BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como evitar mofo no guarda-roupas? Veja 7 dicas!

Pra saber como evitar mofo no guarda-roupas é preciso entender como ele começa e se espalha. O mofo é causado por fungos que crescem em locais escuros, quentes, úmidos e com pouca ventilação.

A umidade é a grande vilã da proliferação do mofo porque deixa o ambiente do jeito que os fungos gostam. Se você se deparou com esse problema em seu guarda-roupas, não se desespere, a solução pra ele é simples.

Pra te ajudar a eliminar esse hóspede indesejado, cuidar de suas roupas e deixar tudo bem cheiroso, a gente trouxe sugestões do que é bom para eliminar o mofo no guarda-roupas. Acompanhe e saiba também como prevenir o reaparecimento dos fungos.

1. Mantenha a ventilação e a luz natural

Uma boa ventilação, além de favorecer todo o ambiente, evita o surgimento dos fungos. Coloque em sua rotina diária de limpeza manter as portas do seu guarda-roupas abertas. 20 a 30 minutos por dia é o suficiente para evitar o aparecimento.

Sempre que possível, mantenha as janelas dos cômodos abertas para a circulação do ar e pra que a luz solar entre. A luz natural aliada ao ar limpo são uma forma natural de combater o mofo e vão dar aquele toque de casa fresca.

É importante manter a ventilação também durante os dias frios. A gente tem o costume de manter a casa fechada durante as estações frias, mas esse é um erro grave que pode prejudicar inclusive nossa saúde. Por isso, mesmo com o ar mais frio, a ventilação deve ser mantida. ❄

2. Faça uma boa limpeza, sem misturinhas

Não basta apenas remover as manchas de mofo, é preciso eliminar os pequenos focos pra evitar que o fungo volte. A água sanitária é o produto mais indicado pra essa limpeza. Por ser bactericida e fungicida, ela realmente mata os fungos. Porém, não use o produto puro, pois ele pode manchar o móvel.

A medida correta são 3 colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Aplique essa mistura utilizando um borrifador ou um pano. Uma dica é aplicar na parte de trás do guarda-roupas e nas paredes para eliminar possíveis focos, evitando que se alastrem novamente.

Não se esqueça de utilizar luvas e máscara para evitar reações alérgicas aos produtos ou aos fungos. Evite misturas malucas ou soluções “milagrosas”, já que a utilização errada de produtos de limpeza pode desencadear reações químicas nocivas à saúde, causando intoxicação ou até queimaduras na pele.

3. Realize limpezas periódicas

A limpeza periódica, além de manter a higiene do espaço, auxilia a combater a umidade e a verificar possíveis proliferações do mofo. Você também pode aproveitar o momento para desapegar de algumas peças que já não usa mais.

Ao notar a presença de mofo, retire todas as roupas, os sapatos e o que mais estiver no espaço para que possa realizar a limpeza do local. O próximo passo é verificar se as peças foram contaminadas ou não. Se foram, lave para que o fungo não prejudique a saúde de quem usar a roupa.

Caso esteja em sapatos e bolsas, você pode utilizar um pano umedecido em álcool para limpar. Não se esqueça de secar bem antes de guardar novamente. Essa é uma forma de evitar que o mofo apareça novamente no guarda-roupas.

4. Remova o que estiver molhado

Se você utiliza os nichos do seu guarda-roupas pra armazenar produtos de beleza e higiene, como perfumes, cremes ou maquiagem, verifique se não há vazamentos ou se não ficam respingos nas embalagens após o uso. ‍♀️

Lembre que o menor vestígio de umidade é o suficiente pra atrair o fungo pro seu guarda-roupas. A gente aproveita pra te dar outra dica: nada de borrifar perfume nas roupas dentro do guarda-roupas! Além do álcool presente no perfume danificar alguns tecidos, as gotículas causam umidade.

como evitar mofo no guarda roupa

5. Verifique a existência de vazamentos

Percebeu um mofo em excesso, deixando o guarda-roupas em estado crítico? Verifique se não há algum tipo de vazamento ou infiltração perto de onde o móvel está encostado.

Falhas no rejunte do banheiro, pequenas goteiras ou um vazamento não perceptível podem causar grandes danos à estrutura de qualquer casa. Um desses danos é a umidade que favorece a proliferação dos fungos.

6. Coloque um pote de bicarbonato de sódio no guarda-roupas

Muitas pessoas não sabem o que colocar no guarda-roupas para evitar mofo. Existe até o hábito de pôr sabonetes pra perfumar o móvel, mas apesar de ser um costume muito antigo, não é aconselhável. Isso porque o sabonete pode causar umidade e manchas no móvel ou nas roupas.

Mas como acabar com o cheiro de mofo do guarda-roupas? Um remédio caseiro é utilizar uma mistura de água, vinagre e álcool, todos na mesma proporção. O vinagre, além de limpar, elimina cheiros indesejáveis.

Uma forma de evitar a umidade e ainda deixar tudo com cheiro gostoso é pingar algumas gotas de sua essência preferida num potinho com bicarbonato. Mas, apesar de o bicarbonato ser um aliado contra o mofo, devido o seu PH, não é recomendado o utilizar diluído.

7. Não guarde roupas recém usadas

Mesmo que você tenha usado a roupa por pouco tempo ou em um dia fresco, não guarde a peça logo após se despir. Embora a peça não esteja suja ou com indícios perceptíveis de suor, é mais seguro esperar antes de guardar.

Deixe a peça por algum tempo num ambiente arejado e ventilado. Verifique ainda se todas as roupas e os acessórios que serão guardados estão realmente secos. Afinal, uma gola molhada, mesmo que seja de perfume, pode favorecer o surgimento do mofo. Além disso, bolsas, cintos e sapatos devem ser guardados em repartimentos separados das roupas, por terem mais chance de acumular mofo.

Pra identificar o mofo no guarda-roupas, não é preciso muito esforço. As manchas acinzentadas e o forte cheiro de “roupa guardada” caracterizam a presença do indesejado fungo.

Assim que perceber a presença do mofo, realize a higienização do ambiente pois, além de se alastrar com rapidez, o mofo pode causar alergias respiratórias, irritação nos olhos e na pele. Muito além da estética das roupas, saber como evitar mofo no guarda-roupas é importante para a sua saúde.

Agora que você já sabe se livrar do mofo, veja como organizar o seu guarda-roupas de casal!

Como evitar mofo no guarda-roupas? Veja 7 dicas!

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você