BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Casa limpa em 6 passos: confira dicas para deixar o lar arrumado

Casa limpa é uma delícia! E deixar o nosso lar nos trinques faz um bem danado, sabia? Além daquela sensação gostosa de bem-estar pelo cheirinho de limpeza, deixar a casa arrumada evita o acúmulo de poeira, impedindo a proliferação de fungos e bactérias. O nosso sistema respiratório agradece e quem sofre com alergias e doenças respiratórias também!

A gente sabe que manter a limpeza diariamente é uma tarefa puxada, especialmente pra quem trabalha durante a semana ou precisa dar conta de outros compromissos. Mas, a boa notícia é que é possível deixar a arrumação em dia com atitudes simples e organização.

Quer ver como? Explicamos no post a seguir em 6 passos. Confira!

1. Deixe os sapatos do lado de fora

Esse hábito ganhou muita força durante os últimos tempos, especialmente por causa da pandemia da Covid-19, mas deixar os sapatos do lado de fora é um costume antigo de algumas culturas.

No Canadá, por exemplo, ninguém usa sapato em casa, sabia? Na Suécia e no Japão é a mesma coisa. Na cultura japonesa, inclusive, a atitude é vista como forma de deixar problemas e preocupações longe do lar.

Mas, considerando a questão da higiene, deixar os calçados do lado de fora evita que a gente carregue pra dentro do lar uma série de bactérias e vírus que circulam por aí. Além disso, tem a sujeira, né? Vamos combinar que as ruas não são costumam ser limpas e é fácil a gente pisar em lixo, terra ou mesmo fezes de animais.

Por isso, a boa é manter os sapatinhos pra fora, em algum móvel especialmente pra isso. Ao lado, coloque um banquinho pra se sentar e fazer a troca dos pares. Você também pode deixar alguns pares especialmente para caminhar em casa, como pantufas ou chinelos.

2. Determine lugares fixos pra objetos

Está aí uma dica simples que faz toda a diferença e, de quebra, vai te ajudar a economizar tempo. Pensa com a gente, se cada coisa tem seu lugar certo, você não vai perder tempo procurando o mesmo item todos os dias, certo? Além disso, fica mais difícil juntar aquela bagunça, afinal, é só colocar o objeto no local correto sempre que usar.

Então, determine lugares fixos pra cada coisa em casa. E se a família for grande, combine de deixar tudo sempre no mesmo lugar. Você pode explicar para as crianças como isso é importante pra fazer a organização fluir no dia a dia, por exemplo.

3. Mantenha as superfícies livres

Outra dica bacana pra manter a casa limpa e arrumada é deixar as superfícies sempre livres, como sofá, balcão, bancadas etc. Isso quer dizer que não vale usar cadeiras ou aparadores como cabideiros. Ou deixar livros, ou copos espalhados em qualquer lugar. Cada coisa vai pro seu lugar, como falamos, lembra?

Esse hábito faz uma diferença danada, porque ajuda a nossa casa a ficar com um visual menos poluído e a gente tem aquela sensação de ambiente mais organizado. Além disso, com tudo em seu devido lugar, fica bem mais fácil manter a limpeza em dia.

Então, dê uma olhada na bancada do banheiro. Será que precisa mesmo de tudo que tem ali? Muitas vezes, a gente vai deixando um creme ali, um sabonete aqui e outros tantos itens aleatórios que poderiam ser guardados em outros lugares. Libere espaços!

4. Não acumule itens desnecessários

Falando em liberar espaços, a gente recomenda que você não acumule objetos desnecessários. Essa atitude, aliás, é essencial pra garantir uma casa limpa e organizada. Sabe aquele item que você não usa há um tempão? Ou aquelas roupas que você não tira do guarda-roupa há anos? É hora de desapegar!

Comece fazendo um apanhado geral do que precisa ser descartado, reciclado e doado. Pense direitinho no que vai dar e guarde aqueles itens que você realmente usa ou que tem algum valor sentimental. Essa etapa pode ser difícil pra algumas pessoas, mas é importante pra evitar a mania de acumular coisas.

5. Faça da rotina um hábito

Um dos maiores segredos pra manter a casa limpa sempre é fazer da rotina um hábito e arrumar o nosso lar um pouquinho todos os dias. Então, em vez esperar tudo acumular, o que acha se acostumar a deixar tudo em ordem logo depois que a bagunça for feita? Essa pode ser uma regra da família.

6. Estabeleça um cronograma de organização e limpeza

Por fim, mas não menos importante: estabeleça um cronograma de organização e limpeza. Dentre tantos benefícios, isso vai ajudar você a facilitar a rotina do lar, manter a casa limpa e reduzir o tempo gasto com faxina.

Aqui vão algumas dicas espertas pra te ajudar a bolar um cronograma fácil. Veja só!

Liste todas as tarefas

Comece listando tudo o que precisa ser feito na casa, como limpar o sofá, lavar o banheiro ou tirar o pó dos lustres. Indique o tempo necessário pra cada tarefa. Não esqueça de priorizar o que for mais urgente.

Defina a frequência

O próximo passo é definir a frequência de cada atividade. Algumas tarefas são diárias, como lavar a louça ou tirar o lixo. Outras podem ser feitas a cada 15 dias, como limpar a geladeira.

Estabeleça a sua rotina

Depois, é preciso estabelecer a rotina de limpeza considerando seus compromissos. Se você trabalha, precisa pensar nessas horas antes de montar o cronograma, né? Saiba que existem aplicativos que podem ajudar você a se organizar melhor nessa etapa. Separamos os principais. Confira a seguir:

Pronto, agora você já conhece 6 passos pra deixar a casa limpa e arrumada! Como pode ver, pra conseguir isso é preciso apostar em muita organização. Assim, é fundamental investir em um cronograma de organização e limpeza, como falamos, pra dar conta de tudo e ter tempo de curtir momentos de lazer e descanso só ou em família

Curtiu este post? Então, aproveita pra assinar a nossa newsletter! Desse jeito, você recebe mais conteúdos especiais como esse diretamente no seu e-mail, que tal?

Casa limpa em 6 passos: confira dicas para deixar o lar arrumado

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você