BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Dia da Mulher: avanços e histórias para pensarmos nessa data

A história da Lojas Edmil sempre foi de inclusão e diversidade. Não importa se é homem ou mulher, todos devem receber as mesmas chances, e o que precisa ser valorizado é o trabalho de cada pessoa. Mas a gente sabe que há muita coisa pra ser feita ainda, não é mesmo?

E esta data tão importante, o Dia da Mulher, é mais uma ótima oportunidade para refletirmos sobre os avanços e o desafios das mulheres na nossa sociedade. ♀️

Então, que tal saber um pouco mais sobre a data e algumas histórias das nossas colaboradoras aqui na Lojas Edmil? Confira!

Dia da Mulher: um pouco sobre a data

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, mas você sabe por quê? A data foi escolhida em 1917, mas a história começa um pouco antes, em 1908, quando milhares de mulheres se manifestaram em busca de igualdade econômica e política nos Estados Unidos em maio daquele ano.

Mas o momento mais marcante aconteceu bem longe dali: na Rússia. Foram mais de 90 mil operárias russas se manifestando contra o governo local, exigindo melhores condições de trabalho e lutando contra a fome. Em 1945, a ONU (Organização das Nações Unidas) assinou um documento definindo princípios de igualdade entre homens e mulheres. Com o crescimento do movimento feminista, a primeira comemoração do Dia Internacional da Mulher em 8 de março foi em 1977.

Carreira feminina, avanços e desafios

Dia da Mulher

A busca por mais igualdade já acontece há muito tempo, não é mesmo? E agora ela ganha mais importância no ambiente de trabalho. Você sabia que só 3% dos cargos de liderança de empresas no Brasil são ocupados por mulheres? Isso também impacta os salários, com muitas mulheres ganhando até 25% a menos do que homens que estão no mesmo cargo do que elas!

A notícia boa é que alguns avanços estão acontecendo, e a busca por igualdade tem crescido. Um exemplo disso é que o Brasil entrou em 2019 na lista dos 10 países com mais mulheres em cargos de liderança. Mas ainda existem muitos desafios e barreiras a superar, e o trabalho começa com todos nós!

Saiba como escolher o melhor presente

Mas como escolher o melhor presente para o Dia da Mulher? A primeira dica é conhecer bem quem você quer presentear. Quais são os gostos musicais? As preferências de filmes, séries ou livros? Outra sugestão é acompanhar os passatempos e a personalidade, que podem ser ótimos indicativos do que presentear.

Como se trata de algo muito pessoal, você tem que conhecer a pessoa a fundo e entender como realmente fazer algo interessante, saindo do lugar-comum. E é uma data bem especial, concorda? Então, é muito importante que seja algo valioso para aquela pessoa, por mais simples que seja, independentemente do preço ou qualquer outra coisa.

Confira 4 dicas de presentes para o Dia das Mulheres

Quais opções, então, você pode considerar para o Dia da Mulher?

1. Um jantar especial

Quem é que não gosta de comer uma refeição bem saborosa? E por que não celebrar uma data tão importante com um jantar? Essa é uma das ideias mais simples e, ao mesmo tempo, mais carinhosas.

É só você entender quais são os gostos e os pratos prediletos e você pode preparar tudo em casa. Quer fazer ainda mais? Por que não levar para um jantar fora de casa?

2. Um cartão

Quem disse que um bom presente para o Dia da Mulher precisa ser complexo? Muitas vezes são as palavras que reforçam um sentimento tão especial, e um cartão com uma mensagem bem produzida e carinhosa também pode ser muito interessante. Escreva algo que reforce o que você quer parabenizar. E, sobretudo: deixe claro todos os seus sentimentos!

3. Uma sessão no cinema

Pra quem adora ver filmes, uma noite no cinema é uma ótima alternativa também. Confira a programação do cinema mais perto da sua casa, veja o filme que ela mais possa se interessar e prepare aquele banquete perfeito de cinema: pipoca, refrigerante e muitas balas. Não tem como dar errado, né?

4. Um celular novo

Um presente com utilidade para o dia a dia também cai bem, não é? E considerando que as pessoas têm uma rotina corrida, por que não escolher um celular novo, que ajuda bastante para diversas tarefas. Pois é, com a tecnologia evoluindo rápido, ter um smartphone atualizado se torna uma necessidade, não é mesmo? Então, se o celular da pessoa que deseja presentear está defasado, fica a dica!

Conheça 5 colaboradoras da Lojas Edmil e suas histórias

Pra celebrar o Dia da Mulher, nada mais justo do que contar as histórias de algumas delas aqui na Lojas Edmil, não é mesmo? Confira!

Suelen Fernandes, Gerente de filial

Quando se fala em carreira feminina e o rompimento de barreiras, a história de Suelen Fernandes, gerente na filial de Itamonte da Lojas Edmil, se destaca. São 11 anos de empresa, e tudo começou com uma vaga de auxiliar de crediário. Aos poucos, Suelen foi crescendo, trabalhando como estoquista e trainee até se tornar gerente em Campanha, Passa Quatro, e finalmente retornar para sua cidade natal.

Suelen lembra que não foi muito simples assumir uma posição de liderança na época, um momento em que havia poucas mulheres líderes na empresa.

“Quando eu fui promovida, só outras duas mulheres eram gerentes. Eu fui a terceira, e hoje temos várias. No início foi difícil a aceitação da equipe, que já estava acostumada com gerentes homens, mas, com o tempo e conhecimento, a gente conseguiu superar essas barreiras. A nossa gerente comercial, por exemplo, é uma mulher, o que mostra mais igualdade”.

Ela ainda lembra que o suporte da gerência da Lojas Edmil foi muito importante. “Eu me senti privilegiada ao ser escolhida, mostra que a empresa acredita na minha capacidade e oferece oportunidades de crescimento. E o mais importante é que somos todas tratadas exatamente iguais aos homens, do salário ao respeito no dia a dia de trabalho”.

Francislene Bernardo, Gerente de TI

Aos 48 anos, Francislene Bernardo, mais conhecida como Fran, é graduada em Sistemas de Informação e trabalha na área desde 1994. Já são 11 anos ocupando os cargos de liderança no setor de tecnologia das empresas onde trabalhou. Atualmente, Fran é gestora de Tecnologia da Informação na Lojas Edmil e responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos, Processos e Inovação (EGPPI).

“A Lojas Edmil tem uma cultura muito forte de valorização das pessoas, e não é diferente quando se fala das mulheres. Um dos valores da empresa é o respeito, e eu me sinto muito feliz aqui, ocupando um cargo de liderança e recebendo todo o apoio que necessito para exercer bem o meu trabalho”.

Fran ainda destaca a cultura da Lojas Edmil de valorizar e ajudar os seus funcionários a crescerem dentro da empresa, sem nenhum tipo de distinção.

“Sei que muitas mulheres passam por situações ruins no trabalho apenas por serem mulher, mas eu nunca me senti diminuída aqui na Lojas Edmil. O clima de trabalho é espetacular. Um outro valor nosso é a disposição para aprender, o que nos ajuda, enquanto líderes, a motivarmos também os nossos times e a continuarmos crescendo”.

Camila Zacchi Lima Simões, Coordenadora do Centro de Distribuição

Outra história inspiradora é da Camila Zacchi, que atualmente trabalha como Coordenadora do Centro de Distribuição das Lojas Edmil. Essa jornada se iniciou no controle de estoque. Em apenas 5 meses, Camila foi reconhecida pelo bom trabalho pra ganhar uma promoção. Para ela, os desafios de atuar na área da logística são ainda maiores.

“Ser mulher no mercado de trabalho ainda hoje é desafiador. Parece que não temos tanta credibilidade, temos que ficar provando nossa competência o tempo todo, que realmente somos capazes. Ainda mais no meu cargo, em que sempre trabalhei com logística, onde a maioria ainda são homens e tenho que exercer a liderança, dar resultado, atingir metas”.

Mas a força de vontade para se destacar também fez toda a diferença: “Eu nunca deixei isso me influenciar, sempre busquei aprender, estudar, deixar os meus resultados e melhorias falarem por mim, com o tempo as pessoas aprendem a respeitar e reconhecer minha capacidade”.

E de nada adiantaria se o clima dentro da empresa não fosse positivo, certo? Mas foi exatamente isso que ela encontrou nas Lojas Edmil.

“A Edmil é uma empresa diferenciada, já trabalhei em outras empresas e nunca encontrei o que vejo aqui. A educação, respeito, transparência e humildade estão presentes no dia a dia de todos, desde os colaboradores até a diretoria e presidência. É inspirador e te incentiva a ser melhor a cada dia”.

Ana Carolina Martins dos Santos Silva, Coordenadora de Compras para revenda

A Ana Carolina Martins, Coordenadora de Compras para revenda, tem uma história ainda mais longa na parceria com as Lojas Edmil. Ela iniciou a sua carreira na empresa em 2010, como auxiliar de compras da linha de telefonia móvel e, atualmente, exerce um cargo de gestão. E ela faz tudo isso equilibrando os desafios no trabalho e em casa com seus dois filhos.

“O ‘ser mulher’ influencia positivamente na minha jornada profissional! Consigo equilibrar vários “pratinhos” ao mesmo tempo. A sensibilidade feminina é capaz de lidar com misto de sentimentos, emoções, obrigações e atribuições diversas, o que me torna forte”.

Ana ainda lembra que a Lojas Edmil tem feito um trabalho muito importante para estimular o empoderamento das mulheres na empresa.

“As mulheres vêm ocupando um espaço gigante no universo empresarial como um todo, por sua garra e determinação. Na Lojas Edmil não é diferente. A oportunidade existe e “elas” abraçam! Temos líderes mulheres na maioria dos setores”.

Ana Paula Freitas, Supervisora de Crédito

Com todas essas histórias, fica cada vez mais claro como criar um ambiente positivo para as mulheres é fundamental, não é mesmo? Mais um exemplo disso é a trajetória da Ana Paula Freitas, que hoje trabalha como Supervisora de Crédito nas Lojas Edmil.

Desde 2015 na empresa e subindo de cargo gradualmente, uma coisa ela sempre pôde perceber: a empresa aposta e oferece todo o suporte necessário para as mulheres crescerem.

“Quando eu assumi a supervisão, passei a ter contato direto com os gerentes de todas as lojas, sendo muitos deles homens. No início, eu tive uma resistência em aceitar o cargo, mas a minha experiência desde então foi totalmente diferente do que esperava. Sempre fui muito respeitada: eu nunca tive nenhum problema, sempre me aceitaram bem”.

An Paula complementa: “Quando eu vi que a empresa estava me dando essa oportunidade e que tinha muitos cargos de liderança e gerência ocupados por mulheres, percebi que já era algo cultural. Me surpreendi porque tive algumas experiências negativas em outros empregos. Acredito que a liderança feminina é essencial para contribuir para a igualdade na nossa sociedade. Eu comecei a me tornar mais confiante a partir do momento que passei a acreditar no meu potencial como profissional e como mulher”.

O Dia da Mulher é o momento certo de celebrar, reconhecer e valorizar o papel de todas as mulheres no ambiente de trabalho e em qualquer outro lugar. Essas 5 histórias são só o início do nosso trabalho pra construir uma sociedade cada vez mais igual e equilibrada!

Gostou deste conteúdo? Conheceu um pouquinho mais da nossa história e de como trabalhamos por aqui? Então assine a nossa newsletter pra receber novos conteúdos no seu e-mail!

Dia da Mulher: avanços e histórias para pensarmos nessa data

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você