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Você conhece a Semana do Consumidor?

Sabia que existe um período do ano especial só seu? Isso mesmo que você leu. Um mês para celebrar aqueles que movimentam o mercado, a indústria e a economia de um país: março, o mês do consumidor. ️

Essa época do ano é uma oportunidade pra gente pensar nos direitos que temos durante uma compra e até mesmo depois dela. Também serve pra que as lojas reforcem seus laços com os clientes, oferecendo as melhores ofertas em produtos e serviços e assegurem um atendimento positivo.

Com isso em mente, a gente convidou o Tiago Assis, gerente da filial de Campo Belo da Lojas Edmil, e Eduardo Pierangeli, nosso Gerente Regional, pra contar o que significa essa data para as Lojas Edmil. Dá só uma olhada!

Dia do Consumidor: que data é essa?

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março desde o ano de 1983. Nessa data, as lojas oferecem descontos imperdíveis aos seus clientes, mas não é só isso. Preocupam-se com um atendimento mais próximo, colocando o público no centro das ações.

Mas você tem ideia de como essa data foi escolhida? É que o dia 15 de março foi palco de um discurso muito importante de John Kennedy, lá em 1962. O então presidente dos Estados Unidos, na época, falou da importância de os consumidores terem segurança, acesso a informações, direito de escolha e, principalmente, voz ativa.

Foi por conta da manifestação desse nome tão importante na política ocidental que muitos países, influenciados direta ou indiretamente pelo modelo econômico dos EUA, também adotaram a data de forma celebrativa.

O interessante é que, ao longo dos anos, a importância do Dia do Consumidor não se restringiu ao dia 15. Muitos lugares começaram a promover uma semana do consumidor, enquanto outros iam além e transformavam março no mês do consumidor.

Por que foi criado?

O motivo da criação da data se baseia na premissa de que as relações de consumo devem ser uma mão de via dupla. Não basta apenas o comércio e o varejo ficarem felizes com as vendas. Os cidadãos que adquirem produtos e serviços também devem sair satisfeitos com as transações feitas.

A questão é que, infelizmente, esse não era um cenário equilibrado décadas atrás. Em muitos casos, o público que frequentava os estabelecimentos (lembrando que naquela época ainda não havia internet!) se deparavam com diversos problemas, como:

  • políticas de preços que variavam muito conforme a localização, inclusive nas lojas da própria marca;
  • horários de atendimento ao consumidor bastante reduzidos e quase sempre limitados ao contato presencial em loja, o que era um problema para quem trabalhava o dia todo e não tinha como se ausentar;
  • pouca ou nenhuma oferta disponível pra entrega de produtos de médio e grande porte, o que era complicado pra quem não tinha transporte particular;
  • atendimento que privilegiava determinados grupos de clientes, enquanto outros ficavam a ver navios, sem qualquer auxílio.

Como resultado, isso gerava uma insatisfação generalizada na população, o que levou o presidente a se manifestar a respeito e defender esse equilíbrio no mercado.

Aqui no Brasil, a gente tem o Código de Defesa do Consumidor desde 1990. Isso significa que a lei te resguarda de ações de má-fé, além de garantir segurança, transparência e proteção de seus interesses econômicos.

Inclusive, ele estimulou diversos estudos e pesquisas nacionais sobre as relações entre empresas e consumidores. Legal, não acha? É um marco nas conquistas e direitos que temos hoje ao fazermos qualquer tipo de compra.

Por que vale a pena aproveitar o mês do consumidor?

Porque o mês do consumidor é um período marcado por boas ofertas nos mais diferentes segmentos do comércio. Não é à toa que ele pode render a chance que você esperava pra renovar o lar, otimizar a rotina familiar, trazer mais conforto para os filhos e, inclusive, se auto presentear (por exemplo, com um celular, notebook ou um tablet).

Quais expectativas criar quanto ao mês do consumidor?

Pra além da economia que você alcançará nas suas compras, principalmente aquelas que já vem paquerando há bastante tempo, você pode ter boas expectativas em relação à experiência enquanto consumidor.

Afinal, as empresas investem em ações de pós-venda — para que você se sinta mais seguro em caso de dúvidas ou problemas — e em programas de fidelidade — para você ter um local seguro e com atendimento diferenciado para as suas compras futuras.

O que a Semana do Consumidor significa para a Lojas Edmil?

dia do consumidor

Pra gente aqui na Lojas Edmil, a Semana do Consumidor não é só a semana do dia 15 de março, não. Sabe por quê? Qualquer data é uma oportunidade de te ajudar nas pequenas e grandes conquistas. Veja só o que isso significa pra nossa equipe!

Atendimento humanizado

Já pensou no que significa um atendimento humanizado? É o que você encontra na Lojas Edmil, com atendentes que estão preparados pra ouvir suas dúvidas com empatia, entender suas necessidades e, é claro, ajudar na escolha dos produtos que deseja.

“Isto é uma cultura da nossa empresa, afinal, nosso fundador, o Sr. Adauto (in memoriam), a deixou como seu principal legado pra todos nós. Simplicidade, humildade e, o principal, nosso respeito a todos os nossos clientes, independentemente da classe social. O atendimento padronizado, a essência de toda nossa história e o famoso cafezinho também não podem faltar na Lojas Edmil”, explica Eduardo.

A nossa proposta é você se sentir em casa dentro das nossas lojas e contar com a parceria da nossa equipe. Pra isso, dos atendentes aos caixas, você encontrará diálogo, escuta ativa e um atendimento personalizado para suas necessidades, como nos contou o Eduardo.

“Hoje, temos em nossa empresa todo um processo de treinamento, tanto pra nós que estamos em treinamento contínuo quanto, principalmente, para os novos colaboradores. Mantendo esse equilíbrio e deixando todos nós no mesmo ritmo, damos continuidade nas missões, valores e visões da nossa empresa”.

E se você procura uma loja de móveis online, pode contar com a Lojas Edmil também, viu? Com poucos cliques e do conforto da sua casa, dá pra comprar o que quiser, com toda a segurança e qualidade que encontraria nas nossas unidades físicas.

Qualidade pra sua compra

Fazer uma compra é uma grande decisão, em especial quando se trata de montar sua casa nova, com os móveis e eletrodomésticos que sempre quis. Nesses momentos em que um investimento é necessário para deixar o lar bem equipado, confortável e funcional, é sempre bom contar com uma loja que te coloca em primeiro lugar, né?

Aqui na Lojas Edmil, a gente quer facilitar sua vida pra você comprar todos os itens pra sua residência com qualidade e parcelas que cabem no seu bolso. Já imaginou poder dividir a compra em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito? Ou, então, ganhar 4% de desconto no boleto à vista?

E mais, ainda dá pra pagar com o crediário da loja. Com essa facilidade, nem precisa ter cartão! As parcelas chegam todos os meses pra você pagar nos locais indicados ou mesmo no aplicativo do banco, se tiver.

Isso só reforça o quanto a gente confia em nossos clientes. O que a Lojas Edmil puder fazer, pode ter certeza de que será feito!

“Não é só sobre o preço e a qualidade do produto; é também a qualidade do serviço. A palavra é experiência: a nossa entrega grátis, a nossa montagem grátis, nosso crediário próprio. A experiência do nosso cliente. Nós proporcionamos isso tudo pela fidelização do nosso cliente”, nos contou o Tiago.

Realização de sonhos

Toda pessoa tem um sonho –– e, muitas vezes, ele envolve a construção ou a organização da residência, local em que passa bastante tempo da vida. Além de um atendimento próximo e personalizado, então, a Lojas Edmil quer que seus consumidores se sintam realizados e possam montar o lar que tanto desejam.

“Nosso cliente é nosso maior tesouro. Quando ele sai de nossas lojas feliz, o que fica pra nós é a certeza de que contribuímos com a realização de um grande sonho dele. Deixar a loja preparada pra que o consumidor tenha a melhor experiência possível diante do seu sonho é nossa responsabilidade e nosso maior prazer”, completa Eduardo.

A gente faz isso não só com ofertas que cabem no seu bolso e condições de pagamento facilitadas pra qualquer orçamento. Tem muito mais! Você planeja suas compras e deixa nossa equipe te ajudar com o resto.

Como contou o Tiago, a entrega e a montagem são sem qualquer custo e ainda enviamos nossos melhores funcionários pra colocar essa conquista em funcionamento no seu lar. Nada de ficar com aquele móvel embalado até você contratar um montador. ⏱

É bom demais comprar aquele estofado ou cama confortável e ter essa ajuda na montagem, não acha? Menos uma preocupação pra sua rotina! Nossa maior motivação é a satisfação dos nossos consumidores, seja no dia deles ou em qualquer outra data do ano.

Como aproveitar as melhores ofertas?

Pra aproveitar as melhores ofertas no mês do consumidor é importante se planejar. De início estabeleça o valor máximo que você está disponível para gastar. Isso é importante para não extrapolar e acabar comprometendo o seu orçamento.

A partir daí, monte uma lista de produtos que você tem interesse em comprar em ordem de prioridade. Você pode pensar, por exemplo, em móveis pra decorar os cômodos do lar, utilidades pra facilidade as tarefas domésticas, eletrônicos pra modernizar a casa etc. ️ ️

O próximo passo é acompanhar as ofertas ao longo de março, especialmente aquelas próximas ao dia 15 pra ver quais delas trazem o melhor custo-benefício para os itens da sua lista. Por isso, dá para programar idas à loja mais próxima do seu endereço, acompanhar as redes sociais da marca ou visitar o site da empresa e ver as novidades.

Nas Lojas Edmil, você ainda conta com possibilidades extras, como se inscrever na nossa newsletter e receber ofertas e cupons exclusivos para as suas compras ou ter acesso a descontos em pagamentos no boleto e no PIX. Com isso, além de aproveitar os melhores preços, você ainda tem uma boa economia!

Já deu pra reparar que o mês do consumidor pode até ter um período específico, mas é praticado todos os dias na Lojas Edmil, não é mesmo? E o melhor: é isso que você encontra em qualquer uma de nossas unidades. Afinal, nós temos o compromisso com o atendimento humanizado, a realização de sonhos e a qualidade do serviço em qualquer compra, seja de grande ou pequeno valor.

E já que o assunto aqui é a relevância do dia do consumidor, nada melhor do que dar aquela passadinha na nossa loja virtual e conferir as nossas ofertas pra você!

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