Os podcasts estão em alta não só nos serviços de música, como Spotify e Deezer, mas também nas redes sociais, em especial quando se trata do YouTube. Isso porque, além de divertidos e interativos, esses programas de entrevistas abordam os mais diferentes assuntos. Não é à toa que nos últimos tempos surgiu uma nova categoria: podcasts sobre finanças pessoais.
Afinal de contas, cuidar, gerir e melhorar o orçamento são alguns dos desafios mais frequentes na rotina de muitas pessoas. Por isso, conteúdo não falta.
Se você quer começar a acompanhar o tema, ficar por dentro do universo financeiro e anotar boas dicas sobre renda, acompanhe este post com a nossa seleção exclusiva de programas!
1. Bonacast – André Bona
O primeiro da lista é o Bonacast, realizado pelo educador André Bona. Esse programa fala não só sobre o gerenciamento de orçamento, mas principalmente como perder o medo de começar a construir patrimônio.
Afinal, isso é algo que fica para o futuro tanto pra você quanto pra sua família. A fim de atingir essa meta, ele explora em inúmeras edições, curtas e diretas, como fazer isso por meio dos investimentos. Vale a pena assistir.
Onde ouvir/assistir esse podcast: no YouTube.
2. Educando Seu Bolso
Criado pelo economista Frederico Torres, o Educando Seu Bolso é um podcast que promete acabar com a burocracia no aprendizado sobre educação financeira. Pra tanto, tem como característica principal a comunicação acessível a todos os públicos.
Ele conta com mais de 400 programas já gravados e disponíveis, em que discute os mais variados temas sobre despesas, investimentos, reservas e muito mais.
Entre os assuntos abordados, por exemplo, ele fala sobre uso do cartão de crédito, inclusive quando feito de forma compartilhada. Além disso, discute a respeito de morar de aluguel, formas de empreendedorismo, uso do Pix na rotina do brasileiro, quitação de dívidas, solicitação de empréstimo etc.
Onde ouvir/assistir esse podcast: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcast e Castbox.
3. Me Poupe
O Me Poupe foi idealizado pela Nathalia Arcuri, cujo canal no YouTube é voltado justamente pra descomplicar e facilitar o processo de organizar as finanças pessoais. Por isso, como já dá pra imaginar, no podcast o conteúdo não é diferente.
Ela aborda com leveza e praticidade diversos assuntos que envolvem dinheiro e tiram o sono de muita gente. É o caso de táticas pra ter uma renda extra ou mesmo economizar com energia, água, internet, supermercado e afins. Além disso, a apresentadora aborda com frequência os principais questionamentos que os brasileiros têm sobre como começar a investir.
Onde ouvir/assistir esse podcast: no portal Me Poupe na Web.
4. CBN Podcasts
A CBN, ao contrário das demais indicações, é um caso diferente. Isso porque se trata de uma emissora de rádio que disponibiliza podcasts online aos ouvintes. Justamente por isso, não há um apresentador oficial. Na verdade, são vários comentaristas que produzem com frequência programas com temáticas específicas pra você acompanhar.
Por exemplo, quando o seu interesse é finanças, existem os podcasts sobre economia, negócios e investimentos pra conferir e aprender dicas a fim de ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Além disso, há outros programas bem interessantes pra escutar, relacionados à tecnologia, saúde e artes. Logo, dá pra acompanhar as atualizações sobre o que acontece no país.
Onde ouvir/assistir esse podcast: no portal da CBN.
5. Os Sócios Podcast
Outro dos podcasts sobre finanças que você deve conhecer é Os Sócios Podcast. Produzido pelo casal Bruno e Malu Perini. São dois especialistas que ajudam muita gente a aprender e desmistificar o que é o mercado financeiro.
Como se trata de um canal no YouTube, você tem o diferencial de poder acompanhar os programas vendo os dois apresentadores. Isso sem falar, é claro, nos convidados que eles trazem regularmente pra debater sobre economia, investimentos e renda.
Mais um ponto bem bacana aqui é que dá pra variar na forma de assistir às edições. Por exemplo, conferindo o podcast ao vivo, disponível completo na plataforma ou assistindo apenas os shorts — cortes de menos de 10 minutos sobre temas mais relevantes e impactantes pra sua vida financeira.
Onde ouvir/assistir esse podcast: no YouTube.
6. Drops de Inteligência Financeira
Gustavo Cerbasi, consultor financeiro, está por trás do Drops de Inteligência Financeira. O podcast leva esse nome justamente pela duração bastante peculiar dele: programas com até seis minutos. A ideia é que você possa aprender novas informações diariamente durante o seu tempo livre, de forma rápida e prática. Bem interessante, não é?
Gustavo já produziu mais de 360 edições, apontando os problemas na hora de se começar um planejamento financeiro. Por exemplo, resguardar a família pro futuro, como estabelecer um padrão de vida compatível com a renda e como entender e gerenciar os impostos pagos anualmente.
Onde ouvir/assistir esse podcast: no Spotify, Deezer e Apple Podcasts.
7. Fala, Rico
O último dos podcasts sobre finanças é o Fala, Rico. Ele é produzido pela plataforma de investimentos Rico. O programa busca esclarecer as principais dúvidas que envolvem os investimentos, inclusive comparando e apontando os diferenciais entre cada um deles.
Como exemplo, está a poupança, que é uma das modalidades mais conhecidas e utilizadas pelos brasileiros. Além disso, o podcast retrata o panorama envolvendo economia e inflação e qual o perfil de investidor que o ouvinte pode ter — avaliando quais opções de investimento se encaixam mais pras necessidades que a pessoa apresenta.
Onde ouvir/assistir esse podcast: no Spotify, Deezer e Apple Podcasts.
Viu só como não faltam bons podcasts sobre finanças? Sendo assim, pesquise sobre eles, confira edições antigas, saiba mais sobre o histórico profissional dos apresentadores e acompanhe as futuras entrevistas daqueles que mais te interessaram.
Sem dúvidas, você vai aprender ótimas lições sobre como otimizar o orçamento, aumentar a renda, evitar dívidas, construir seu pé de meia e muito mais!
Você sabe de um amigo ou conhecido que também tem interesse em podcasts sobre finanças? Então compartilhe este artigo nas redes sociais pra que eles conheçam nossas sugestões! Logo, logo vocês vão trocar muitas experiências.