BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

O que fazer em São João Del Rei? Confira os melhores passeios

Minas Gerais é famosa por inúmeras qualidades, o que inclui áreas turísticas muito bem preservadas. Se a sua primeira ou próxima visita à terra do pão de queijo está próxima, vai gostar da nossa sugestão de destino: o post de hoje tem uma lista repleta do que fazer em São João Del Rei!

Vizinha de Tiradentes e próxima de municípios como Lavras e São Vicente de Minas, a cidade está situada em uma região conhecida como Campos das Vertentes, no Sudeste do estado. A vantagem é que ela costuma ter estações bem marcadas e variedade de programas pra curtir em diferentes climas. ☔

Do verão ao inverno, você terá muitas alternativas de lugares e atrativos para explorar. Fique de olho no artigo e confira ótimos exemplos de passeios!

Visita ao Centro Histórico

Essa é a melhor forma de conhecer o passado e compreender os aspectos culturais de uma cidade. Então, se tiver dúvidas sobre o que fazer em São João Del Rei, comece pela visita ao centro histórico. Muitas obras se concentram lá e podem ser frequentadas em um roteiro a pé.

Você vai se encantar com as construções de estilo colonial, facilmente notadas em meio a edifícios mais modernos. Entre as inúmeras atrações, vale destacar a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que é rodeada por esculturas do Aleijadinho e pela popular imagem do Cristo Inacabado.

Viagem de Maria Fumaça

Que tal embarcar na locomotiva mais antiga do Brasil e percorrer um trajeto deslumbrante de 12 km até Tiradentes? O passeio está disponível para públicos de todas as idades e é gratuito pra crianças de até 5 anos. Como os horários mudam com frequência, é importante se informar na véspera da viagem.

Enquanto desfruta do privilégio de andar na Maria Fumaça do início do século 20, você pode produzir fotos e vídeos incríveis. Os trilhos passam próximos da Serra de São José e margeiam o Rio das Mortes. Seja qual for a sua posição no vagão, terá vistas memoráveis pra guardar de lembrança.

Descoberta de Cachoeiras

Minas Gerais não tem praia, mas suas quedas d’água não deixam a desejar. Tanto é que, nos meses de verão, os banhos gelados estão sempre inclusos nos roteiros que envolvem as cidades do estado — seja uma viagem para São Tomé das Letras, no sul mineiro, ou um pulo até Montes Claros, no norte de Minas.

Ao pesquisar sobre o que fazer em São João Del Rei, você também vai se deparar com indicações de várias cachoeiras localizadas em diversos pontos do município. As mais conhecidas são a do Urubu, do Mangue, do 14, Bom Despacho e Reserva do Cala a Boca.

Passeio por Igrejas

A arquitetura religiosa embeleza as cidades e chama a atenção dos seus turistas. Em São João Del Rei, não vão faltar exemplares dessas obras e monumentos que remetem a crenças. Além da Igreja Nossa Senhora do Carmo, citada no primeiro tópico, destacamos:

  • São Francisco de Assis — é imponente, rodeada por um belo jardim e pelo cemitério que acolhe o túmulo de Tancredo Neves;
  • Nossa Senhora do Rosário — é a mais antiga do município, foi construída por escravos e contém belos altares de visual rococó;
  • Nossa Senhora das Mercês — foi erguida em um ponto alto da cidade, o que proporciona uma vista ampla do centro histórico;
  • Basílica Nossa Senhora do Pilar — abriga pinturas vindas de Portugal e mistura os estilos barroco e neoclássico.

Lazer no Shopping Hills

Pra quem gosta de fazer compras, ver aquele cineminha ou ter acesso a uma infinidade de restaurantes, o shopping center é a pedida ideal. Esse tipo de complexo agrada todos os públicos e se torna um aliado nos dias chuvosos, quando a preguiça impede a vivência de aventuras ao ar livre.

Se o tempo fechar e você não souber o que fazer em São João Del Rei, dê uma passada no Shopping Hills. O estabelecimento conta com várias lojas, quiosques e a praça de alimentação. Há até academia para que os visitantes com alma esportista mantenham o plano de exercícios em dia.

Observação do Memorial Tancredo Neves

Instalado em uma linda casa antiga, esse espaço homenageia o primeiro presidente eleito via voto indireto após os anos de Regime Militar. Nascido em São João Del Rei, Tancredo Neves deixou seu legado registrado em forma de diversos documentos e objetos.

No Memorial, você terá contato com um acervo detalhado sobre a trajetória da figura política. Há nove salas preenchidas com fotografias, itens pessoais, recortes de reportagens, estátuas, manuscritos e demais recursos que contam a história dele.

Passeio pelo Casario Colorido

o que fazer em são joão del rei

Retomando o centro histórico, vale a pena redobrar a atenção aos prédios que compõem a paisagem. Velhos ou novos, eles intercalam uso residencial com comércios e serviços, onde se encontram museus, restaurantes e diferentes lojas pra você conhecer.

Os casarões antigos se destacam por conta de suas aberturas coloridas em tons vibrantes. Amarelo, verde, azul, vermelho e muitas outras nuances evidenciam portas e janelas fixadas sobre fachadas neutras, criando um cenário extremamente alegre.

Caminhada na Rua das Casas Tortas

Outro programa imperdível do que fazer em São João Del Rei é a passagem pela rua que se desenha a partir da inclinação de diferentes imóveis. Ela é composta por casas dispostas em ângulos variados, que acompanham o contorno da via.

A ausência de alinhamento gera um efeito curioso que, à primeira vista, tende a confundir algumas pessoas. Quem caminha no local tem a impressão de que as paredes são tortas ou inclinadas, o que explica a origem do nome da rua.

Prova da gastronomia local

As cidades mineiras são famosas pela culinária típica, tão saborosa que consegue agradar os paladares mais exigentes. Em São João Del Rei, você vai encontrar desde receitas tradicionais, como o feijão tropeiro, até pratos autorais de chefs e cozinheiros de mão cheia.

Não deixe de provar o pastel de angú, os preparos à base de ora-pro-nobis e o queridinho pão de queijo. Opções não faltam entre petiscos e sobremesas ou refeições completas. Taberna d’Omar, Cervejaria Ovelha Negra e Restaurante Villeiros representam bem a gastronomia da região.

E aí, ficou com vontade de conferir tudo de perto? Agora que tem ideias do que fazer em São João Del Rei, já pode marcar a sua passagem ou se aventurar pelas estradas brasileiras. Há muitas linhas de ônibus disponíveis e o aeroporto mais próximo é o de Belo Horizonte, localizado a 180km do destino.

Também não deixe de visitar nossas duas lojas na cidade e conhecer o nosso mix de produtos! Ainda não acompanha o nosso trabalho pelas redes sociais? Visite e comece a seguir a gente no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.

O que fazer em São João Del Rei? Confira os melhores passeios

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você