BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Conheça a Semana do Brasil e as oportunidades de compra

Você é daquelas pessoas que gostam de valorizar cada centavo que sai do bolso? Um bom consumidor está sempre de olho em datas repletas de ofertas, como a famosa Black Friday e o saldão de descontos do início do ano. Outro momento valioso pra obter ofertas imperdíveis é a Semana do Brasil.

Já ouviu falar dela? Por se tratar de uma iniciativa recente, muitas pessoas ainda não sabem quando ocorre e como funciona. Pois bem, estamos aqui pra tirar todas as dúvidas relacionadas a esse evento. A ideia é informar e mostrar as vantagens de aproveitar a próxima edição.

Ficou com vontade de aderir? Acompanhe as dicas que trouxemos, pra você não perder essa chance!

O que é a Semana do Brasil?

É um evento de abrangência nacional que ajuda lojistas de todo o país a divulgar os descontos preparados para o público. Pode envolver todo tipo de produto e negócios variados, o que inclui desde pontos de venda físicos até comércios virtuais.

O funcionamento é parecido com o de outras datas focadas em campanhas promocionais, como o dia do consumidor. Acontece que, como o próprio nome indica, estamos falando de uma semana inteira dedicada à oferta de itens com valores mais baixos.

De onde essa ideia surgiu?

Tudo começou em 2019, a partir de uma parceria estabelecida entre o setor público e privado — a Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) e o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). O objetivo era criar um evento exclusivo pra aquecer o mês de setembro, considerado fraco no mercado.

E não é que deu certo? Apesar do pouco tempo de existência, a novidade vem apresentando boa adesão e já faz parte do calendário promocional do país. Pequenos e grandes empresários de todos os estados brasileiros podem se inscrever e até obter o suporte de empresas públicas e das ações do Sebrae.

Qual é o objetivo da Semana do Brasil?

A proposta veio pra estimular o consumo e movimentar a economia em um período específico do ano. Só pra ter uma ideia, a primeira edição contou com o engajamento de todos os setores do varejo (comércios e serviços). O público também se beneficiou com as inúmeras promoções da Semana do Brasil.

Isso significa que, agora, o brasileiro tem bons motivos pra comemorar a chegada de setembro. É uma ótima forma de economizar enquanto aguarda a próxima data atrativa para as compras, que é a Black Friday de novembro. Os consumidores e lojistas só ganham com essa incrível dupla de eventos.

Por que esperar pra comprar nessa data?

Os grupos mais antenados sabem que dá pra encontrar várias ofertas na véspera do Natal, da Páscoa e outros dias importantes do ano. Assim, acompanham as notícias e informações divulgadas pra ir às lojas no momento certo. São esses períodos que tendem a favorecer a economia financeira.

O mesmo vale pra quem tem vontade de comprar um produto no meio do ano. Nesses casos, a dica é segurar a ansiedade e aguardar a chegada do mês de setembro. Essa espera pode ser difícil, mas será compensada com o acesso a descontos, preços mais baixos, combos atrativos, brindes e outros diferenciais de destaque.

Você pode, inclusive, aproveitar o tempo de pausa nas compras pra guardar um dinheirinho extra. Com esse montante em mãos, fica mais fácil negociar pra reduzir ainda mais o valor das mercadorias. Nada melhor que cortar gastos desnecessários e, de quebra, levar o item que você tanto queria pra casa.

Mas quando será a Semana do Brasil de 2021? A data prevista e divulgada até o momento vai de 3 a 13 de setembro. Vale lembrar que os lojistas participantes têm a opção de escolher o período de duração das promoções relacionadas a cada produto. Então, fique de olho nas novidades pra se preparar.

semana do brasil

Como comprar bem na Semana do Brasil?

Todo comerciante pode usar o evento pra impulsionar as vendas e divulgar condições atrativas. No entanto, não há uma regra que obrigue as lojas a participar. A primeira dica, então, é pesquisar a lista de empresas ou marcas que farão parte da edição. Você encontra esse material no site oficial da campanha.

Confira outros cuidados pra comprar bem na data.

Anote as variações de preço

Se você já tem um produto em mente, procure monitorar o preço dele em diferentes momentos. Faça isso até a véspera de lançamento da Semana do Brasil e avalie as diferenças aplicadas aos valores. Dessa forma, é possível saber se os descontos lançados em setembro são realmente vantajosos.

Compare diferentes condições

Essa prática deve ser comum em qualquer rotina de compra, independentemente da data ou da época do ano. Isso porque, a cada dia, diferentes lojas podem lançar novidades e apresentar condições variadas (como preço e formas de pagamento).

A ideia, portanto, é observar os diferenciais de cada comércio antes de tomar uma decisão. Concentre-se em pegar o item no local que oferece as melhores alternativas. Pode ter certeza de que o tempo gasto nesse processo será crucial pra evitar arrependimentos.

Priorize o ambiente virtual

O comércio eletrônico já vinha ganhando destaque antes da pandemia do novo coronavírus. Com a necessidade da quarentena, as pessoas passaram a preferir atividades que pudessem ser feitas remotamente. Isso inclui compras de produtos e contração de serviços.

Os lojistas estão de olho nessa tendência favorável ao consumo na internet e pretendem focar cada vez mais nas ofertas pelas redes. Assim, a dica é que você pesquise em diferentes sites de compras online e explore as categorias ao máximo pra filtrar as melhores promoções.

Analise a segurança do site

Fraudes são recorrentes em épocas de promoções, por isso, tenha atenção ao tipo de site que você visita. É crucial que o endereço tenha ambiente seguro pra realizar a compra e ofereça suporte adequado aos clientes. Uma boa estratégia é pesquisar o nome da empresa no Google e verificar se há depoimentos de outras pessoas.

Gostou de aprender sobre a data e as oportunidades que ela gera aos consumidores? Esperamos que as dicas ajudem você a curtir as ofertas da semana do Brasil e a planejar as compras com tranquilidade. Quanto antes começar esse preparo, maiores as chances de acertar na escolha do produto.

Ainda não tem cadastro na nossa newsletter? Assine agora pra receber outros conteúdos relevantes!

Conheça a Semana do Brasil e as oportunidades de compra

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você