BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Centrífuga de roupas: qual a função desse eletrodoméstico?

Quem não ama um eletrodoméstico que facilita a rotina? A centrífuga de roupas entra nessa lista por agilizar a etapa da secagem das peças, além de trazer outras vantagens para o consumidor. Se você tem dúvidas sobre o funcionamento desse produto, chegou ao lugar certo.

Vamos abordar as características, citar os benefícios e mostrar onde comprar o seu próprio modelo, caso tenha interesse. O primeiro passo é saber se vale a pena contar com um eletro desses em sua área de serviço. Que tal tirar as principais dúvidas com as nossas dicas?

Continue a leitura do post pra tomar a melhor decisão!

O que faz uma centrífuga de roupas?

Ela deixa as peças recém lavadas praticamente secas. Ou seja, após tirar os tecidos do tanquinho ou da máquina de lavar, você pode acomodá-los dentro da centrífuga que ela fará o trabalho de remover a água excessiva. A drenagem ocorre a partir de um movimento de rotação muito rápido gerado pelo motor do eletrodoméstico.

Assim, em poucos minutos, a roupa molhada fica praticamente livre da umidade e pode ter sua secagem finalizada em um varal. Dependendo do tipo de tecido, você até consegue tirar a peça da centrífuga de roupas e levá-la direto para a tábua de passar, onde poderá terminar o trabalho e deixar ela pronta pra uso.

É um processo diferente da secadora de roupas, que funciona por meio de ciclos de secagem com ventilação fria ou quente. Nesse caso, um tambor giratório recebe o ar quente produzido por um aquecedor. A água presente nos tecidos evapora e é removida do eletro a partir da ação de uma ventoinha, em forma de vapor.

Quais vantagens ela proporciona?

Por retirar o excesso de água das roupas, a centrífuga acaba facilitando a vida de muita gente. Aliás, pra quem tem lavadoras semiautomáticas ela é quase que obrigatória. Isso porque evita a necessidade de torcer manualmente os tecidos antes de colocar no varal, reduzindo o esforço e o cansaço.

Vamos às principais vantagens? Confira em detalhes!

Economia de tempo

O primeiro benefício pra quem compra esse eletrodoméstico está na agilidade para secar as roupas. Afinal, a centrífuga deixa os tecidos com pouco resquício de água. Alguns materiais ficam tão drenados que parecem sair secos do cesto. Incrível, né?

Em regiões muito úmidas, especialmente no inverno, a centrífuga de roupas se torna uma grande aliada no cuidado com as vestimentas, roupas de cama, toalhas e outras peças. Ela acelera o processo de secagem, evitando problemas nos dias nublados ou chuvosos.

Versatilidade

Essa é outra característica positiva do eletrodoméstico. Embora tenha um design e funcionamento simples, a centrífuga pode ter várias finalidades. Há até quem aproveite pra secar calçados, mas se você pretende fazer isso, leia sempre o manual do fabricante antes de testar qualquer prática alternativa.

A maioria dos modelos aceita todo tipo de tecido, desde os mais finos até aqueles com maior densidade. É o caso, por exemplo, dos jeans que têm bastante espessura ou até das colchas usadas nas camas. É uma versatilidade que costuma compensar o investimento no produto.

Facilidade para limpar

O processo de higienização varia de uma marca para outra, mas, em geral, a manutenção desse equipamento tende a ser bastante simples. É importante que você faça isso uma vez por semana, ao menos, pra garantir o funcionamento adequado do eletro e estender sua vida útil.

A limpeza mais comum é feita da seguinte maneira: com a centrífuga de roupas desligada e fora da tomada, retire todos os resíduos visíveis (fiapos, linhas de tecido e sujeira) de seu interior. Depois, aplique a mistura de água e detergente neutro com um pano, lave toda a parte de dentro e de fora. Finalize com um pano seco e pronto!

Economia financeira

A centrífuga é um eletrodoméstico que gasta pouca eletricidade. Comparada às secadoras, que utilizam muito ar quente nas roupas, o custo tende a ser menor ao longo do mês. Isso significa que você vai ter menos surpresas na conta de luz ao priorizar esse produto.

Tem que considerar, ainda, que a economia de energia contribui para a sustentabilidade. Em outras palavras, você vai poupar, mesmo que em pequena escala, um recurso muito importante pra todas as pessoas. Bom ter hábitos mais conscientes, concorda?

Otimização do espaço

Essa vantagem existe mesmo entre os modelos com maior capacidade, já que o formato estreito e alongado permite ocupar até os menores cantinhos. Então, pra quem tem pouco espaço em casa, o eletrodoméstico é muito bem-vindo.

Considerando que muitas lavanderias são pequenas, vale a pena equipar a sua com produtos compactos. Assim, cuidar da logística das roupas não vai ser nenhum problema, e você terá uma rotina doméstica mais prática. Além do mais, boa parte das centrífugas tem um excelente custo-benefício e dura muitos anos.

Onde comprar esse eletrodoméstico?

Há muitas lojas que oferecem centrífuga de roupas. Sejam físicas ou virtuais, o processo é o mesmo: pesquisar o histórico, avaliar os diferenciais de cada empresa e comparar as condições que vão além dos preços dos produtos. Isso vai trazer pontos relevantes pra você fazer a escolha com segurança.

Algumas marcas fornecem centrífugas com grande capacidade (entre 10 e 15kg), o que atende às necessidades de famílias maiores. Alguns modelos, inclusive, têm formato que protege as roupas mais delicadas, evitando o desgaste acelerado das fibras. Também tem recursos como trava de segurança, grade de proteção, entre outros.

Ficou com vontade de adquirir o seu próprio modelo? Vale lembrar que a Lojas Edmil têm eletrodomésticos diversos para equipar a sua casa com produtos de alta qualidade. Pra quem compra, oferecemos crediário exclusivo da nossa loja e parcelamentos que facilitam a vida dos nossos clientes.

Agora que você conhece as vantagens e o funcionamento da centrífuga de roupas, você já pode pesquisar a melhor opção. Inclua, nessa análise, o espaço disponível pra acomodar o novo eletrodoméstico e a capacidade necessária para o volume de peças de toda a sua família.

Quer começar a sua busca agora mesmo? Acesse o nosso site e faça a sua escolha!

Centrífuga de roupas: qual a função desse eletrodoméstico?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você