Pesquisar
Pesquisar

Guarda-roupa de casal: como escolher, como organizar e mais

Quem nunca teve dúvidas na hora de mobiliar a casa que atire a primeira pedra, não é mesmo? Afinal, a decisão de quais móveis vão compor cada ambiente costuma levar em conta uma série de fatores, como quantas pessoas vão dividir e utilizar a mobília no dia a dia. Não é à toa que o guarda-roupa de casal se destaca entre eles.

Por essa razão, preparamos um guia rápido e prático para você escolher seu móvel de maneira segura e inteligente, valorizando ainda mais o seu quarto. Confira!

Por que escolher o armário é importante?

O armário é uma peça importantíssima do quarto de casal, pois evita que suas coisas fiquem espalhadas por todo canto e tornem o ambiente um lugar abafado, desconfortável e caótico — coisas que esse cômodo jamais deve ser.

Ao contrário, o quarto tem de ser um local de aconchego, bem-estar e descanso. É por isso que, antes de comprá-lo, é preciso pensar e repensar a escolha dele. Tenha em mente que uma opção inadequada pode prejudicar justamente a capacidade do móvel de fornecer aquilo que é o seu objetivo: a organização.

Além disso, o processo de escolha ajuda a identificar qual guarda-roupa pode durar mais tempo e atender melhor às necessidades do casal na hora de dividir e arrumar as coisas de cada um.

Como escolher o tipo de armário?

guarda roupa de casal

Chega de dúvidas na hora de escolher um guarda-roupa de casal! Abaixo, você confere alguns passos para acertar e ter um quarto show de bola. Veja!

Confira o espaço disponível

O primeiro passo é simples demais da conta! É, basicamente, conferir a área disponível no quarto. Tenha em mente que não dá para comprar um armário que não vai caber no ambiente, pois ele pode acabar dificultando a circulação do casal.

Do mesmo modo, não dá para escolher um guarda-roupa pequeno demais a ponto de deixar um vão muito grande no local, o que vai passar aquela sensação constante de que “falta algo”, sabe?

Equilíbrio é a chave para manter o cômodo agradável, confortável e, é claro, devidamente preparado para receber suas roupas, calçados, acessórios etc.

Portanto, pegue uma fita métrica e meça a área em que o armário vai ser colocado, anotando altura, comprimento e profundidade.

A partir daí, quando pesquisar na loja de móveis, guie-se por tais medidas para encontrar um modelo que se encaixe direitinho no seu espaço.

Repare nos diferentes tipos de guarda-roupa

Outro ponto que não pode ficar de fora quando se analisa que guarda-roupa escolher são as características dos diferentes modelos existentes. Afinal de contas, tais detalhes afetam a forma como você vai usar o móvel e o nível de funcionalidade que ele apresenta. Espia só algumas particularidades!

Número de gavetas

Há modelos com apenas duas gavetas, enquanto outros chegam a ter nove. Como se trata de um casal, é interessante que o móvel conte com uma quantidade bacana para ser dividida entre as duas pessoas. Do contrário, alguém pode ficar sem espaço.

Formato da abertura das portas

As portas de correr são uma boa opção para otimizar o espaço de circulação em quartos pequenos. Já as portas de abrir, mais tradicionais, são interessantes para quartos com uma metragem mais ampla.

Material do móvel

Armários feitos de MDP ou com uma maior quantidade desse material são mais resistentes e suportam mais peso, o que reduz as chances de empenar e ainda aumenta a durabilidade do móvel. Vale a pena ficar atento a isso!

Quantidade de prateleiras internas

O total de prateleiras internas varia muito de modelo para modelo. Para algumas pessoas não é preciso muito, apenas o necessário para separar vestuário, itens de cama e peças de banho. Para outras, quanto mais, melhor. Assim, dá para colocar no guarda-roupa alguns travesseiros e almofadas, guardar mochilas e bolsas etc.

Presença de nicho

Muitos modelos de guarda-roupa de casal são fechados. Ou seja, para você ter acesso ao que está dentro dele, é preciso abrir uma das portas.

Porém, há versões específicas com um nicho no centro deles — que, geralmente, também contam com um espelho na área. Essa característica pode ser bem útil para quem não abre mão de praticidade e rapidez na rotina.

O motivo? Simples: é que dá para deixar nesse canto aqueles acessórios, itens de perfumaria ou produtos de beleza e cuidado com a pele que você usa com muita frequência. Às vezes, diariamente. Ah, mas atenção, viu? Como essas coisas ficam visíveis o tempo todo, não dá para descuidar da organização!

Siga o seu estilo de decoração

Para fechar com chave de ouro a escolha do guarda-roupa de casal, você deve pensar no estilo de decoração que deseja para o quarto. Lembre que alternativas não faltam, e cada uma delas influencia não só as cores e os revestimentos do ambiente, mas também os móveis e os acessórios decorativos.

Por exemplo, o estilo rústico pede móveis mais volumosos no tamanho, com um visual mais natural de madeira (ou seja, com cores marrons bem vivas) e muitos detalhes adicionais (como espelho e puxadores).

Já o estilo minimalista é o oposto. Aqui o ideal é que os móveis sejam bem neutros (preferencialmente, de cor branca), tenham um tamanho mais compacto e não apresentem detalhes extras, deixando, assim, a superfície totalmente lisa e discreta.

5 dicas para dividir o guarda-roupa de casal

Para finalizar, que tal ficar de olho em algumas dicas que vão melhorar a divisão do guarda-roupa de casal? Aproveite e tome nota das sugestões de acessórios que podem melhorar a organização interna do móvel. Veja:

  • divida o guarda-roupa de casal em dois, dividindo a quantidade de gavetas, prateleiras internas e cabideiros;
  • use caixas organizadoras para arrumar peças pequenas dentro do armário (como cintos, gravatas, luvas etc.) e economizar espaço;
  • invista em cabides de cores diferentes para cada pessoa (um fica com os pretos, enquanto o outro com os brancos, por exemplo) para evitar que um pegue o do outro e alguém acabe com uma quantidade menor desse item;
  • utilize uma sapateira para guardar os sapatos e, com isso, ganhar um espaço extra na parte inferior do armário;
  • empregue embalagens a vácuo para guardar as peças usadas apenas em algumas estações do ano e as muito volumosas, como as roupas de frio e de festa.

E então, depois de ler o nosso post já se sente pronto para escolher o seu guarda-roupa de casal? Pois agora é pôr os passos e dicas apresentadas em prática para mandar a ver na compra e, de quebra, deixar a organização do guarda-roupa impecável.

E já que estamos falando sobre móveis, siga a deixa e veja por que é um ótimo negócio comprar em uma loja que oferece montagem gratuita!

Guarda-roupa de casal: como escolher, como organizar e mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você