Tem vontade de melhorar a sua qualidade de vida e alcançar uma maior satisfação pessoal, mas não sabe quais passos dar pra atingir esse objetivo? Pois saiba que, assim como você, muitos brasileiros compartilham dessa vontade e, inclusive, da mesma dúvida.
Neste post, vamos ver o que, afinal de contas, é essa tal de qualidade de vida, por que ela é importante e, em especial, quais hábitos podem ser inseridos na sua rotina pra beneficiar o seu bem-estar. Vamos conferir e seguir as dicas à risca? Então, boa leitura! 👇
O que é qualidade de vida?
A qualidade de vida significa que você tem condições de se alimentar adequadamente, vivencia um descanso regular diário, conta com um bom estado de saúde física e mental e pode se autoproteger e resguardar as pessoas que ama de atos de violência e criminalidade.
Também significa que você tem um emprego que garanta o seu sustento e o da sua família, que conta com acesso a serviços de eletricidade e saneamento e que você tem uma rede apoio — formada por cônjuge, amigos, familiares, vizinhos, colegas da comunidade etc. 💛
Se você dispõe de acesso a uma educação de qualidade e pode recorrer a serviços de saúde e adquirir medicações, ou mesmo fazer procedimentos quando estiver doente/lesionado, também tem qualidade de vida. E se pode praticar sua fé (ou ausência de crença, se for o caso) e ter autonomia de expressão cultural, social, política, econômica e de identidade individual também.
É exercer sua liberdade de ir e vir (desde o nível local até ao nível internacional), poder reservar parte do seu tempo para o lazer, o descanso e o autocuidado, empreender no mercado etc. Portanto, a qualidade de vida não se trata de ter uma ou mais dessas esferas em excesso, de esbanjar ou estar acima dos demais.
Muito pelo contrário! É ter, pelo menos, o mínimo das suas necessidades básicas atendidas e obter um equilíbrio entre os demais aspectos que são conquistados, experienciados e/ou que estão disponíveis no ambiente social em que você vive. 🤲
O que está envolvido?
Como é possível notar, a qualidade de vida envolve uma série de fatores que precisam estar em harmonia pra uma vida plena. Acontece que nem sempre eles serão diretamente ou mesmo exclusivamente controlados por você. Afinal de contas, muitos são externos — como a segurança e a educação — e, frequentemente, influenciados por uma série de agentes.
Por exemplo, o Estado, a cultura local, a sua área de moradia, a história, a economia do país, as taxas de emprego e desemprego, o custo do acesso (no caso de serviços particulares) e muito mais. Portanto, ter conhecimento disso é importante pra que você não assuma uma postura de cobrança e crítica excessivas direcionadas a si quando há questões que, por vezes, estão fora do seu alcance. 😉
Qual a importância de ter mais qualidade de vida?
A importância está, em particular, nos impactos que a falta dela pode gerar em qualquer sujeito. Quando alguém não tem qualidade de vida, há um aumento significativo de problemas emocionais e psicológicos relacionados à insatisfação que a pessoa nutre com as conquistas obtidas ao longo dos anos.
Algo que ela vai acreditar ser insuficiente não só pelos sonhos e expectativas que tinha e ainda tem, mas por se comparar a indivíduos que ela considera modelo de êxito na vida. A partir daí, os sentimentos de insatisfação e fracasso se estendem pra outros aspectos.
Podemos dar como exemplo a falta de estabilidade financeira e na carreira, as projeções pessimistas para o futuro, a falta de autoconhecimento, a pequena (ou inexistente) rede de apoio que se tem, o lazer mínimo que pode proporcionar a si e à família e muito mais.
Quais os pilares da qualidade de vida?
Os pilares são as necessidades mais básicas que um ser humano tem e que antecedem todas as outras. É o caso da alimentação, segurança, moradia e saúde. A partir daí vem as demais esferas da vida que se complementam e contribuem pra realização pessoal, como trabalho/carreira, socialização, lazer/descanso, relacionamentos interpessoais, perspectiva de futuro etc. 🏆
Quais os hábitos pra ter mais qualidade de vida?
Trouxemos algumas dicas de ações sobre as quais você tem influência direta pra mudar. Hábitos que, uma vez adotados, vão ser importantes pra você renovar a sua rotina, tendo um estilo de vida saudável e muito mais bem-estar. Por isso, leia com atenção!
Alimentação saudável
Reveja qual é o seu cardápio diário e comece a reduzir alimentos que, quando consumidos em excesso, trazem prejuízos pra sua saúde. É o caso de produtos com muito sódio, corante, açúcar e outros itens químicos, ultraprocessados e industrializados. 🍽️
Isso é necessário porque não falamos apenas de aspectos negativos passageiros como indisposição física, mal-estar ou sensação de empachamento. Nos referimos também à irritação e sensibilização do sistema digestivo, ao surgimento de problemas crônicos (como diabetes, hipertensão e obesidade), ao desenvolvimento de hábitos de compulsão alimentar e mais.
Exercícios físicos
Passe a se exercitar e torne essa prática algo comum no seu cotidiano. Opções não faltam pra você começar: musculação, natação, futebol, basquete, hidroginástica, ioga, pilates entre outros. Dá pra começar duas ou três vezes por semana e, com o tempo, ir aumentando o número de vezes. 💪
Tenha em mente que quando você realiza atividades físicas, reduz a ansiedade e outras emoções negativas, melhora o seu humor e ainda consegue ter um descanso mais proveitoso. De quebra, socializa mais, tem mais tempo livre de qualidade e pode fazer novas amizades.
Sono de qualidade
Se você tem uma rotina de sono irregular, muito provavelmente acorda no dia seguinte cansado, com pouca energia pra se exercitar e se movimentar, com dificuldade pra se concentrar e realizar suas tarefas com o máximo de qualidade e com a bateria social já no limite. Portanto, quando não há descanso, dificilmente há qualidade de vida. 💤
Por esse motivo, comece a ter um sono de qualidade. Estabeleça uma média entre 7 a 9 horas de sono por dia e mantenha isso como um padrão — não dormindo menos ou mais. Aproveite e também troque o seu colchão pra ter a certeza de dormir em uma cama verdadeiramente confortável.
Com cerca de duas semanas, você terá se habituado a essa rotina e perceberá que o seu próprio relógio biológico o levará a deitar e acordar sempre no período certo. E o melhor: você vai acordar com muito mais disposição.
Movimentação do corpo
Além dos exercícios físicos, é importante que você se movimente e melhore o seu condicionamento e resistência corporais. Você pode caminhar diariamente ou se locomover de bike em pequenas distâncias, subir escadas em vez de usar o elevador e por aí vai. Afinal, isso traz um melhor desempenho nas suas atividades físicas e práticas esportivas, além de um maior bem-estar emocional.
Contato com a natureza
Comece a reservar um tempo pra ter contato com a natureza. Isso pode acontecer, por exemplo, por meio da realização de trilhas em áreas verdes, visitas a parques e reservas florestais, passeios em mirantes, expedições em montanhas e vales, programas turísticos a belezas naturais do seu estado etc. 🌿
A proposta aqui é que você possa sair da rotina, aliviar o estresse cotidiano, apreciar o tempo livre com atividades que o tirem da sua zona de conforto e se conectar com o meio ambiente. Inclusive, vai poder descobrir novos hobbies e interesses que você desconhecia ou não achava que teria afinidade — como cultivar horta e ter plantas em casa.
Hidratação
O primeiro tópico da nossa lista foi a alimentação saudável. Porém, não há como falar dela sem mencionar também a importância da hidratação regular. Afinal, você já deve ter escutado inúmeras vezes que mais de 70% do nosso corpo é composto por água, não é mesmo? 💧
Pois bem, pra manter esse percentual ao longo do dia, é indispensável ter um consumo adequado de líquidos (não só água, como também sucos, vitaminas, chás e afins). Quando você cumpre essa meta, garante não só o bom funcionamento do seu organismo, mas também a melhora da disposição, do humor e do bem-estar físico e mental.
Vida social ativa
Outro hábito importante é manter uma vida social ativa durante a semana. Marcar programas em diferentes locais (sejam públicos, sejam privados), frequentar novos estabelecimentos (como restaurantes e cafés), visitar espaços culturais e artísticos (como museus, pinacotecas, exposições etc.), ir a espetáculos (como shows, apresentações e festivais) e por aí vai. A ideia não é fazer isso como uma obrigação. 🎭
Ao contrário, o foco é se divertir, passar tempo de qualidade com pessoas que você gosta, conhecer gente nova e desenvolver a sua capacidade de criar vínculos afetivos com os outros. Afinal, esse é o principal passo pra construção da sua rede de apoio.
Diminuição do estresse
O estresse é um dos principais fatores que prejudicam a qualidade de vida. Ele pode ser causado pelo desequilíbrio entre as esferas de uma vida saudável, como também por questões externas que acabam se refletindo em você — por meio, por exemplo, de cobranças, culpa, dúvidas, preocupações com o futuro e mais. Por isso, é importante identificar a origem dele e trabalhar pra sanar isso.
Em casos quando não é possível (como quando você está se organizando pra morar em outro estado e há muitos detalhes envolvidos), o recomendando é ter alguém com quem partilhar sua situação emocional. Você também pode trabalhar a escrita terapêutica ou fazer psicoterapia.
Autoconhecimento
Invista em autoconhecimento. Isto é, em compreender quais são seus interesses, motivações, sonhos e desejos. Como eles surgiram, como se relacionam com a sua história de vida e personalidade e o que você já fez ao longo do tempo pra os tornar mais possíveis de se concretizar.
Quando você se autoconhece, também entende como se sente e quais as razões disso. É uma chance de ampliar o seu repertório emocional e se tornar mais hábil pra falar das suas emoções com os outros, em vez de simplesmente relevar ou abafar tudo aquilo que o afeta.
Pra completar, é avaliar se o lugar que você ocupa na atualidade (no trabalho, na família ou na comunidade, por exemplo) é o suficiente. Se você precisa se reinventar, trilhar novos caminhos ou mesmo mudar completamente de ares, a hora é agora! ⏰
Qual a relação entre saúde mental e qualidade de vida?
Se a sua qualidade de vida está prejudicada e você não tem conseguido lidar com as dificuldades que surgem pra reestabelecer o equilíbrio, o seu estado psicológico acaba sobrecarregado e, por vezes, enfraquecido. Como resultado, muitas pessoas se tornam não só insatisfeitas, mas profundamente ressentidas com a realidade que vivem — sentindo-se estagnadas, incapazes e, em casos severos, inúteis. 😞
Essa autopercepção depreciativa vai além de afetar a autoestima, o senso de valor próprio. Ela dá margem pra que a pessoa comece a desenvolver transtornos de ansiedade, somáticos, depressivos, de sono-vigília etc.; o que pode não só impactar vida social, profissional, escolar e pessoal do indivíduo, mas deixar ele cada vez menos funcional.
Como superar os desafios e barreiras pra uma melhor qualidade de vida?
O primeiro passo é não adotar uma postura negativa diante dos problemas. Afinal, isso costuma desencadear hábitos de procrastinação, esquiva e fuga. Ou seja, em vez de lidar diretamente com os desafios e buscar soluções pra eles, você faz justamente o oposto: entrega os pontos. 🤐
O segundo passo é entender que não só as vitórias, mas também as derrotas fazem parte do amadurecimento e evolução pessoal. Portanto, não tema errar ou falhar. O importante é tentar e dar o seu melhor no processo. Então, você pode se organizar, planejar as ações a tomar, contar com sua rede de apoio e, se preciso, procurar auxílio de profissionais da saúde mental. Reconhecer quando você precisa de ajuda faz a diferença!
Como explicado, ter qualidade de vida significa que as usas necessidades são atendidas e você vivencia um equilíbrio entre o seu estado psicoemocional e a saúde, a educação, a segurança, o trabalho, o lazer e a renda. Portanto, a satisfação pessoal acaba sendo um resultado quase imediato da harmonia de todas essas esferas. Porém, não basta atingir a qualidade de vida. É preciso que você a mantenha em seu dia a dia.
Gostou de ler sobre o assunto? Então, compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais. Assim, eles também podem conferir as dicas e começar a ter mais qualidade de vida! 🤩