BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Presente para o Dia das Crianças: 7 dicas infalíveis para escolher o certo

Sempre é bom celebrar a vida dos pequenos e mostrar o quanto eles são especiais. A gente pode fazer isso com práticas de lazer, viagens, festas e, é claro, com um belo presente para o Dia das Crianças! Aliás, a data já está chegando, hein? Está na hora de já começar a pensar em como curtir no estilo da família.

Você sabia que essa data existe em vários países? Cada nação tem um dia exclusivo pra alegrar o público infantil com mimos, abraços e brincadeiras animadas. O objetivo é lembrar à criançada que ela também faz parte da sociedade e merece respeito, amor e muito carinho.

No Brasil, comemoramos o Dia das Crianças em 12 de outubro. Ele tem um lugar de destaque no calendário nacional desde 1924. Foi escolhido após várias tentativas de padronizar uma data oficial. A decisão aconteceu após a realização do 3º Congresso Sul-americano da Criança, no Rio de Janeiro.

Se você já está de olho em opções de brinquedos e outros artigos, precisa conferir as dicas que preparamos. Vamos indicar os passos que ajudam na escolha, sugerir produtos e mostrar como encontrar as melhores condições das lojas. Aproveite!

Por que dar presentes no Dia das Crianças?

Antes de a gente começar com as nossas dicas, vale explicar por que é tão interessante você comprar um presente para o Dia das Crianças. A resposta pode parecer meio óbvia, afinal, todo mundo gosta de ganhar presentes, não é mesmo? Mas acontece que para os pequenos essa é uma forma de mostrar o quanto eles são especiais.

É claro que as crianças também querem colo e um carinho, mas quando investimos em um bom presente elas se sentem ainda mais amadas e queridas. Percebem que foram lembradas, e o dia se torna ainda mais especial.

Os presentes ajudam a criar memórias positivas. As crianças se apegam a elas e correlacionam as memórias com aqueles que presentearam. Comprar um presente para o Dia das Crianças também evita que o pequeno se sinta rejeitado, já que ele vai ver outras crianças brincando com seus brinquedos novos.

 Só que não são apenas os menorzinhos que esperam ganhar um presente no Dia das Crianças. Até mesmo pré-adolescentes e adolescentes podem ter essa expectativa. Tudo vai depender da personalidade de cada um.

Não tem uma idade certa para presentear nessa data. Conforme as crianças forem crescendo, a gente pode perceber pelas falas delas se ainda estão na expectativa pelo presente ou se já não fazem mais questão. É algo muito particular, e para os mais crescidinhos, o que conta mesmo não é a data, mas o carinho do gesto.

Quais são os presentes ideais para o Dia das Crianças?

Agora sim podemos começar com as dicas pra você escolher o presente ideal. Veja só as dicas que a gente preparou. Certeza que você não vai errar!

1. Conhecer os principais cuidados na compra de presente para o Dia das Crianças

Os pequenos adoram uma novidade, mas isso não significa que você deva ignorar certas preferências. A boa notícia é que dá pra aumentar as chances de acertar com um pouco de planejamento. Olha só os principais cuidados a serem tomados antes e após a compra do presente.

Considere a faixa etária

Observar esse detalhe é importante por vários motivos. Primeiro vem a questão da segurança, já que alguns produtos podem representar perigo para os menorzinhos, por exemplo. Ao respeitar as indicações do fabricante e o selo do INMETRO, você evita acidentes durante as brincadeiras.

Outro motivo pra olhar a faixa etária é adequar o brinquedo a diferentes fases do desenvolvimento infantil. Por exemplo, para as crianças de 18 meses a 3 anos, brinquedos com música e cores vivas são excelentes opções.

Descubra os hobbies da criança

Nada melhor que explorar os hobbies, hábitos e manias de uma pessoa pra presenteá-la com o que ela mais gosta. Isso também funciona com os pimpolhos, portanto, pergunte sobre as atividades favoritas e analise as coisas que costumam ser priorizadas nos momentos de lazer.

Se o seu filho curte explorar a natureza, pode ser que se encante ao receber um kit de camping. Aliás, esse é um tipo de presente para o Dia das Crianças que pode ser adaptado a diversos espaços, desde o quintal da casa até a sala de estar.

Existem aquelas crianças mais ativas, que gostam de esportes, e as que preferem brincadeiras mais tranquilas, que envolvem lógica ou a imaginação. Tem pequenos que gostam de música, de arte, de jogos eletrônicos ou até de brincar de médico ou cientista. Todos esses hobbies ajudam a entender um pouco da personalidade.

Faça uma lista de opções

Vale a pena ter mais de uma opção para garantir que o mimo chegue antes da data. Afinal, você nunca sabe quando terá que improvisar e mudar de ideia, seja por conta da falta de um produto na loja ou por causa de problemas com a mercadoria.

Separe alguns minutos do dia pra listar, no mínimo, 3 alternativas de presentes. Considere a dica anterior e certifique-se de que todos têm a ver com o perfil da criança. Assim, você aumenta suas chances de encontrar pelo menos um deles nas lojas físicos ou virtuais.

Avalie a mercadoria

Essa etapa é importante pra evitar prejuízos em qualquer processo de compra. Antes de embalar o presente para o Dia das Crianças, confira se ele condiz com a propaganda divulgada pelo fabricante e o lojista. Assim, se encontrar partes danificadas, você consegue reclamar a tempo e garantir o direito de troca.

Faça isso com qualquer tipo de produto, desde roupas até brinquedos. Lembre-se de que, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), existe a possibilidade de cancelar a compra online sem nenhum custo até 7 dias depois do recebimento do item.

2. Atentar às tendências em produtos para o público infantil

Todo mercado sofre mudanças pra se adaptar às exigências dos consumidores. Nos últimos anos, houve uma busca crescente por produtos com foco no bem-estar e na interação saudável das crianças. Confira exemplos de tendências que reforçam essas características.

Equipamentos que geram boas experiências

A tradicional bicicleta, as raquetes, a bola de vôlei ou de futebol. Todos são velhos conhecidos de várias gerações, mas continuam tendo forte espaço nas lojas. O motivo? Pais e mães estão cada vez mais interessados em reaproximar seus filhos das atividades ao ar livre.

Práticas que envolvem movimentos corporais são muito divertidas. Enquanto gastam energia, os pequenos ainda trabalham a flexibilidade, aumentam a concentração e melhoram a resistência física. Ao planejar a compra de presente para criança, vale a pena pensar em produtos associados a esportes. ‍♀️

Artigos de moda baseadas em mudanças de estação

Pra quem curte mimos em forma de vestuário, a dica é ficar de olho nas coleções baseadas na sazonalidade de verão e inverno. Muitas regiões do Brasil têm essas estações bem definidas, o que favorece a escolha de um presente para o Dia das Crianças que ajuda a criar um guarda-roupa funcional.

Diferente do que vemos na moda para adultos, as linhas de algumas marcas para o público infantil vão depender menos das tendências e variações de estilo. O clima é o fator mais importante, por isso, as roupas e os calçados precisam atender às necessidades dos pequenos por bastante tempo.

Brinquedos usados de forma compartilhada

Quem não lembra dos jogos de cartas, tabuleiros, memória e quebra-cabeças? São todos exemplos de brinquedos que a gente aproveitava junto com os amigos ou familiares. Felizmente, eles não perderam lugar nas prateleiras e ainda têm muita diversão pra entregar.

Inspiradas nessas atividades compartilhadas, várias empresas passaram a produzir brinquedos que estimulam a troca. Isso inclui desde artigos pra criar receitas até estruturas complexas pra montar em grupo. Com eles, as crianças aprendem a dividir responsabilidades e a colaborar com as tarefas cotidianas.

Embalagens que surpreendem

Parte do encanto de um presente para o Dia das Crianças começa no material que envolve o produto. Às vezes, sua beleza é tanta que até os adultos ficam com pena de se desfazer dele. Em outros casos, as embalagens são diferenciadas de propósito pra que façam parte do conjunto.

Caixas, papéis, envelopes e outros recursos ajudam a esconder o presente, aguçando a curiosidade e gerando uma agradável surpresa. Quando bem desenvolvidos, podem permanecer guardados junto aos presentes e até compor a decoração do quarto infantil. É uma boa forma de enfeitar o cômodo e reduzir o desperdício de materiais.

3. Analisar as opções de presentes para as crianças

O universo infantil é muito rico, e isso ajuda a manter a variedade de produtos desenvolvidos para os pequenos. Pode ser algo mais tradicional ou moderno, você não terá dificuldade pra encontrar o presente perfeito na véspera ou no Dia das Crianças.

Seguem algumas opções de produtos e os públicos que com certeza vão curtir cada ideia.

Bonecos

Entram nessa categoria tanto os bichos de pelúcia quanto as miniaturas de pessoas ou personagens famosos. Esses brinquedos estimulam a comunicação e ajudam os pimpolhos a expressar emoções. Também favorecem a criação de cenários que envolvem a participação de colegas, promovendo a socialização.

Cartas

Baralhos como Uno, jogo do mico, rouba-monte e até truco são brincadeiras antigas que costumam agradar todos os públicos, sem contar que são muito fáceis de achar nas lojas. As cartas são sempre uma boa pedida naqueles dias frios e chuvosos, quando ninguém tem vontade de sair pra brincar lá fora.

Blocos

Esse é um produto famoso quando o assunto é presente para o Dia das Crianças. Os blocos podem vir em cores, tamanhos e formas distintas para desafiar os pequenos a compor inúmeras estruturas. Por conta do encaixe de volumes, são excelentes para o desenvolvimento da coordenação motora e da noção espacial.

Livros

Não poderiam faltar na lista porque colocam as crianças em contato com novos mundos e modos de pensar. Há tantas versões disponíveis, dos mais simples aos repletos de efeitos sonoros, com texturas ou sistemas de dobras. Você pode investir tanto em histórias de fantasia quanto em textos educativos pra usar na rotina de estudos.

Tabuleiros

Assim como as cartas, são os melhores aliados pra reunir a galera em momentos entediantes. Dependendo do objetivo do jogo, os participantes devem trabalhar em equipe ou de maneira individual. Os tabuleiros ajudam no desenvolvimento cognitivo e podem reduzir os sintomas de estresse e ansiedade.

Apetrechos

Crianças que não negam um convite pra uma nova descoberta vão amar receber acessórios próprios para cumprir suas atividades preferidas. Pode ser uma vara pra pescar com os pais, uma lupa ou binóculo pra observar as plantas e os insetos, um kit de mergulho, um microscópio, entre outros apetrechos.

Fantasias

Na dúvida sobre qual é o melhor presente para o Dia das Crianças, que tal dar asas à imaginação dos pequenos? Todo mundo tem ou já teve vontade de ser um super-herói, uma princesa, um ser mitológico, uma fada ou até vilão dos quadrinhos. Nesse caso, é só perguntar qual figura inspira o pequeno e buscar a fantasia apropriada.

Fragrâncias

Quem não quer sentir um cheirinho agradável na própria pele e nos cabelos? Hoje, é possível contar com fórmulas exclusivas de cremes, xampus e perfumes infantis. Como são feitas com ingredientes suaves e fragrâncias delicadas, podem compor excelentes kits de higiene para você presentear.

Artísticos

Aqui entram todos os itens de papelaria, como lápis de cor, tintas, pincéis, cadernos e outros materiais. A proposta é incluir vários no mesmo presente, de modo que a criança consiga produzir suas artes com total liberdade. Os desenhos resultantes dessa atividade podem, inclusive, fazer parte da decoração.

Tecnológicos

As crianças estão cada vez mais inseridas no ambiente tecnológico. O entretenimento nas redes e plataformas digitais pode ficar muito mais interessante com acessórios específicos. Isso inclui os relógios inteligentes com GPS, os fones de ouvido com limitador de volume e até óculos de realidade virtual.

4. Conhecer os gostos da criança

Os presentes que trazem temas de desenhos, personagens e animações sempre fazem muito sucesso. Mas antes de comprar um você precisa saber se a criança realmente gosta daquilo.

As crianças são muito sinceras e transparentes, por isso, é fácil saber o que elas gostam e aquilo que não agrada. Se você convive com o pequeno, deve ter notado seus temas preferidos do universo infantil por causa daquilo que ele fala e das coisas que pede.

Podemos descobrir do que uma criança gosta observando aquilo que ela assiste na televisão e os vídeos que vê no celular ou no computador. Se for um usuário do YouTube, os canais que costuma acompanhar e até mesmo os jogos e aplicativos que usa.

Analise também a personalidade da criança. Preste atenção nas roupas que ela mais gosta, nos brinquedos com os quais mais interage, nos tipos de material de escola que usa, entre outros detalhes. Geralmente, tudo isso traz alguma cor, um tema ou um personagem, por exemplo. Assim você já sabe por onde começar. Mas se ainda ficar na dúvida, vale perguntar para a própria criança.

Puxe conversa com ela pra obter as informações que deseja. Veja quais são os temas que estão em alta no universo infantil e pergunte se ela gosta disso ou daquilo, qual é o seu brinquedo favorito, as coisas que gosta de fazer e assim por diante. Desse jeito, não tem como errar!

5. Considerar presentes tecnológicos no Dia das Crianças

Com todas essas sugestões de presente para o Dia das Crianças, você deve ter se perguntado se realmente compensa entregar dispositivos tão completos aos pequenos. O fato é que, com alguns cuidados, dá pra tirar proveito da tecnologia sem deixar outras atividades de lado.

De novo, é preciso ficar de olho na faixa etária. Entre as crianças menores de 2 anos, por exemplo, o contato com qualquer tipo de tela deve ser evitado. A partir dessa idade, o uso de aparelhos conectados à internet pode ser esporádico e até trazer benefícios relacionados ao lazer e ao aprendizado.

É claro que isso deve ser monitorado por um adulto responsável. Ele vai definir os conteúdos que serão acessados e limitar o tempo de permanência em cada atividade. Isso vale pra navegação nos botões da televisão, do computador, dos celulares da família e até do tablet infantil.

Quando controlada, a interação dos pequenos com a tecnologia tende a ser positiva. Afinal, permite que se familiarizem com a leitura e a produção de textos no ambiente online. Também pode, por meio de jogos educativos, desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de concentração.

Os pais ainda têm a opção de baixar aplicativos de idiomas e de outros temas que ensinem coisas úteis aos pequenos. Já a navegação em sites e plataformas de vídeos deve contar com os chamados filtros de conteúdos, evitando, assim, o contato com assuntos inadequados.

O acompanhamento constante possibilita o uso saudável da tecnologia, por isso, não há problema nesse tipo de presente para o Dia das Crianças. Outra prática que ajuda é intercalar as brincadeiras digitais com outros programas para fazer em casa, como cozinhar e dançar.

Não podemos esquecer também que as novas gerações estão nascendo em uma sociedade tecnológica e digitalizada. Por isso, mergulhar nesse universo da tecnologia faz parte do desenvolvimento de habilidades e competências que serão necessárias durante toda a vida. É o que tem sido chamado de alfabetização digital. Os pais podem começar esse processo em casa pra que a criança saiba aproveitar os recursos tecnológicos de uma forma saudável e útil.

6. Entender como pagar mais barato pelos presentes

Sempre é bom conseguir um preço mais baixo pelos produtos, né? Pra conseguir os melhores valores, vale a pena começar a sua pesquisa algumas semanas antes da data oficial. Dessa forma, não precisa se prender a uma única loja e consegue comparar condições pra fazer tudo com calma.

O pagamento à vista também pode ajudar você a economizar nas compras, visto que tende a gerar bons descontos. Então, se possível, vá reservando uma quantia desde já pra evitar os parcelamentos com juros. Ter esse orçamento exclusivo vai proporcionar muitas vantagens na negociação.

Além de pensar no custo do presente para o Dia das Crianças, preste atenção na segurança do site. Analise a reputação dele nas redes, verifique se conta com selo de confiabilidade e se a URL contém um cadeado com a palavra “seguro”. Isso ajuda a evitar golpes que geram prejuízos.

Por fim, tenha em mente que a intenção tem tanto valor quanto o presente em si. Assim como os adultos, as crianças devem aprender a valorizar as relações de qualidade e a manter uma relação equilibrada com o dinheiro. Isso pode acontecer por meio da educação financeira infantil.

7. Deixar o Dia das Crianças ainda mais especial

Você viu que a gente falou que a intenção tem tanto valor quanto o presente, certo? Isso significa que não basta comprar qualquer coisa e entregar para a criança esperando que ela fique feliz. Receber um pacote entregue pelos Correios não é o mesmo que olhar nos olhos da pessoa e receber um abraço gostoso.

Comprar presente para o Dia das Crianças é importante, mas a data pode ser ainda mais especial se você planejar algumas atividades pra aproveitar junto com os pequenos. Pode ser, por exemplo, um churrasco ou almoço em família pra reunir os avós, os tios e os primos, quem sabe até mesmo o vizinho ou o melhor amigo.

Se você quiser algo mais reservado, vale escolher um cardápio especial e ir pra cozinha junto com a criançada para preparar o almoço. Depois, vale ver um filme juntos ou sair pra brincar no parque, ir até uma lanchonete, comer uma pizza, tomar um sorvete ou ir ao cinema. São atividades acessíveis e que podem marcar um momento especial para a criança.

É interessante fazer dessa data muito mais do que um dia de consumo. Aproveite para criar lembranças especiais e registre memórias que vão ficar guardadas no coração do pequeno. Os presentes um dia podem se acabar, mas as experiências vivenciadas ficam pra sempre!

Gostou das nossas dicas? Aproveite que tem várias sugestões e comece a planejar a compra do mimo perfeito. Lembre-se de transformar a entrega do presente para o Dia das Crianças em um momento especial e cheio de carinho. O objetivo é criar boas memórias e aquecer corações.

Sabia que você também pode encontrar um presente para o Dia das Crianças na Lojas Edmil? Acesse o site e confira todas as opções pra deixar essa data ainda mais especial!

Presente para o Dia das Crianças: 7 dicas infalíveis para escolher o certo

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você