BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Veja como criar uma decoração aconchegante para inverno

Muitas pessoas sentem vontade de adaptar a casa na primeira queda de temperatura do ano. Essa mudança traz efeitos positivos ao bem-estar de todos os moradores, que passam a curtir os dias de frio com bastante conforto. Mas quais são os elementos essenciais em uma decoração para inverno?

Você deve imaginar que os tecidos estão no topo da lista, afinal, trazem uma agradável sensação de aconchego. Eles podem ser usados à vontade, principalmente por quem não quer mexer muito no orçamento pessoal. Mas, além deles, também tem outros artigos valiosos para aquecer os ambientes.

Se animou com a ideia de fazer o preparo do lar e quer saber tudo o que pode usar? Continue a leitura e confira os melhores truques!

Por que preparar a casa para o inverno?

Para encarar a estação mais gelada, nada como uma boa decoração para inverno. Afinal, o objetivo dela não é só deixar a casa bonita, mas, principalmente, aconchegante e confortável.

Isso porque, se a gente pensar bem, em algumas regiões, as casas no Brasil não são feitas para enfrentar o frio do inverno. Aliás, muitas são bastante arejadas e não são comuns construções de madeira. Por isso, quando chega a estação mais fria, é fácil que a casa fique gelada.

Mas é claro que você não precisa reformar o seu lar por causa de uma estação. É aí que entra a decoração de inverno, que pode ser feita dentro do seu orçamento e garantir que você e sua família fiquem quentinhos, enquanto a primavera não chega.

Como fazer uma decoração para inverno completa?

Para fazer a decoração para inverno, você pode usar alguns elementos-chave que todo mundo adora. A seguir, veja as nossas dicas!

Espalhe mantas pelos móveis

A gente percebe as diferenças de temperatura pelo tato. Assim, uma boa maneira de amenizar o incômodo com as superfícies frias é aumentar a quantidade de materiais que protegem a pele do ar gelado. Nesse caso, as mantas são ótimas porque podem ser usadas pra cobrir as pernas, a parte das costas ou o corpo inteiro.

Não tem coisa melhor que se enrolar em uma coberta macia pra ver um filme, concorda? Então, experimente distribuir algumas peças sobre os móveis para que as pessoas se acomodem com conforto. 

Você pode dobrá-las e colocá-las em vários assentos, ou então deixá-las abertas cobrindo o encosto do sofá ou da poltrona, por exemplo. Fica útil e elegante!

Capriche nos tapetes e nas cortinas

Ainda falando de tecidos, por que não aproveitar os vários tipos pra proteger os pés do piso? Por mais que você utilize pantufas ou chinelos dentro de casa, sempre é bom reforçar a camada que separa a pele dos revestimentos frios.

Não tem melhor jeito que colocar tapetes nas principais áreas de permanência, como o centro da sala de estar e as laterais das camas. A decoração para inverno também pede cortinas mais grossas, capazes de bloquear a passagem do vento quem vem de fora.

Elas ainda ajudam a manter o calor de dentro, pra que não escape pelas frestas das janelas. Por isso, capriche na quantidade de peças em todos os cômodos, desde uma grande cozinha até um pequeno home office.

Instale lâmpadas com luz amarelada

A percepção de aquecimento e aconchego aumenta quando você coloca luzes em tons amarelados. Elas remetem às chamas de velas, fogueiras e outras fontes de calor.

A dica, então, é que você substitua algumas lâmpadas por modelos de LED amarelo ou do tipo branco quente. Essa opção só deve ser evitada em locais que exigem mais atenção, como escritórios e lavanderias.

Nos demais cômodos, principalmente naqueles que pedem uma atmosfera acolhedora, você pode adicionar a iluminação amarelada sem medo. Inclusive, é possível controlar o nível de claridade com abajures e outras luminárias portáteis.

Coloque velas

Sabe aquele charme que as luzes de velas têm? Então, você pode trazer ele pra sua casa na decoração para inverno. É possível usar velas na sala, para criar um ponto de luz enquanto lê ou assiste a um filme.

Já no quarto e banheiro, as opções com aroma tornam o ambiente super relaxado, quase em um clima de spa. Por sua vez, a sala de jantar pode ter um castiçal romântico.

E os perigos com fogo? Bom, para usar velas é preciso mesmo cuidado e colocar cada uma quando você estiver por perto. Mas se você tiver receio, está tudo bem!

decoração para inverno edmil

É só usar velas artificiais, luzinhas de LED e até a luz de um aromatizador elétrico, que pode funcionar como um abajur e deixar o ambiente confortável do mesmo jeito.

Mude alguns pontos da decoração

Existem algumas peças de decoração que você pode trocar no inverno para completar o ambiente. Por exemplo, uma escultura de pedra ou metal pode ser substituída por um artesanato da sua última viagem.

Além disso, que tal usar seus livros preferidos para decorar a sala, o cantinho da poltrona e o quarto? Assim, você também pode aproveitar o inverno para ler mais.

Aproxime os itens da mobília

Uma tática pouco comum, mas que pode fazer grande diferença no convívio em família, é reordenar alguns móveis. Como o objetivo é planejar uma decoração para inverno, vale a pena testar novas configurações de espaço.

Que tal desencostar a mesa de jantar da parede e levá-la pra bem perto da cozinha, onde são preparadas as delícias da estação? Outro exemplo seria aproximar mais os sofás da mesa de centro e do painel da televisão, criando uma espécie de nicho de estar.

Essa disposição vai manter as pessoas reunidas em um cantinho intimista, gerando o efeito de proteção e acolhimento. Afinal, é bom lembrar que o calor corporal motiva todo mundo a permanecer juntinho.  

Use e abuse das almofadas

Na mesma pegada das mantas, as almofadas são aliadas de quem precisa aumentar o conforto. A vantagem é que são leves e podem ser movidas pra qualquer lugar da casa, conforme a necessidade.

Aliás, também estão disponíveis em vários tamanhos, cores e formatos, o que facilita a composição equilibrada com o estilo do ambiente. Afinal, elas promovem uma decoração simples e, ao mesmo tempo, aconchegante. 

Quando não estão enfeitando as camas e sofás, passam a ser usadas como assento para as crianças que gostam de brincar no chão. Os modelos do tipo futton, por exemplo, são mais planos e podem cobrir bancos, cadeiras e outras peças que têm superfícies rígidas.

Trabalhe com cores quentes

Já percebeu como as variações de vermelho, laranja e amarelo trazem muita energia e movimento? Elas fazem parte da paleta de cores quentes e estão associadas ao calor, à vibração e ao agito. Por conta dessas características, são ótimas apostas nos projetos de decoração para inverno. ❄

Por isso, a dica é que você trabalhe com essas tonalidades em diferentes partes da casa, pra obter um clima mais alegre e otimista. Se você colocar pontos de cor, vai ajudar a quebrar a monotonia dos dias cinzentos que aparecem nos períodos de frio. Então, vale a pena usar cada tom de diferentes formas como:

  • arte na parede;
  • quadros coloridos;
  • esculturas;
  • utensílios expostos;
  • objetos colecionáveis;
  • roupas de cama.

Aproveite a diversidade das plantas

Céu nublado e chuva ficam mais dramáticos no inverno, por isso, a busca por elementos que trazem vida ao lar aumenta. E um toque de verde passa a ser mais que bem-vindo.

Nesse caso, o uso das plantas acrescenta textura ao ambiente, inspira cuidado e dá um charme todo especial a qualquer estilo decorativo. Seguindo a proposta das cores, você pode ir além das folhagens e colocar espécies que produzem flores bonitas.

Imagine que incrível chegar em casa e contemplar conjuntos de pétalas vermelhas, rosadas, amarelas ou brancas? Aproveite que há uma infinidade de plantas pra escolher e renovar o clima interno.

Aposte nos materiais naturais e quentes 

Uma boa decoração para inverno também é marcada pela mistura de volumes e texturas, que criam cheios e vazios interessantes. E, nessa proposta, os recursos naturais se destacam. Estamos falando de itens como madeira, palha, bambu, cortiça e algodão.

Todos têm baixa condutividade térmica, o que significa que não ficam extremamente gelados. Na hora de escolher algum produto pra decorar, dê preferência aos objetos feitos com materiais naturais.

Quem tem habilidades manuais pode até apostar em criações no estilo faça você mesmo, pra produzir cestos, peças de macramê, caixas organizadoras, móbiles, e o que mais a imaginação permitir.

Use temáticas de inverno

Já ouviu falar no estilo de decoração nórdica ou escandinava? Com muitos tons claros, madeira, tecidos e simplicidade, ele é inspirado nas casas dos países do Norte, onde é muito frio. ☃️

Por isso, você pode se inspirar ou seguir completamente esse estilo, trazendo elementos típicos do inverno para a decoração. Vale usar:

  • quadros de folhas naturais;
  • padrões geométricos;
  • estampas de renas, ursos e raposas.

São tantas sugestões que é impossível não conseguir um excelente resultado. O segredo está em consultar diferentes fontes pra comparar ideias e filtrar aquelas que mais têm a ver com o seu perfil. Então, explore os blogs e as redes sociais com foco em imagens, antes de preparar a sua própria decoração para inverno.

Agora, já que o assunto é decoração, confira mais 7 ideias para aplicar em sua casa ainda este ano!

Veja como criar uma decoração aconchegante para inverno

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você