BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Conheça as atrações da cidade de Alpinópolis – MG

O sul de Minas Gerais é repleto de encantos. E é lá que se encontra Alpinópolis –– ou, para os mais chegados, Ventania. Com seus quase 20 mil habitantes, segundo dados do IBGE, a cidade foi abençoada pelas belas paisagens e localização privilegiada. 

Próxima da lagoa de Furnas, do Capitólio e outros cantos da belíssima Serra da Canastra, certamente é um ótimo lugar pra passar as férias. A capital do estado, Belo Horizonte, fica a 341 km. Então, se estiver passando por perto, vale a visita, já que há tantas maravilhas pra conhecer pelas bandas de Alpinópolis.

Quer um gostinho? Veja as atrações que a gente separou pra você e já se planeje pra esse passeio!

Monte das Oliveiras

Uma das atrações da cidade é o Monte das Oliveiras, que atrai católicos de diversos lugares do Brasil. Esse espaço reúne monumentos e representações pra formar o maior cenário bíblico a céu aberto que existe no Brasil.

É um grande convite pra deixar as preocupações de lado e se conectar com o seu interior, com a espiritualidade. Enquanto isso, pode fazer a visita guiada por representações da história da salvação do povo de Deus, do Egito e da Terra Santa.

São mais de 90 mil metros quadrados pra conhecer. As trilhas remetem a passagens bíblicas, e ainda são realizados retiros em algumas épocas do ano, como na Páscoa. Na Fortaleza Antônia, há espaço pra receber os visitantes que participam desses momentos de meditação e orações.

Acontece a encenação da Paixão de Cristo, que já foi realizada com mais de 100 atores em outros anos. A proposta é diferente: eles retratam passagens importantes da vida de Jesus, não apenas as “cenas finais” de sua trajetória pela Terra.

Pra chegar lá, procure a rua José Iglair Lopes, número 260. Você consegue acessar a entrada pelo bairro Vila Betânia. E o melhor? Não paga nada por isso!

Serra da Ventania

Quer conhecer um dos cartões postais de Alpinópolis? Então, a Serra da Ventania não pode faltar em seu roteiro. Ela é cheia de atrativos que não só contam a história da cidade, mas divertem a família toda, em meio à natureza.

Sabe por que o povo de Alpinópolis tem tanto apreço por esse local? É que foi ali, ao pé da Serra e às margens de um ribeirão, que os primeiros moradores se instalaram, lá no fim do século XVIII.

O Cerrado e a Mata Atlântica predominam naquela região. E é nesse cenário que os visitantes encontram o Ribeirão Conquista e outros personagens, como o Tanque, a Escultura e a Gruta. São 14 metros de queda d’água. Já pensou?

Na Gruta, há uma capelinha bastante frequentada no dia da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro. Nessa data, a população organiza missas e outros eventos por ali. Pra chegar até lá, basta seguir pela rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Efigênia.

alpinopolis

Serra da Antena

Rodeada por serras e morros, a região do sul de Minas atrai muitos motoqueiros. Se você gosta desse tipo de aventura, a Serra da Antena é uma excelente opção pra fazer trilhas. Mas vale contar com a ajuda de moradores de Ventania para aproveitar melhor o passeio.

E se você tem curiosidade pra saber o nome dessa atração, é simples: por lá ficam as antenas de rádio e TV da cidade. A entrada pode ser feita pela rua Antônio Lemos, onde começam as trilhas.

Após sair dali, você ainda consegue conhecer outras montanhas nas proximidades, como a Serra da Tormenta –– situada em Carmo do Rio Claro. A vista que você tem de Ventania dali vai completar as suas boas memórias da cidade.

Morro do Chapéu/Cruzeiro

É mais aventura que você quer? E ficar bem pertinho da natureza? Então, uma opção pode ser o Morro do Chapéu/Cruzeiro. Esse local reúne diversos visitantes que gostam de um bom camping. Acordar com o canto dos pássaros, respirar ar puro e todas essas maravilhas inclusas!

Só prepare o fôlego pra chegar lá: são 1.293 metros de altitude no morro. Então, o acesso é feito por veículos 4×4. Lá de cima, dá pra ver todo o lago de Furnas (o famoso Mar de Minas), além das cidades de Capitólio, Piumhi, São José da Barra e Guapé.

Charmes e comidas da cidade

Cansou nas aventuras da região? Então, é hora daquele cafezinho ou suco com pão de queijo pra recuperar as energias. E, cá entre nós, não faltam quitandas, padarias ou lanchonetes pra servir esse clássico mineiro. ☕️

Se quiser provar outro patrimônio de Minas, procure pelos queijos fabricados pelos moradores de Alpinópolis. No café da manhã, no fim da tarde ou em qualquer momento do dia, essa é mais uma experiência inesquecível de se viver.

Por falar em comida, se tem algo que o alpinopolense não abre mão é da boa gastronomia. Você pode se deliciar com churrascarias, o bom tropeiro mineiro ou mesmo variar na montagem do prato pelos restaurantes de self-service. São vários os locais pra fazer aquela refeição caseira, de vó, que te acolhe e abraça. Bão demais, sô!

Fazenda Quilombo

E não para por aí. Depois dessa parada obrigatória, você pode conhecer os casarões da cidade. Um deles é a Fazenda Quilombo, encontrada às margens da BR-265 km 538. Ninguém sabe ao certo quando a mansão foi construída, mas há documentos datados de 1912. Anos de história, né?

Esse casarão passou de geração em geração desde então. Imagine quantas recordações existem por ali! Em 2012, ele foi reformado, mas ainda não está aberto à visitação em seu interior. Quem sabe num futuro próximo!

Por fim, não dá pra esquecer o grande atrativo de qualquer cidade mineira –– assim como São Vicente de Minas, Baependi, São Tomé das Letras e tantas outras: o mineiro. Uma boa prosa com moradores antigos de Ventania vai render momentos inesquecíveis pra sua viagem. ‍ ‍

Sem dúvidas, Alpinópolis reserva boas surpresas pra quem a conhece. Então, se estiver passando pela região e desejar ver de perto essas atrações, chega mais! O povo de Ventania está esperando por você e sua família!

E se quiser conhecer mais das maravilhas do estado, que tal ficar de olho nas dicas de passeio pelas cidades do Sul de Minas?

Conheça as atrações da cidade de Alpinópolis – MG

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você