam o conteúdo do seu estômago em um lugar específico, onde o mel fica armazenado para servir como alimento para outras abelhas.
Como o mel era usado antigamente?
Como a gente falou na introdução, o consumo do mel por seres humanos já acontece há milênios. Existem registros de apicultura em artes do Egito Antigo, mostrando que há muito tempo as abelhas foram domesticadas pra gente usar o mel de muitas formas.
Na Roma Antiga, por exemplo, era utilizado pra adoçar um tipo de mingau de cereais. Inclusive, como as pessoas ainda não conheciam alternativas de adoçante, o mel era muito explorado pra isso. Mas também existiam as aplicações medicinais e, no Egito, fazia parte do processo de embalsamento.
Hoje em dia, além de ser alimento, o mel é medicinal e está presente até em cosméticos. Sem falar que estão sendo explorados os benefícios do pólen de abelha e da própolis também.
Quais são os nutrientes do mel?
O principal composto que encontramos no mel são os açúcares, em especial a sacarose e glucose. Ele ainda contém: ⬇️
- água;
- antioxidantes;
- vitamina C;
- magnésio;
- potássio;
- zinco;
- cálcio;
- fósforo.
É por isso que os benefícios do mel para a saúde são bem diversificados. Mas é importante lembrar, também, que ele é bastante calórico. Então, não dá pra exagerar na hora de consumir, tá bom?
Quais são os benefícios do mel para a saúde?
Já que estamos falando tanto sobre os benefícios do mel. Chegou a hora de explicar por que ele faz tanto bem pra gente. Confira os vários motivos pra você botar esse alimento na mesa. 🍯
1. Saúde do coração
Um dos benefícios de consumir mel é o fato de que ele ajuda a melhorar o sistema vascular. Inclusive porque reduz os níveis de gordura no sangue, então, ajuda a otimizar o fluxo sanguíneo e evitar a formação de coágulos. Desse jeito, o coração não sofre sobrecarga na hora de trabalhar, e isso protege a saúde dele.
2. Melhora do colesterol
Já que a gente falou sobre gordura no sangue, um dos benefícios do mel silvestre e outros que compramos por aí é a redução do colesterol. Ele ajuda a diminuir os níveis do LDL, que é chamado ruim, e aumenta os níveis do bom, o HDL. Isso previne a formação de placas nas artérias, que causam pressão alta e sobrecarregam o coração.
3. Ação antioxidante
Quem diria que os benefícios do favo de mel amarelinho que a gente gosta de ficar mordendo também envolvem a longevidade? Como a gente falou, esse alimento contém antioxidantes, o que ajuda a combater os radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento das células. Além de você manter uma aparência mais jovem, ainda evita o surgimento de doenças crônicas.
4. Propriedades antibacterianas
Nem todo mundo sabe, mas um dos benefícios do mel é a ação antimicrobiana que ele tem. É por isso que ele é capaz de combater bactérias e fungos.
Não é à toa que dizem que ajuda o corpo a se recuperar de gripes e resfriados. 😷 Isso acontece porque essa propriedade aumenta as defesas do organismo. Pode até mesmo contribuir para a cicatrização de feridas, esterilizando o local.
5. Combate de problemas digestivos
Não é só a gente que se alimenta quando consome coisas boas como ameixa seca e mel. Ele chega até o intestino e ajuda a nutrir as bactérias boas que vivem por ali. Assim, contribui para a saúde gastrointestinal, combatendo problemas como a diarreia. Ajuda até a tratar condições como a infecção por Helicobacter pylori.
6. Combate à obesidade
Não é que o mel faz a gente emagrecer. Ele é um alimento saudável, bom pra fazer substituições inteligentes. Por exemplo: ao combater os radicais livres, controla inflamações no organismo, e isso ajuda na manutenção de um peso saudável.
Também acontece por controlar os níveis de colesterol e por ser um substituto ao açúcar. Então, você consegue controlar os níveis de glicose no sangue.
7. Alívio da tosse
Esse é o resultado da ação anti-inflamatória e antibacteriana que o mel tem. Com isso, ele ajuda a melhorar as infecções do trato respiratório superior, aliviando a dor de garganta e contribuindo para tratar os pulmões. Então, a tosse reduz.
Como incluir o mel na alimentação?
Você pode aproveitar os benefícios do mel consumindo esse alimento de várias formas no dia a dia. Ele puro é uma delícia, mas também dá pra substituir o açúcar por ele em algumas receitas, como biscoitos e bolos.
Vale colocar por cima das suas frutas, no iogurte e até passar direto no pãozinho. Mas não é só com os doces e sobremesas que ele cai bem. Muitos chefes de cozinha utilizam o mel na preparação de molhos agridoce. Ou seja, você pode testar um monte de receitas! 😉
7 receitas com mel fáceis e saudáveis
Já que a gente falou em receitas, olha só o que você pode preparar de gostoso na sua casa pra aproveitar os benefícios do mel.
1. Mingau de aveia: aqui é bem simples. Você só vai substituir o açúcar pelo mel pra adoçar e dar aquele toque especial.
2. Bolo de mel: a ideia também é fazer a substituição do açúcar pelo mel pra dar sabor e consumir o alimento de um jeito gostoso. 🍰
3. Linguiça caramelizada: é um jeito bem diferente de consumir o mel. Mas você também vai precisar de óleo de gergelim e gergelim pra completar.
4. Cenoura assada com mel: é uma excelente opção para fazer o acompanhamento de carnes, já que a cenoura é doce e fica com um gosto especial com esse ingrediente.
5. Panqueca de banana: basta preparar a sua massa do jeito tradicional e depois fazer uma cobertura com o mel pra finalizar de um jeito diferente.
6. Vitamina de frutas: pra quem quer algo fitness, vale bater frutas no liquidificador com um pouquinho de mel pra ter aquele docinho a mais sem culpa.
7. Biscoitos de gengibre: são aqueles clássicos do Natal, mas você não precisa esperar o final do ano pra comer. A mistura do gengibre com o mel forma uma combinação saudável.🍪
Você já conhecia todos esses benefícios do mel pra saúde? Só não se esqueça de que é preciso consumir de forma moderada e que existem contraindicações, como para crianças com menos de 2 anos, diabéticos, alérgicos, pra quem tem intestino irritável e intolerância à frutose. No mais, prepare as suas receitas e aproveite!
Ah! Já compartilha nas redes sociais, também, que é para os seus amigos aprenderem um pouco mais sobre essa delícia da natureza!