BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Aniversário Lojas Edmil: confira os avanços e as conquistas da empresa

Quem é de Minas sabe que a Lojas Edmil já está por aqui há um bom tempo. Talvez você tenha comprado o seu primeiro colchão com o Sr. Adauto, ou seu novo celular no e-commerce ano passado.

Não importa quando conheceu a gente, você já faz parte da nossa história de 43 anos. Por isso, queremos te convidar para relembrar a nossa trajetória neste aniversário da Lojas Edmil.

Então, pega lá seu cafezinho com pão de queijo e volte às nossas origens e conquistas, para saber como chegamos até aqui hoje. Boa leitura! 

Aniversário da Lojas Edmil: nossos 43 anos ao seu lado 

Algumas boas histórias têm começos inusitados, e a nossa é uma delas! Para começar, a Lojas Edmil não nasceu exatamente como uma loja, mas sim, uma fábrica. 

Na década de 1970, na cidade de Elói Mendes, o Sr. Adauto Pereira Valias era gerente de banco, e sua experiência com vendas tinha sido no empório que seus pais tinham. 

Quando o desemprego bateu à porta, a necessidade exigiu que ele se reinventasse. Mas como fazer isso? Entre conversas com amigos, o Sr. Batista apareceu com uma proposta: que o Sr. Adauto se tornasse vendedor de colchões

O caso foi que o Sr. Batista era representante comercial de uma empresa norte-americana, chamada Vulcan. Ela produzia insumos para a fabricação de colchões naquela época.

Então, o Sr. Adauto aceitou e foi trabalhar fora de Minas, no litoral norte de São Paulo e em cidades do Vale do Paraíba, vendendo pra estabelecimentos como hotéis e hospitais. Mas isso durou pouco. Em 6 meses, ele estava de volta. 

Continuando a venda de colchões pra atacadistas e lojistas durante anos, ele começou a perceber que os clientes buscavam um colchão que fosse bom, só que mais acessível. Daí, o espírito empreendedor do Sr. Adauto começou a falar mais alto. Em 1980, nasceu o projeto que daria vida à Lojas Edmil: a fábrica de colchões.  

De cara, o primeiro cliente fez um pedido de 300 colchões e pagou à vista. Aí o trem dos negócios começou a andar, apesar de o Sr. Adauto só contar com a família e dois funcionários. 

Mas as coisas começaram bem e, em 1981, na cidade de Varginha, ele abriu a primeira loja “Colchões Edmil”, que até tinha o slogan “O segredo do bom sono”. 

Nos dois anos seguintes, as vendas eram focadas no atacado, mas o Sr. Adauto percebeu que poderia vender direto para o consumidor. Logo, seguindo a propaganda do “quem fabrica vende mais barato”, o varejo superou o atacado e o projeto ficou maior.  

Com o investimento de sócios, a Lojas Edmil foi aberta em outras cidades. Depois, o sucesso de cada unidade levou o Sr. Adauto a comprar as partes na empresa, o que fez com que o negócio continuasse familiar.

E é preciso ter bastante apoio da família pra superar as dificuldades, certo? Foi o que aconteceu com a Lojas Edmil, quando em 29 de outubro de 1985, um incêndio destruiu grande parte da empresa.  

Não era hora de desanimar, e o Sr. Adauto planejou reerguer a empresa, contando com o seguro e outros recursos financeiros. O objetivo não era ficar com dívidas longas. Por isso, em um ano de bastante trabalho, foi possível pagar tudo.  

Nos anos seguintes, surgiu a percepção de que os clientes queriam mais produtos. Isso fez com que a Lojas Edmil aumentasse o seu catálogo, passando a vender mais opções, como camas e guarda-roupas.

Logo, a matriz foi ampliada, junto com o crescimento de mais lojas. Aliás, também teve melhorias, com a fábrica produzindo colchões de maior densidade e até estofados. Já nos anos 2000, mais produtos eram vendidos, como  

Com tanta expansão, o grupo Formato foi criado para uma melhor administração, e as lojas e a indústria foram separadas em 2006.

Pela frente, outro desafio ainda viria: a pandemia de Covid-19, que abalou não só a Lojas Edmil, mas todas as empresas e a população.  

Nesse período difícil, graças à nossa administração sólida e capital próprio, conseguimos aguentar o desafio e manter os serviços, mesmo com as lojas fechadas. Isso também serviu para uma nova transformação na Lojas Edmil: a digital.

Abrimos o e-commerce, passamos a aparecer mais nas redes sociais e melhoramos o atendimento pelo WhatsApp. 

Aliás, nesse caso, a tecnologia é um suporte porque não perdemos nosso atendimento humanizado. Hoje, basta você entrar no WhatsApp para conversar com uma pessoa real, e dá até para escolher quem vai te atender selecionando os vendedores da sua cidade.  

Ufa, quanta coisa nesse aniversário da Lojas Edmil! Mas não paramos por aí. Depois de 73 lojas em 69 cidades, queremos continuar construindo nossa história e fazendo parte da sua, ficando ao seu lado e oferecendo tudo o que você busca com a gente.

As conquistas da Lojas Edmil ao longo dos anos

Como parte do aniversário da Lojas Edmil, não podemos deixar de fora algumas das nossas conquistas. Quem compra online e já usou o site Reclame Aqui, sabe que todos os anos eles promovem o Prêmio Reclame Aqui, que reconhece as empresas com boas avaliações dos clientes em várias categorias.

Em 2021, a Lojas Edmil foi uma das 10 indicadas na categoria “varejo”, ficando em 9º lugar na votação. Isso é o reconhecimento pelo nosso trabalho do dia a dia, que nos faz ter um índice ótimo no site.

Outra conquista foi o Prêmio às empresas apoiadoras de projetos esportivos, por meio da Lei Estadual De Incentivo ao Esporte. Concedido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), ele fez parte do Prêmio do Esporte Mineiro, realizado em dezembro de 2022.

Curiosidades da Lojas Edmil 

Além de história, nesse aniversário da Lojas Edmil não podiam faltar aquelas curiosidades que todo mundo gosta, né? Aqui vão algumas delas!

  • No começo, as entregas dos colchões da Lojas Edmil eram feitas em charretes e no próprio carro do Sr. Adauto.
  • O Sr. Adauto teve cerca de 8 anos de experiência com as vendas de colchões, antes de abrir a sua própria fábrica.
  • O Sr. Adauto faleceu em 2016, mas seus filhos Edmilson e Adaoney continuaram seu legado cuidando da Lojas Edmil.  
  • Em 2021, o e-commerce da Lojas Edmil foi lançado, oferecendo frete e montagem grátis para as cidades que têm lojas físicas e regiões próximas, como Heliodora em Minas e Santo Antônio da Alegria, em São Paulo.

Nesse aniversário da Lojas Edmil, o momento é de celebração e homenagem ao legado de pessoas como o Sr. Adauto e seus filhos, que iniciaram e construíram nossa história. Agora, nós, a família Edmil, seguimos honrando nossas origens, sem deixar de inovar e oferecer o melhor para você.

Mais do que crediário facilitado ou produtos como empréstimo pessoal, queremos participar dos seus sonhos e conquistas, como naquele presente especial de Natal ou na montagem da sua primeira casa, seja você cliente ou parte dos nossos mais de 1.200 colaboradores.

Quer descobrir tudo que temos para você hoje? Acesse o nosso site!

Aniversário Lojas Edmil: confira os avanços e as conquistas da empresa

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você