BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Manter a casa protegida do coronavírus? Veja os cuidados!

A maioria das pessoas achava que seria uma questão de poucos meses, mas a gente está aqui, convivendo com a pandemia até hoje. E sabe por quê? Talvez muitas pessoas não estejam tomando as medidas necessárias pra evitar a proliferação da doença — como é o caso de manter a casa protegida do coronavírus.

Não é pra ficar com paranoias e mania de limpeza. Longe disso! Além do mais, a gente já está cansado de ouvir pra usar máscara e álcool em gel. Porém, o óbvio também precisa ser dito. Afinal, com o tempo o pessoal se esquece dos detalhes que podem colocar em risco toda a família.

Neste post, você confere justamente isso: como manter a casa sem coronavírus e, claro, sem neuroses!

Quais são os cuidados essenciais para o coronavírus não entrar em casa?

Aqueles hábitos de limpeza e higiene que a gente aprendeu na infância foram se perdendo com os anos. Acontece que, depois de 2020, a pandemia do coronavírus obrigou todo mundo a ter mais cuidado em relação a isso. A máscara e as mãos bem lavadas com frequência são medidas essenciais, mas é preciso manter também a nossa casa sem coronavírus.

Com o avanço dos estudos científicos, a gente aprendeu muita coisa durante esse tempo, né? Por exemplo, quais produtos são mais eficazes e a duração de sobrevivência do vírus sobre certas superfícies. Então, que tal repassar alguns cuidados essenciais pra aplicar aí, na sua casa? Vamos lá!

coronavírus

Limpar e desinfetar superfícies muito tocadas

Uma faxina caprichada é sempre bem-vinda, mas você não precisa desinfetar absolutamente a casa inteira o tempo todo. O ideal é focar superfícies tocadas com mais frequência, como é o caso de maçanetas, interruptores de luz, mesas e cadeiras, corrimãos de escada, controles remotos etc. Também é bom limpar e desinfetar superfícies de cozinha e banheiro, além de celulares, computadores, óculos e até mesmo os brinquedos favoritos das crianças.

Use produtos desinfetantes

Caso você não saiba, não é só o álcool 70% que mata o coronavírus. Qualquer produto de limpeza com ação desinfetante também funciona. O bom e velho sabão também!

Hoje a gente encontra com facilidade vários sprays e até lenços desinfetantes, mas é possível usar água sanitária, detergente e outros. Vale lembrar que o vinagre não entra nessa lista, viu? Ele é bom pra limpar algumas coisas, mas não é eficaz contra o vírus.

Limpe tudo do jeito certo

Bem, e como limpar as superfícies com esses produtos? Pra não ter erro, preste atenção na hora de passar a substância, seja com pano, seja com spray. Ela precisa ficar ali por um tempinho, antes de ser enxugada, sabe? Esses segundos ou minutos são cruciais pra ação desinfetante realmente acontecer.

Também é importante verificar as instruções dos fabricantes de cada móvel ou aparelho pra não estragar nada em casa! Eletrônicos precisam de atenção por serem mais sensíveis, e o couro, por exemplo, pode ressecar com álcool e similares.

Lave as roupas com cuidado

As nossas roupas podem trazer muita sujeira pra dentro de casa, inclusive o coronavírus e outras doenças. Mas também não é pra se despir na porta completamente! O ideal é que pelo menos o sapato seja retirado na entrada, mas o restante, desde que não toque nada, pode ser removido com cuidado pra que você entre no banho.

Já as peças devem ser lavadas normalmente, como você sempre fez. Mas tome cuidado pra não sacudir demais as roupas, porque isso minimiza a dispersão das partículas contidas nos tecidos. Se puder, utilize luvas pra realizar a lavagem. Isso ainda ajuda a manter suas mãos macias, viu? Lembre-se de desinfetar também o cesto de roupa suja e, claro, passar as peças a ferro depois de secas.

Mantenha tudo limpo na cozinha

Muitas dúvidas surgiram no início da pandemia em relação ao manuseio e preparo de alimentos. O fato é que não existe nenhuma comprovação científica de que somos infectados por meio da comida. O coronavírus não tem esse poder todo, relaxa! Mas é bom ter precauções com as compras de supermercado, por exemplo, e com o preparo das refeições em casa.

Vamos combinar que é higiênico dar uma limpadinha nas embalagens que compramos na rua. Concorda? Antes de você, alguém pode ter colocado a mão ali, espirrado por perto etc. É um cuidado adicional, que pode fazer a diferença. Os produtos não embalados, como frutas e verduras, também podem ser lavados com uma colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água. É um cuidado simples que evita várias doenças, sabia?

Quais são os mitos mais comuns sobre limpeza da casa e coronavírus?

O primeiro deles é que devemos usar o álcool 70% pra limpar tudo. Isso porque a presença de alguma matéria orgânica pode diminuir a eficácia de qualquer produto desinfetante. Então, é bom remover a sujeira primeiro, e depois passar o álcool.

Mas, como a gente falou antes, é interessante conferir se a superfície pode ser higienizada com esses produtos. Sola de sapato suja, por exemplo, e couro, não vão ser desinfectados só com uma borrifada. Em alguns casos, a água e o sabão neutro funcionam melhor. Ou até mesmo produtos multiuso, sabe? Eles são ótimos pra limpar eletroportáteis da cozinha, limpar a geladeira ou o vaso sanitário.

Por falar em álcool, outro mito é achar que uma borrifada basta. A solução de 70% evapora rápido, por isso, precisa ser passada na superfície pra que realmente destrua as camadas de gordura dos vírus e bactérias. A temperatura gerada ali, enquanto fazemos isso, garante a limpeza de fato. A versão em gel, inclusive, não é recomendada pra manter a casa sem coronavírus, porque sua textura facilita o depósito de resíduos nas superfícies. Ou seja, serve pra higienizar bem só as mãos!

Outro erro que a gente vê por aí é misturar produtos químicos pra “intensificar” sua eficácia. Além de mito, isso é perigoso, pois você pode se machucar feio! Somado a isso, não precisa limpar toda hora patas de animais de estimação, nem lavar as roupas toda vez que sair de casa — principalmente se você tem escritório em casa e só sai de vez em quando pras coisas essenciais.

Deixar as peças “de quarentena”, ventilando por dois ou três dias, já mata o vírus. Isso porque ele só sobrevive em superfícies de 48h a 72h. Se você lava roupa uma ou duas vezes na semana, está tranquilo. Não precisa lavar todo dia que tiver de sair de casa, combinado? Agora, as máscaras reutilizáveis devem ser lavadas separadamente, de preferência.

Com esses cuidados, você vai deixar sua casa protegida do coronavírus. É mais que um lar limpinho: é sua família segura e todos juntos fazendo sua parte pra que a pandemia acabe logo. Se você pode, aliás, evite ao máximo sair à rua, porque essa é a maneira mais eficaz de manter a residência livre da Covid-19.

Além disso, você também pode compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais, pra todo mundo ficar sabendo dos cuidados essenciais pra manter a casa sem coronavírus!

Manter a casa protegida do coronavírus? Veja os cuidados!

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você