BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como tirar mofo do guarda-roupa? Confira 4 dicas!

Você já se deparou com pequenas manchas cinzas em suas roupas ou nas divisórias de seu guarda-roupa? Ao escolher uma peça, sentiu um cheiro peculiar e bastante incômodo? Se a resposta para essas perguntas foi “sim”, então está na hora de saber como tirar mofo do guarda-roupa.

Primeiro, é preciso entender que o mofo é um tipo de fungo que pode crescer em ambientes úmidos e com pouca ventilação. Ele é caracterizado por manchas escuras e felpudas que geralmente aparecem em superfícies como paredes, tetos, roupas, alimentos e até em plantas.

Se você já teve esse problema em sua casa, tenha calma. A gente trouxe 4 dicas de como eliminar o mofo do guarda-roupa e explicamos a importância de ter atenção a essa situação, evitando que o fungo reapareça. Acompanhe!

O que significa guarda-roupa com mofo?

Um guarda-roupa mofado apresenta crescimento de mofo em seu interior ou em sua superfície. Isso geralmente ocorre por conta da umidade excessiva no local onde o guarda-roupa está localizado.

Além do aspecto desagradável, o mofo pode causar um cheiro ruim nas roupas e nos objetos, assim como danificar as peças. Quando cresce em superfícies porosas como tecidos, ele penetra nas fibras e causa manchas e descoloração. O mofo enfraquece os materiais, por isso eles ficam mais propensos a rasgar ou se desfazer.

O fungo também produz enzimas que podem decompor a celulose, um dos principais componentes dos tecidos. Esse processo deixa as roupas e outros objetos com um aspecto desgastado e faz com que eles se decomponham com o tempo.

Por que é importante ter atenção ao mofo?

Além de todo incômodo e prejuízo físico que o mofo causa, ele é muito perigoso e prejudicial pra saúde. A sua reprodução é por meio de esporos (que são pequenos focos) microscópicos liberados no ar e podem ser inalados, causando reações alérgicas como tosse, espirros, irritação nos olhos e nariz.

Em pessoas com asma ou outras condições respiratórias, o mofo pode agravar esses problemas de saúde. As crianças, os idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido são particularmente suscetíveis aos efeitos negativos do mofo.

Alguns tipos de mofo produzem substâncias tóxicas que podem causar náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal em casos mais leves, além de danos ao fígado e aos pulmões em situações mais graves.

O que pode causar mofo no guarda-roupa?

O mofo pode se formar no guarda-roupa pelo excesso de umidade, ou pela falta de ventilação associada a uma condição de luz adequada. As causas mais comuns são:

  • vazamentos de água: se o guarda-roupa estiver localizado próximo a uma área com vazamentos de água, como um banheiro ou cozinha, a umidade pode se acumular e favorecer o crescimento do mofo;
  • falta de ventilação: quando o guarda-roupa fica fechado com frequência e sem ventilação, a umidade pode se acumular no interior, criando o ambiente perfeito pra proliferação do mofo;
  • roupas molhadas ou úmidas: se as roupas estiverem molhadas ou mesmo levemente úmidas quando forem colocadas no guarda-roupa, a umidade pode se transferir pro ambiente interno;
  • alta umidade no ambiente: quando o guarda-roupa está num local com alta umidade, como em áreas costeiras ou durante a estação chuvosa, a umidade pode se infiltrar e favorecer o crescimento do mofo.

Como tirar mofo do guarda-roupa?

Se o mofo já está instalado em suas roupas, seus objetos e na superfície do guarda-roupa, é preciso eliminar o fungo pra que ele não continue se proliferando. Veja 4 dicas de como tirar mofo do guarda-roupa.

  1. Remova todas as roupas e os objetos do guarda-roupa e coloque tudo num local seco e arejado. Verifique item por item e separe pra lavar as peças que estiverem contaminadas.
  2. Limpe o interior do guarda-roupa com o auxílio de um aspirador de pó ou com um pano úmido, pra remover qualquer sujeira ou resíduos de mofo.
  3. Limpe o guarda-roupa com uma solução de água e vinagre, incluindo cantos e prateleiras.
  4. Deixe o guarda-roupa secar completamente, o mantendo aberto e bem ventilado, pra que o ar circule e seque todas as partes antes de colocar de volta as roupas e os objetos.

Como evitar o mofo do guarda-roupa?

Agora que você já limpou e eliminou todos os focos do mofo, é preciso seguir algumas recomendações pra que ele não volte a aparecer.

Mantenha o guarda-roupa limpo e seco

Limpe regularmente o interior do guarda-roupa com um pano umedecido em vinagre e água e seque completamente antes de guardar as roupas. Verifique se entre as peças e os objetos nada está contaminado.

Garanta uma boa ventilação

Mantenha as portas do guarda-roupa abertas durante algumas horas do dia pra permitir a circulação de ar e evitar o acúmulo de umidade. Se possível, use um ventilador pra aumentar a circulação de ar.

Use produtos anti-mofo

Use produtos como sachês de sílica gel ou carvão ativado dentro do guarda-roupa, pra absorver a umidade e prevenir o crescimento de mofo. Substitua esses produtos regularmente, conforme as instruções do fabricante.

Utilize bicarbonato

O bicarbonato é ótimo pro controle de umidade. Coloque nas divisórias pequenos potes abertos com bicarbonato, você pode pingar algumas gotas de aromatizador, criando um antimofo perfumado.

Não guarde roupa após o uso

Nunca coloque de volta no guarda-roupa as peças que você acabou de usar, pendure o item por algum tempo em local ventilado pra eliminar as gotículas de suor ou perfume.

Como fazer um antimofo caseiro?

Se você é do time que prefere aquela misturinha caseira, existem várias receitas antimofo. Porém, uma bem simples e eficaz é feita com vinagre branco e água, podendo ser usada nas limpezas básicas semanais e nas faxinas mais completas.

O vinagre branco é um ácido suave, por isso mata os fungos que causam o mofo. Misture partes iguais de vinagre branco e água num borrifador e pulverize a solução no guarda-roupa. Deixe secar completamente antes de guardar os itens.

Saber como tirar mofo do guarda-roupa é muito importante pra garantir a integridade das peças. Preste atenção ao surgimento de manchas e odores, principalmente nas épocas de mais chuva, use a solução caseira antimofo e mantenha sua família segura!

E por falar em guarda-roupa, está na hora de trocar o seu? Então veja nosso post guarda-roupa da Lojas Edmil: o que saber sobre nossos produtos.

Como tirar mofo do guarda-roupa? Confira 4 dicas!

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você