Quem gosta de uma boa faxina sabe como limpar parede branca pode ser complicado. Isso porque superfícies claras deixam tudo mais evidente, desde uma teia de aranha até um rabisco a lápis. Com o tempo, elas também tendem a ficar amareladas, principalmente quando ficam expostas a fontes de calor.
Se você precisa eliminar manchas, mas tem medo de tirar a tinta, não se preocupe, porque há truques que evitam esse problema. Vamos indicar várias misturinhas caseiras e mostrar os cuidados que devem ser tomados durante a limpeza. O bom é que a maioria dos processos são econômicos e não vão afetar o seu orçamento.
Gostou de saber? Então, continue a leitura e anote as nossas dicas!
Quais são as melhores soluções caseiras?
Muitas pessoas têm uma mistura favorita pra limpar cada canto da casa. Se não é o seu caso, lembre-se de que a internet está cheia de conteúdos sobre faxina. Basta pesquisar em sites ou redes sociais pra ter acesso a dicas de quem já testou diferentes opções.
A gente quer facilitar esse trabalho com algumas sugestões de produtos. Veja abaixo os mais indicados!
Detergente neutro
É ideal pra faxinas diárias, como forma de manutenção das paredes que ficam expostas à poeira. Nesse caso, basta diluir algumas gotas de detergente neutro em água, que a mistura já está pronta pra uso.
Vinagre branco
É a melhor escolha pra quem não sabe como limpar parede branca com mofo, pois o vinagre é um potente antibacteriano e antifúngico. É só diluir entre 6 e 8 colheres em 1 litro de água morna pra ter uma solução eficaz contra fungos.
Sapólio + bicarbonato de sódio + desengordurante líquido
Perfeito pra situações em que a parede está muito suja. Você deve misturar duas colheres de bicarbonato de sódio, duas de sapólio cremoso e cinco de desengordurante líquido até formar uma pasta.
Alvejante sem cloro + desengordurante
Mais uma alternativa pra limpeza potente, ela envolve meio copo de alvejante sem cloro e meio copo de desengordurante diluído em 2 litros de água. Essa mistura deve usada em últimos casos, quando as manchas resistirem em sair.
Como limpar parede branca?
Cada mancha tem uma causa específica, tanto que é possível perceber alguns padrões em diferentes ambientes da casa. Em paredes cobertas por móveis, por exemplo, você encontra riscos horizontais e pontos de impacto. Também é comum, na cozinha, a coloração amarelada em torno do fogão e outros eletros que emitem calor.
Fosca ou brilhante, a pintura exige cuidados pra não ser removida em excesso durante a limpeza. E é pra ajudar você nessa missão que listamos os principais cuidados. Confira!
Limpe logo que sujar
Parece óbvio recomendar que a mancha seja retirada quanto antes, mas sabemos que nem todas as pessoas prestam atenção a esse detalhe. Quando há um ponto quase imperceptível, a tendência é deixar a resolução do problema pra outro dia. Se você pensa assim, saiba que pode estar dificultando ainda mais as faxinas futuras.
Às vezes é chato parar o que está fazendo pra pegar as luvas e os produtos de limpeza, mas vale a pena se você quiser economizar esforço. Pense que as substâncias ainda frescas são mais fáceis de tirar sem deixar vestígios. Então seja rápido se as crianças fizerem desenhos na parede, se alguém derramou líquidos ou causou outros acidentes à sua parede branca.
Não jogue água diretamente na superfície
Um grande ponto de atenção ao aprender como limpar parede branca amarelada é: nunca jogar água ou produtos de limpeza puros sobre a superfície. Isso só fará com que a umidade se espalhe e, dependendo da tinta, por alterar sua composição. As cores claras deixam o excesso de água ainda mais evidente.
Por isso, oriente toda a sua família a não molhar as paredes durante a limpeza, ainda mais se for uma cobertura não lavável. O ideal é trabalhar uma pequena região por vez, aplicando poucas quantidades da mistura escolhida, fazer o enxágue e a secagem logo em seguida. Assim você evita a formação de manchas e até mesmo o risco de infiltração.
Escolha um material apropriado
Materiais abrasivos devem ficar fora da lista de produtos de limpeza. Na tentativa de remover manchas mais difíceis, muitas pessoas acabam apelando pra esponjas abrasivas e até mesmo pra palha de aço! Não faça isso porque você pode acabar tirando parte da tinta, piorando uma estética que já estava ruim.
Os panos de flanela são os mais indicados pra compor seu kit de ferramentas. Por conta da maciez, ele não agride superfícies tingidas. Na dúvida de como limpar parede branca encardida, deixe o produto agir por um tempo antes de esfregar o pano. O mesmo tipo de fibra pode ser usado na hora da secagem, fazendo movimentos circulares.
Evite produtos fortes
Paredes brancas são mais delicadas porque destacam qualquer cor, textura ou material. Assim, é bom que você mantenha a pintura sempre intacta e evite substâncias que alterem a intensidade da tinta. Como exemplo dessas soluções, podemos citar o cloro, o álcool e alguns desinfetantes.
Na dúvida, aposte nas receitas caseiras ou procure produtos da categoria multiuso. Eles costumam ser mais suaves pra que não alterem as características de nenhuma superfície. Além disso, vale a pena diluir um pouco além do recomendado pra fazer testes e evitar que a sua parede fique marcada permanentemente.
Reduza os danos
Não é bem uma ação de limpeza, mas uma atitude que pode economizar tempo e energia no seu dia a dia. Reduzir danos significa falar com todos os moradores pra que tomem cuidado com impactos e outros movimentos que alterem a cor das paredes.
No caso dos móveis que ficam encostados, por exemplo, o ideal é colar pedaços de feltro nos pontos que mantêm mais contato com as paredes. Na cozinha, por outro lado, vale a pena revestir as áreas úmidas e engorduradas com pastilhas ou azulejos, pois esses revestimentos são fáceis de higienizar.
Gostou das dicas? A gente espera que você aproveite todas elas pra deixar os ambientes impecáveis. Agora que sabe como limpar parede branca muito suja, confira se tem todos os recursos necessários em casa e mãos à obra! Temos certeza de que o resultado será incrível.
E já que o assunto é limpeza e casa bonita, confira agora algumas referências de desenhos na parede do quarto pra decorar!