Quando a gente via uma casa do futuro na TV, ela era cheia de alta tecnologia, com uma aparência futurista e, muitas vezes, no espaço. Talvez hoje ninguém tenha um robô Rosie para fazer tarefas domésticas, mas a casa inteligente de agora não está tão distante do que já imaginávamos😮
Neste post, entenda o que é uma casa conectada e fique por dentro das suas vantagens. Confira também quais são os riscos desse tipo de tecnologia e veja 6 ferramentas que não podem faltar. Boa leitura!
Conceito de casa inteligente
Para começar, precisamos entender o que é uma casa inteligente, também chamada de smart home, em inglês. Basicamente, é uma residência que utiliza sistemas automatizados. Por meio de alta tecnologia, os equipamentos conseguem realizar ações que ajudam na rotina do lar. Por exemplo: ligar e desligar as luzes 😎
Funcionamento da casa inteligente
Quanta automação é necessária para se ter um lar inteligente? Essa pergunta é difícil porque não existe um padrão. Tecnicamente, quanto mais soluções automatizadas, mais completa a sua casa inteligente vai ser.
Mas independentemente do que você quiser usar, tudo precisa funcionar bem. Para isso, o principal componente é um bom sinal de internet, já que todos os dispositivos são conectados a uma mesma rede. Então, a conexão precisa ser forte e estável pra suportar todos os aparelhos.
Benefícios da casa inteligente
Muito se fala hoje em ter uma residência automatizada, mas será que ela vale mesmo a pena? Confira algumas de suas vantagens a seguir!
Conforto
Quando alguém investe em uma casa inteligente, um dos benefícios que está buscando é o conforto. Afinal, as soluções smart (do inglês, “inteligente”) facilitam esse ponto.
Por exemplo, quem tem uma smart TV com assistente virtual pode trocar de canal sem ficar procurando em uma lista. Basta apertar o botão no controle e comandar a ação 😌
Mais controle
Um grande benefício da casa inteligente é o controle. Podendo acessar os dispositivos smart pelo celular, você consegue usar eles remotamente e ter mais facilidade.
Por exemplo, se tiver persianas automáticas, consegue visualizar pela câmera da sala e fechá-las estando no trabalho. Desse jeito, elas podem ficar abertas no horário do sol fraco, para o benefício de plantas e pets, mas serem fechadas quando necessário pra não desbotar o sofá.
Segurança
Nunca foi tão fácil ter seu próprio sistema de segurança. Na casa inteligente, câmeras, travas automáticas, sensores e fechaduras eletrônicas são exemplos de como você pode montar o seu.
Dessa maneira, dá pra deixar a casa mais privada e vigiada 👀, mesmo que você saia de férias, sem a necessidade de contratar uma empresa especialista.
Eficiência energética
Com praticamente qualquer equipamento, você pode obter uma maior eficiência energética com a automatização. Afinal, é possível programar o seu tempo de uso e o desligamento automático, para que não funcione quando você não quer.
Além disso, é possível acessar aplicativos e acompanhar com mais precisão o consumo de energia dos diferentes equipamentos, o que é ótimo para o controle financeiro.
Praticidade
Ter uma casa inteligente é sinônimo de praticidade e ganho de tempo. Afinal, os dispositivos funcionam para poupar trabalho e ações.
Por exemplo, o aspirador de pó robô pode ser programado pra aspirar e passar pano, sendo regulado dentro de uma área da casa por aplicativo. Desse jeito, você garante a limpeza, mas sem esforço 😍
Riscos da casa inteligente
Um ambiente inteligente tem todas essas vantagens, mas também pode apresentar riscos. Conheça alguns deles!
Dependência da tecnologia
Ter uma casa completamente conectada aumenta a dependência da tecnologia. Assim, qualquer falha no sistema pode atrapalhar. Por exemplo, se a fechadura inteligente falhar e não tiver acesso manual, você pode ficar fora de casa, não é mesmo? Isso também pode acontecer se você depender 100% de energia e internet.
Privacidade
Um dos maiores riscos da moradia automatizada é em relação à privacidade. Isso porque os equipamentos estão sujeitos a invasões, que podem expor a casa a pessoas mal-intencionadas. Além disso, os dados acessados pelos dispositivos podem ficar vulneráveis, como as imagens geradas por câmeras 😬
Vulnerabilidade de segurança
Depender da tecnologia para a segurança é bom pela facilidade. Mas isso também pode deixar a casa vulnerável, se ela não for bem protegida. Por exemplo, no mesmo caso da fechadura, se a senha for descoberta, uma pessoa estranha pode entrar na casa, sem que você esteja por perto.
Exposição a malwares
Malwares são softwares mal-intencionados, que podem causar danos em redes e dispositivos. Assim, se sua rede Wi-Fi for atacada, os dispositivos conectados a ela podem ser acessados e executados de forma remota.
Ferramentas tecnológicas para uma casa inteligente
A casa inteligente conta com diversas ferramentas que você pode usar. Veja algumas das mais comuns!
1. Assistentes virtuais
Um dos itens mais populares para casas inteligentes, o assistente virtual pode controlar equipamentos e fornecer informações úteis. Seja uma Alexa, Siri ou o assistente do Google, o dispositivo responde às suas demandas e torna tudo mais prático 😉
2. Sensores
Existem diversos tipos de sensores que podem ser usados, por exemplo, pra controlar a luz e temperatura da casa, identificar vazamento de gás ou saber se uma janela abriu. O interessante é que esses sistemas podem enviar uma mensagem, avisando sobre o ocorrido, para o seu celular.
3. Câmeras de segurança
As câmeras são destaque entre os equipamentos inteligentes. Com o controle no aplicativo, podem ser movimentadas e visualizadas pelo celular. Além disso, podem ser embutidas em outros equipamentos, como no caso do vídeo porteiro, que identifica quem chega à sua casa.
4. Fechaduras inteligentes
Com senha ou digital, elas servem para apartamentos e casas. Como em Harry Potter, você consegue trocar os códigos pra entrar. Assim, as fechaduras inteligentes são ótimas opções pra quem costuma perder as chaves ou mora com muitas pessoas.
5. Tomadas inteligentes
As tomadas inteligentes podem ser conectadas a tomadas comuns, conseguindo controlar quando fornecem energia. Além disso, podem ter dispositivos de segurança, como desligamento quando há temperaturas elevadas.
6. Eletrodomésticos inteligentes
Os eletrodomésticos inteligentes fazem parte das nossas vidas há tempos. É só pensar nas smart TVs, não é? Mas há muitas outras opções de equipamentos que você pode ter na sua casa inteligente, como:
- geladeira;
- máquina de lavar;
- babá eletrônica.
Dicas para controlar uma casa inteligente
Uma casa smart pode ser controlada por aplicativos fáceis, acessados pelo celular ou computador. Além disso, é possível integrá-los a assistentes virtuais, como a Alexa, ou ainda, usar um hub.
As opções de dispositivos que tornam sua casa inteligente são cada vez mais variadas, o que permite aproveitar muitas vantagens e deixar a sua rotina mais fácil. Mas também é preciso cuidado pra evitar alguns ricos. Então, procure sempre as melhores opções de equipamentos pra curtir toda a tecnologia sem dor de cabeça!
Gostou do post? Siga a gente no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn pra ver mais dicas! 💛